"Antipulgas: conheça os diferentes modelos e saiba como funcionam!"

Como funciona o antipulgas e quais são seus diferentes modelos?
Por YesPets -
30 de janeiro de 2020

Sempre presente na lista dos itens campeões em venda, o antipulgas ainda gera muitas dúvidas na cabeça dos pais de pets: Afinal, como funciona os antipulgas? Que opções existem? Qual é a melhor? Posso aplicar no meu filhote? Tem problema usar dois tipos diferentes de uma vez só? E por aí vai…

Como é alto o volume de questionamos recebidos na nossa Pet Experience (Central de Atendimento), conversamos com a Médica Veterinária Mônica Calligaris para esclarecer as principais dúvidas e deixar você bem informado. A doutora atua como um “anjo da guarda” no projeto Posso Ajudar? – consultoria on-line exclusiva para os Assinantes Pet. 
Antes de explicar sobre as diferentes soluções disponíveis no mercado, vamos saber mais sobre as pulgas.
Conhecendo o inimigo
A gente já contou sobre a importância de usar antipulgas no seu pet e que as tão famosas pulgas, além de uma coceira infernal, podem trazer problemas de saúde para o seu cão ou gato, como dermatite e até verminoses que podem atacar seu peludinho.
O que talvez você não saiba é que apenas uma pulga fêmea é capaz de colocar centenas de ovos em questão de dias e o ciclo de vida da pulga pode ser rápido – entre 12 e 14 dias – ou se prolongar por intermináveis 180 dias.
Nas condições normais de uma casa, um ciclo de vida completo demora de três a seis semanas. Por isso, atenção, pois tão importante quanto eliminar o parasita do seu filho de quatro patas é deixar as pulgas sem opção de moradia nos cômodos da casa e objetos preferidos do animal. O ciclo de vida da pulga é dividido da seguinte forma:
Ovo: caem do pelo dos animais de estimação e ficam espalhados pelo ambiente: cama, sofá, tapetes, cobertores etc.
Larva: após a eclosão, as larvas alimentam-se das fezes de pulgas adultas e outros detritos orgânicos antes de gerar um casulo e chegar à fase pupa.
Pupa: pode ficar no casulo durante bastante tempo à espera de condições adequadas para emergir (não é o fim da picada?).
Fase adulta: alimentam-se de sangue do seu animal pela picada e aí começam todos os problemas.
Agora que você sabe mais sobre o seu inimigo, vamos às opções de combate! 
Como funciona a Pipeta antipulgas
Talvez a opção mais popular, a pipeta tem boa eficácia e dependendo da marca pode combater tanto as pulgas presentes no animal como as do ambiente. Quando aplicada na pele do pet – sempre no dorso -, age da seguinte maneira: a solução é absorvida pela pele do bichinho e, dependendo da marca, vai parar na corrente sanguínea ou fica na camada de gordura da pele, daí das duas uma: ou a pulga morre já ao entrar em contato com a pele do bichano ou ela é “envenenada” quando pica o cão ou gato.
Esse tipo de antipulgas tem eficácia média de 30 dias, porém, é necessário seguir rigorosamente as instruções de uso para alcançar os resultados esperados. A utilização em filhotes vai depender de cada fabricante. 
Antipulgas e Carrapatos Frontline Plus para Cães de 1 a 10 Kg
Sua fórmula exclusiva ataca o problema de pulgas e carrapatos e, quando usado periodicamente, quebra o ciclo da pulgas, evitando a reinfestação ambiental.

– Fácil aplicação.
– Proteção até 30 dias também contra carrapatos.
– Auxilia no controle da infestação ambiental de pulgas.
– Mesmo utilizado após o banho, controla infestação de pulgas por até 45 dias.
 
 
Antipulgas e Carrapatos Zoetis Revolution 6% para Cães e Gatos até 2,5 kg – 15 mg
Inibe o desenvolvimento das larvas de pulgas do ambiente devido a sua ação residual. Trata e controla sarna de ouvidos e sarcóptica, vermes intestinais e piolhos sugadores e mordedores.

– Para filhotes a partir de 6 semanas de idade.
– Auxilia o controle de carrapatos.
– Auxilia a desinfestação do ambiente.
– Quebra o ciclo das pulgas na primeira aplicação.
– Pode ser usada em animais gestantes e lactantes.

Como funciona o antipulgas em spray
A opção está cada vez mais popular pela facilidade na hora da aplicação no cachorro ou gato e principalmente nos ambientes. O spray é eficaz para eliminar as pulgas que já estão na fase adulta e deve ser borrifado no corpo todo do animal, porém, cuidado com os olhos e focinho. Para tratar a infestação de pulgas no ambiente é necessário seguir à risca a recomendação do fabricante e fazer uso contínuo, lembre-se que apenas 10% das pulgas estão no pet, enquanto os 90% restante estão espalhadas no ambiente. Pode ser utilizada em filhotes.
Spray Bayer Antipulgas para Ambientes Fleegard – 300 ml
Excelente para o combate de pulgas no ambiente que seu pet frequenta: caminhas, colchonetes, sofás, áreas de uso comum etc. 

 
– Controla rapidamente as pulgas nos locais frequentados por cachorros e gatos.
– Utilize em todos os cômodos e principalmente nos seus locais de repouso.
– O tratamento integrado (animal+ambiente) acelera resultados.
– Elimina imediatamente pulgas adultas.
 
Antipulgas e Carrapatos Virbac Effipro Spray para Cães e Gatos
É indicado para o tratamento e prevenção de infestações por pulgas e carrapatos, como parte de uma estratégia de tratamento para dermatite alérgica à picada de ectoparasitas. A eficácia contra novas infestações por pulgas adultas é de até 4 semanas em cães e gatos, dependendo do desafio ambiental submetido. 

