"Como acostumar gatos com filhotes: Dicas para uma convivência harmoniosa e sem brigas!"
Como acostumar um gato com outro filhote?
Por Jade Petronilho -
21 de dezembro de 2018
Como acostumar um gato com outro filhote… quem tem um felino em casa sabe o quanto pode ser desafiador trazer mais um filhote para a família. Os felinos domésticos, por natureza, não precisam viver em bando e podem ter até mesmo certa dificuldade quando são “forçados” à vida coletiva.
Apesar disso, é bastante comum que pais de gatos tenham mais de um pet em casa e para que isso seja harmonioso, é preciso ficar atento aos sinais que cada um deles emite e também criar alternativas para que todos desfrutem de bem-estar.
Mas, afinal, o que fazer para que os felinos convivam em harmonia? Como acostumar um gato com um filhote? Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber para resolver o problema.
Por que um gato pode rejeitar um novo filhote no ambiente?
“O meu gato não aceita outro filhote de gato, o que fazer?” Essa é uma queixa muito comum de tutores que acabaram de adotar mais um pet. Quando levamos um filhote para casa, é normal que os mais velhos se sintam deixados de lado, queiram “mostrar quem é que manda” e até façam alguns tipos de “correções” hostilizando e até batendo no menor.
Com certas atitudes, temos uma tendência a proteger o novo morador, muitas vezes sendo injustos com nossos “filhos” mais velhos.
Leia também: 5 sinais de amizade entre gatos
Como acostumar um gato com outro filhote? 6 dicas
Acabou de adotar um novo felino e a sua casa não vive muitos dias de paz? A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar a acostumar gato com filhote.
1- Prepare a casa para o novo felino
A primeira dica de como acostumar um gato com outro filhote é preparar o ambiente para a chegada do novo membro da família. A ideia é separar um espaço para o novo gato, que será um quarto, um escritório, ou até um banheiro.
Isso porque eles devem estar completamente separados neste momento. Ou seja, você deve chegar em casa e colocar o novo pet diretamente no ambiente preparado para ele, sem promover nenhuma interação entre eles.
2- Multiplique todos os recursos
Os gatos não gostam de compartilhar os mesmos recursos, principalmente quando ainda nem se conhecem. Portanto, mesmo que já exista todos esses produtos em casa, é preciso preparar um bom enxoval para gatos.
Veja uma lista de produtos que não podem faltar:
Caixa de areia
Comedouro
Bebedouro
Brinquedos
Locais para subir/ descansar (prateleiras, por exemplo)
Arranhadores
Locais para se esconder
Informação importante: todos esses produtos devem estar à disposição do novo felino no ambiente preparado para ele (longe do outro gato).
3- Misturando os cheiros
Mesmo em ambientes diferentes, os felinos sabem da existência um do outro por meio do olfato. O cheiro é a principal forma de comunicação entre eles, principalmente devido à liberação de feromônios.
Por essa razão, misturar os cheiros entre eles é uma boa estratégia para iniciar a apresentação deles. Quando os felinos estiverem mais tranquilos, você pode pode trocar as cobertas, panos, brinquedos, potes de água e ração, arranhadores e até as caixas de areias deles.
4- Troque os ambientes
A princípio, é importante destacar que os gatos, além de territorialistas, são muito sensíveis a mudanças de rotina. Por isso, você deve ter paciência para lidar com a chegada do novo felino.
A apresentação é um processo demorado, mas de extrema importância para evitar problemas logo no início. Para que o novo felino conheça toda a casa, você pode deixar o gato antigo no ambiente onde o filhote estava, enquanto o novato explora e conhece o restante do território.
Mas, lembre-se: não force o filhote a nada. Pode acontecer do gatinho não ter curiosidade de conhecer o novo ambiente num primeiro momento. Isso é normal e deve ser respeitado. É ele quem vai decidir.
5- Apresentando os gatos
Chegou o grande momento! Mas, calma, você não deve colocar os dois gatos no mesmo ambiente logo de primeira. Esse é um momento muito importante e você deve ter muito cuidado e atenção para evitar comportamentos agressivos.
O ideal é que eles primeiro tenham um contato visual antes de tudo. Caso tenha um ambiente separado por um vidro em casa, uma varanda, por exemplo, você pode colocar um felino de cada lado e deixá-los ali por um tempo.
O segredo para uma boa introdução é saber respeitar o momento certo de cada um. Só eles sabem esse momento. E você deve estar ligado aos sinais corporais e comportamentais para saber quando mudar de fase e evoluir.
6- Finalmente!
Agora sim, chegou o momento de apresentar os dois felinos! Você pode colocá-los em um mesmo cômodo da casa, desde que sejam supervisionados. Incentivá-los a brincar e interagir é uma boa ideia, desde que não seja algo forçado. Fazer com que se alimentem próximo e recebam carinhos simultaneamente também é uma ótima forma de aproximá-los aos poucos.
Se perceber algum sinal de incômodo ou desconforto, separe-os imediatamente! Não dê tempo para que eles briguem de verdade, caso contrário, você pode perder todo o esforço e o processo que conseguiu até agora.
7- Não mude o tratamento com o “dono” da casa
A nossa última dica de como acostumar um gato com outro filhote é evitar mudar o seu modo de ser com o gato que já estava na casa e sempre o recompensar quando for bonzinho com o novo irmão.
Carinhos, palavras em tom amigável e até mesmo petiscos podem ser excelentes aliados neste momento, pois isso fará com que ele associe a presença do novo animal a coisas boas, que lhe agradam.
E aí, o que achou das nossas dicas sobre como acostumar um gato com outro filhote? Continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a conteúdos incríveis sobre comportamento felino!
#filhote #gato #pet #YesPets
Deixe um comentário
Receitas relacionadas