"7 maneiras de deixar seu gato mais feliz e saudável"
Sete maneiras de deixar a vida do seu gato mais feliz
Por YesPets -
29 de junho de 2020
Via de regra, os gatos domiciliados não precisam de muita coisa para terem uma vida feliz. Se eles contarem com uma família amorosa, alimentação de boa qualidade, ambiente enriquecido e cuidados com a saúde, certamente os ronronados de prazer serão cada vez mais frequentes. Veja como deixar o seu gato mais feliz!
Claro que as peculiaridades contam bastante e que cada animal tem o seu próprio temperamento e preferências, que precisam ser descobertas para aumentar a sensação de plenitude do bichinho. Porém, é possível apostar em certas atitudes que são “favas contadas” para o bem-estar do peludinho.
Abaixo nós listamos sete maneiras de fazer da casa um lar perfeito para o felino. Confira!
Cada gato no seu galho
O jargão foi adaptado, mas a ideia é a mesma da famosa frase que diz que cada macaco deve ter um espaço para chamar de seu.
Independentemente da quantidade de gatos que você tenha em casa, tome cuidado para que cada animal tenha a possibilidade de ter o seu próprio espaço. Alguns especialistas sugerem que o felino precisa ter a condição de ficar afastado entre um a três metros de um parceiro, quando quiser se isolar um pouco.
Esse “afastamento” é necessário pois, diferentes dos cães que gostam de viver em bando, o gato aprecia sua autonomia e não abre mão de ter um local só dele para comer, dormir e fazer suas necessidades. E quanto mais afastados estiverem esses itens, maiores são as chances do seu peludinho ficar feliz.
Gato mais feliz: ofereça um porto seguro
Pegando carona na dica anterior, os felinos não são animais que gostam de ambientes agitados ou barulhentos, por isso, é importante que você providencie um “abrigo” no qual ele poderá se sentir mais seguro quando algo o estiver incomodando.
Pode ser uma toca, caixa de papelão ou uma caminha em um dos dormitórios ou prateleira, que possa servir de refúgio para o animal quando, por exemplo, o barulho da TV estiver muito alto, algum som de máquina for ameaçador ou um outro pet insistir em brincadeiras.
Não economize na caixa de areia
Que os gatos têm a fama (justa) de animais que prezam pela própria higiene você já sabe, então nada de comprar a primeira opção de caixa de areia que encontrar. Um bom e bem localizado banheiro deixa o bichinho muito mais satisfeito.
Caixas de areia grandes e abertas tendem a fazer sucesso entre os peludinhos, claro, desde que elas estejam limpas e com a quantidade certa de areia. Assim eles podem fazer a “escavação” preliminar e enterrar seus dejetos com tranquilidade. Lembre-se que o mais indicado é sempre ter uma caixa além do número de gatos e que o banheiro nunca pode ficar ao lado do potinho de ração, de água ou do seu local de descanso ok?
Bebeu água?
A saúde renal é um assunto que pais e mães de gatos aprendem desde cedo a prestar bastante atenção e procurar formas de como manter o bichano hidratado. Já que, se depender só dele, a ingestão de água passa batida.
A água corrente atrai a atenção dos felinos e, como não dá pra ficar indo toda a hora até a torneira para ver se o bichinho se interessa, as fontes são excelentes acessórios para incentivar o seu pet a tomar alguns goles de água.
Uma dica complementar é oferecer alimentação úmida – sachês ou em lata – , dessa maneira, o peludinho se hidrata ao mesmo tempo em que se alimenta, já que as rações úmidas são constituídas de até 80% de líquidos.
Gato mais feliz: diferentes brinquedos
Eles adoram exibir a grande agilidade que têm e serem desafiados para uma brincadeira de caça, então tenha em casa diferentes opções de brinquedos para satisfazer a alegria dos pequeninos.
Programe um horário do dia para brincar com o seu companheiro, lembrando sempre de oferecer uma recompensa (petisco ou carinho) pelo “trabalho” dele de caçador, senão, logo o pet perderá o interesse e buscará coisas novas para fazer. Use o catnip para tudo ficar mais divertido!
Mantenha suas origens
Aguçar seu lado mais primitivo é sempre uma boa pedida para deixar o animal extasiado. Os brinquedos ajudam a cumprir esse papel, ao convidarem o gato para uma caçada, mas não são a única opção para despertar o lado mais selvagem.
Ter em casa arranhadores, um jardim ideal para gatos e um comedouro-brinquedo deixa o ambiente mais enriquecido e colabora para uma vida mais saudável do bichinho, que com mais opções do que fazer ao longo do dia, tem tudo para ficar mais motivado.
Gato mais feliz: respeite o tempo dele
Lembra que lá no início do texto nós falamos que cada animal tem a sua peculiaridade? Então, procure conhecer muito bem o seu pet, prestando atenção em seu modo de agir e notando o que ele gosta ou não de fazer.
Momentos de descanso e de reclusão devem ser sempre respeitados para não deixar o peludinho estressado e incentivar comportamentos agressivos. Estabelecer uma rotina sem mudanças bruscas e seguindo as nossas dicas acima, seu filho de quatro patas tem tudo para crer que a casa onde ele mora é o melhor lugar do mundo e que lá também vive a felicidade.
#gato #pet #YesPets
Deixe um comentário
Receitas relacionadas