5 mitos na nutrição de cães e gatos: desvendando as verdades sobre alimentação e saúde pet

5 mitos na nutrição de cães e gatos: desvendando as verdades sobre alimentação e saúde pet

Mitos na nutrição de cachorros e gatos
Por Lara Volpe -
8 de outubro de 2020

Quando falamos de nutrição de cachorros e gatos, ainda existem muitas dúvidas e informações controversas. Pensando no bem-estar e saúde dos pets, a Fórmula Natural fez esse texto especial explicando cinco dos mitos mais comuns que envolvem o tema.
A coprofagia é causada por carências nutricionais
A coprofagia ou ingestão de fezes (sejam elas do próprio pet ou de outro animal) é uma característica comportamental notada principalmente em cães. Alguns estudos já tentaram estabelecer uma correlação com as deficiências nutricionais, e também com outros fatores, como a superlotação de animais em um mesmo ambiente, falta de higiene, fome extrema, fornecimento de uma única refeição diária e falta de interação social.  Os resultados desses estudos comprovaram que a coprofagia está mais relacionada a fatores como ansiedade, castração (em machos) e à coabitação de um animal coprofágico. Dada a complexidade na determinação da causa e tratamento da coprofagia, é sempre importante procurar o médico veterinário de sua confiança para avaliação do caso e orientações. 
A alimentação é a principal causa da “mancha da lágrima”
Mito! A popularmente chamada “mancha da lágrima”, comumente vista em cães de pelagem clara, ocorre devido ao lacrimejamento excessivo, que pode ser causado por alterações na drenagem das lágrimas ou excesso de produção pelo próprio cão. A drenagem da lágrima pode estar prejudicada por obstruções ou alterações anatômicas do ducto naso-lacrimal, sendo uma ocorrência frequente em cães e gatos de focinho achatado (braquicefálicos). O que se sabe é que a lágrima contém em sua composição natural duas substâncias –  lactoferrina e porfirina – que, quando se acumulam no pelo, podem causar a mancha. Não existe comprovação científica de que algum nutriente ou ingrediente atue como causa ou tratamento deste problema estético. Por estes motivos, a melhor forma de prevenir a mancha é manter a região limpa e seca. Consulte o médico veterinário para mais informações de como realizar a limpeza diária.
Sódio na dieta faz mal à saúde de cães e gatos
O sódio é um mineral essencial à vida de seres humanos e animais. Suas funções no organismo incluem, principalmente, a manutenção da pressão arterial e transmissão de impulsos nervosos. No entanto, por se tratarem de diferentes espécies, cachorros e gatos saudáveis toleram quantidades maiores de sódio na dieta do que os seres humanos. Em nossos pets, o equilíbrio nas quantidades de sódio no organismo é regulado pelos rins e, por isso, um aumento na ingestão de sal é acompanhado naturalmente pelo aumento em sua excreção urinária, mantendo os níveis de sódio no sangue dentro do normal. É por este motivo que problemas comuns vistos em seres humanos e relacionados às quantidades de sódio ingerido não são vistos em cachorros e gatos saudáveis. Independentemente deste mecanismo fisiológico particular de cães e gatos, é importante ressaltar que os alimentos completos e balanceados, como os produtos da linha Fórmula Natural Fresh Meat, contêm teores adequados deste mineral, de modo a não promover excessos ou deficiências. 
Filhotes devem receber suplementos durante toda a fase de crescimento
Alimentos balanceados para cães filhotes contêm todos os nutrientes que eles precisam em quantidade adequada. Portanto se o filhote já recebe um alimento completo, a suplementação não apenas é desnecessária, como também é contraindicada, pois o excesso de alguns nutrientes pode causar distúrbios no crescimento, principalmente, em filhotes de raças grandes e gigantes. Essas doenças, por sua vez, se não corrigidas nutricionalmente a tempo, podem trazer consequências para toda a vida do animal. Por isso é muito importante fornecer um alimento balanceado e de boa qualidade durante essa fase tão importante do pet. Os alimentos da linha Fórmula Natural Fresh Meat Cães Filhotes, por exemplo, são formulados para fornecer todos os nutrientes em quantidades adequadas, não sendo necessário, portanto, o uso de suplementos durante o crescimento do pet.
Alimento úmido é apenas um petisco e pode fazer mal à saúde
Ao contrário do que muitos tutores pensam, os alimentos úmidos podem ser completos e balanceados, e não apenas petiscos. Além de um agrado que os pets adoram, os alimentos úmidos auxiliam na ingestão hídrica devido ao alto teor de água; Colaboram também para estimular o apetite de cachorros e gatos doentes ou com apetite exigente, além de auxiliarem na transição alimentar nos casos em que o pet precisa passar de um alimento caseiro para o seco. Se o alimento úmido escolhido for   completo e balanceado, poderá inclusive substituir totalmente o alimento seco, sem prejuízos nutricionais, desde que nas quantidades recomendadas.
Os alimentos úmidos ainda possuem como particularidade o método de conservação por autoclavagem, que esteriliza o produto através de condições especiais de temperatura, pressão e umidade, dispensando assim o uso de conservantes. Um exemplo de alimento úmido completo e balanceado que os pets adoram é a Fórmula Natural Fresh Meat Gourmet, com opções para cachorros e gatos e que podem ser encontrados aqui no pet shop online da Pet!
Cães e gatos só comem grama quando falta algum nutriente na dieta ou quando estão doentes
Diversos estudos sobre cachorros e gatos avaliaram a ingestão de plantas, em especial, a grama. Nesses estudos, houve a tentativa de correlacionar seu consumo a diversas causas, como o tipo de dieta que o animal recebe, idade, sexo, alterações gastrointestinais entre outros fatores. Os estudos concluíram que, assim como seus ancestrais, cachorros e gatos ingerem plantas apenas por questões comportamentais, não havendo evidências de correlação com deficiências nutricionais ou enfermidades. 

#adimax #alimentação #cachorro #cães #cão #fórmula #gato #natural #nutrição #ração

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up