"20 dicas para seu cão curtir o verão com segurança e diversão"

índice
  1. 20 dicas para seu cão curtir o verão com segurança e diversão
    1. Como os cães devem tomar sol?
    2. Cães no calor: água a todo momento!
    3. Terra
    4. Pelos e pele
    5. Doenças típicas em cães no calor
    6. Carro
    7. Médico veterinário
    8. Atividades ao ar livre: segurança em primeiro lugar

20 dicas para seu cão curtir o verão com segurança e diversão

O verão é uma época muito esperada por muitas pessoas, afinal, é sinônimo de calor, diversão e férias. E para quem tem um pet em casa, é uma ótima oportunidade para aproveitar o tempo livre e curtir atividades ao ar livre com ele. Porém, é preciso ter alguns cuidados especiais para garantir que o seu cão aproveite o verão de forma segura e saudável. Pensando nisso, reunimos 20 dicas essenciais para você curtir o calor com o seu pet sem preocupações. Confira:

Como os cães devem tomar sol?

1. Evite passeios nos horários de sol forte, entre 10h e 16h, quando tanto o ambiente quanto o chão estão muito quentes. Isso pode causar queimaduras nas patas do seu cão, mesmo em passeios curtos.

2. Lembre-se de que o raio do sol que incide diretamente sobre o cão é tão prejudicial quanto o que reflete no chão e incide no animal. Por isso, é importante ter atenção também aos horários mais frescos.

3. Cães com focinho curto, como os pugs e os bulldogs, sofrem ainda mais com os dias quentes, pois a troca de ar para regular a temperatura é prejudicada pela sua anatomia. Por isso, evite passeios em horários muito quentes e opte pelos horários mais frescos.

4. Sempre garanta água fresca em abundância, tanto durante os passeios, quanto em casa. A hidratação é fundamental para evitar problemas de saúde em dias quentes.

Cães no calor: água a todo momento!

5. Se você for à praia com o seu cão, tenha cuidado com as primeiras vezes dele em contato com o mar. A novidade pode causar desconforto e assustar o animal com o barulho, a movimentação das ondas e a presença de muitas pessoas.

6. Não force o seu cão a nadar por longas distâncias, principalmente se ele não estiver acostumado. Lembre-se de que a atividade física deve ser prazerosa e não um suplício para o animal.

7. Na piscina, certifique-se de que seu cão consiga sair da água facilmente. Se necessário, coloque uma escada ou uma rampa para que ele possa sair sem problemas caso entre sem supervisão humana.

8. Após atividades aquáticas, como na praia ou na piscina, é importante secar o seu cão para evitar problemas de pele, como fungos e dermatites.

Terra

9. Se o seu cão tiver contato com areia ou terra, lembre-se de escovar o pelo dele diariamente. O acúmulo de areia da praia ou terra do campo pode ser irritante para a pele do animal e deve ser removido com frequência.

Pelos e pele

10. Atividades ao ar livre expõem o cão a diversos elementos, como vento, água do mar, piscina, areia, grama, entre outros. Por isso, é importante ter atenção especial para minimizar os efeitos do acúmulo de areia, sal do mar, cloro da piscina, terra, entre outros.

11. Realize banhos regulares e escovação diária para manter a higiene do seu cão em dia. Esses cuidados são ainda mais importantes durante o verão.

12. Cães com pelos longos merecem atenção redobrada, pois o risco de embaraçar é maior em comparação com cães de pelos curtos. Por isso, após atividades ao ar livre, verifique se há nós no pelo e remova-os com cuidado.

13. Não se esqueça de proteger áreas claras ou sem pigmentação do seu cão com bloqueador solar. O risco de câncer de pele é real, e a prevenção é a melhor forma de evitar problemas futuros.

Doenças típicas em cães no calor

14. Fique atento à prevenção contra pulgas e carrapatos, principalmente em áreas ao ar livre que recebem outros cães e outras espécies. O risco de infestação é maior nessas situações.

15. Observe casos de diarreia e vômitos em seu cão, pois eles podem ser causados por viroses ou ingestão de água do mar ou da piscina com cloro. Em caso de qualquer problema de saúde, procure um médico veterinário para o tratamento adequado.

Carro

16. Em qualquer estação, mas especialmente no verão, nunca deixe seu cão dentro do carro com os vidros fechados e sem ventilação. Mesmo que seja apenas por alguns minutos, a situação pode ser fatal para o animal.

17. Em viagens longas de carro, faça paradas periódicas para que o seu cão possa se esticar, se hidratar e fazer suas necessidades.

Médico veterinário

18. Antes de pegar a estrada com o seu cão, marque uma consulta com um médico veterinário. Em algumas regiões do país, é necessário que o animal esteja protegido contra determinadas doenças. Aproveite a consulta para atualizar a carteirinha de vacinação do seu cão e viajar com segurança.

Atividades ao ar livre: segurança em primeiro lugar

19. Atividades ao ar livre são importantes durante todo o ano, mas durante o verão, elas se tornam ainda mais atrativas. Não deixe que os cuidados com o seu cão se tornem um empecilho para a diversão. Com as medidas de segurança certas, vocês podem aproveitar juntos o melhor da estação.

20. Aproveite o verão com o seu cão e seja feliz! Com água fresca disponível, passeios nos horários mais frescos, proteção contra pulgas e carrapatos, atividades seguras na praia e na piscina, vocês podem curtir o calor com muita diversão e segurança.

Com essas dicas, você e seu cão podem aproveitar o verão juntos, sem preocupações. Lembre-se sempre de que a saúde e o bem-estar do seu pet são prioridades e que, com os cuidados certos, vocês podem aproveitar juntos essa época tão gostosa do ano. #verao #cachorro #cuidados #diversão #pet #YesPets #saude.

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up