 
– Antiparasitário externo.
– Auxilia no tratamento de DAPE (Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas).
– Filhotes de cães e de gatos a partir de dois dias de vida podem ser tratados.
– Fácil aplicação.
 
Como funciona o antipulgas comprimido
Alguns acreditam que essa opção seja menos eficaz do que as outras, pois acham difícil que apenas um comprimido por mês dê conta de eliminar os parasitas. Se você é uma dessas pessoas deveria rever seus conceitos, pois há excelentes opções no mercado e que realmente dão fim a sua preocupação. O produto age inibindo a reprodução das pulgas e ajuda na eliminação delas, alguns comprimidos matam somente as pulgas adultas, já outros são eficazes também contra ovos, larvas e pupas. O próprio fabricante indica a partir de qual idade o comprimido pode ser dado para filhotes.
Antipulgas Elanco Comfortis 270 mg para Cães de 4,5 a 9 Kg e Gatos de 2,8 a 5,4 Kg
É o primeiro comprimido mastigável sabor carne, com aprovação do FDA (Food and Drug Administration), um rigoroso órgão regulador dos Estados Unidos. Elimina pulgas e atua na prevenção da infestação por um mês. Comfortis inicia sua ação em 30 minutos, matando rapidamente as pulgas, proporcionando alívio para o peludinho.

– Um tablete mastigável e 30 dias sem pulgas.
– Elimina pulgas antes que produzam ovos.
– 100% de eficácia em quatro horas.
– Alívio imediato, eliminando o sofrimento e incômodo que as pulgas causam.
– Extremamente rápido, 30 minutos após a administração, as pulgas começam a morrer.
 
Antipulgas e Carrapatos MSD Bravecto para Cães de 2 a 4,5 Kg
Comprimido mastigável indicado para o tratamento de infestações por carrapatos e pulgas, proporcionando 12 semanas de proteção. O medicamento também previne contra a temida doença do carrapato, mesmo se o seu pet for picado pelo parasita após a prevenção com Bravecto. 

– Com ação rápida, promove o extermínio total dos parasitas em 24h.
– Eficaz por 12 semanas, quase três vezes mais do que soluções e aplicação mensal.
– Banhos podem ser frequentes pois não saí com água.
– Não há necessidade de separar o seu pet de outros animais após oferecer o comprimido.
– Seguro para cachorros a partir de oito semanas de idade e dois quilos de peso.
– Controla infestações de pulgas no ambiente.

Como funciona a coleira antipulgas
Opção prática, com boa duração e resistente à água, essas são principais vantagens vistas por quem escolhe a coleira antipulga. O princípio ativo, que mantém os pequenos inimigos longe do seu filho de quatro patas, está presente na borracha da coleira, é um verdadeiro veneno para as pulgas e vai sendo liberado gradativamente. Algumas marcas combatem também carrapatos e o mosquito vetor da Leishmaniose. O peso do animal deve ser sempre levado em conta para escolha da coleira. A utilização em filhotes dependerá de cada fabricante e se você tem mais de um pet em casa, é preciso tomar cuidado, pois algumas opções podem ser tóxicas se entrar em contato com a boca do animal (algo comum na interação de cães, que mordem o pescoço uns dos outros durante as brincadeiras).
Coleira Antipulgas e Carrapatos Bayer Seresto para Cães e Gatos até 8 Kg
É um produto muito eficaz contra pulgas e carrapatos, com a garantia de durabilidade de oito meses, fazendo efeito total em até 48h, resistente a água e sem cheiro.

– Elimina pulgas e carrapatos.
– Reduz o risco de doenças transmitidas por vetores, inclusive da Leishmaniose.
– Baixas doses liberadas continuamente.
– Coleira ajustável com trava de segurança, sem cheiro e resistente à água.
– Pode ser usada em filhotes de cães a partir de sete semanas.
Coleira Antipulgas Ouro Fino Leevre – Roxo
Deixa o pet livre do incômodo provocado pela picada e também diminui o risco de contágio de algumas doenças que podem ser transmitidas por estes vetores, como verminoses, no casos das pulgas, e infecções por bactérias ou protozoários no caso dos carrapatos e dos mosquitos.

– Age contra pulgas e carrapatos.
– Protege seu pet do mosquito transmissor da Leishmaniose.
– Não agride o pelo ou a saúde do seu pet.
– Possui ação carrapaticida média de 97% por até seis meses e ação contra pulgas média de 90% por até nove meses.
 
Posso usar duas opções de antipulgas simultaneamente?
A gente sabe que dá um certo desespero quando nota pulgas no bichinho, ainda mais quando percebe que se trata de uma infestação. O melhor a se fazer é apostar e uma única opção de antipulgas e não sair atirando para tudo que é lado. Utilizar mais de um antipulgas no seu pet, como a pipeta em conjunto com a coleira, por exemplo, poderá causar uma intoxicação no animal e tornar o problema ainda maior. Como você viu nos exemplos acima, alguns produtos começam a agir rapidamente e em poucas horas as pulgas já terão partido dessa pra pior.
Meu pet pode ter alergia ao antipulgas?
Não é tão comum, mas pode acontecer, sim. Por isso, pedir ajuda de um médico veterinário na hora de escolher o antipulga é super importante para acertar na decisão. Os bichinhos com quadros alérgicos ou de intolerância ao antipulga costumam apresentar irritação cutânea, vômitos, sialorreia (baba em excesso) e, em casos raros, podem sofrer alterações neurológicas, como incoordenação.
Depois dessa explicação ficou mais fácil entender as opções e como funciona o antipulgas, não é mesmo? Conta pra gente nos comentários qual opção que você utiliza!
 

#antipulgas #cachorro #gato

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up