"Conheça 15 raças de cachorro peludo e escolha o seu favorito!"

Raça de cachorro peludo: conheça 15!
Por Jade Petronilho -
14 de julho de 2018

Você é do tipo que não pode ver um cachorro cheio de pelos na rua que fica com vontade de sair correndo atrás? As raças de cachorro peludo são um verdadeiro sucesso entre os YesPetsrs. E o melhor disso é que podem agradar os mais variados gostos, já que temos desde os menores até os gigantes.
A gente sabe que ter uma raça de cachorro peludo certamente demanda um trabalhão da nossa parte. Afinal de contas, a pelagem precisa de cuidados recorrentes para que não forme nós e, claro, fique bem limpinha.
Se você é apaixonado(a) por cachorro de raça peludo, temos uma boa notícia: listamos 15 raças diferentes para que você conheça um pouco mais sobre cada uma e defina a sua favorita – e quem sabe adote uma, hein?!
Spitz Alemão, uma das raças de cachorro peludo mais populares

Considerado uma das raças de cachorro pequeno e peludo, o Spitz Alemão (ou Lulu da Pomerânia) possui pelo e subpelo bastante densos, grossos e lisos.
Muitos tutores da raça optam por tosar seus filhos de quatro patas como o cachorro Boo, o spitz mais famoso das redes sociais, que parece um urso de pelúcia.
A raça não precisa ser tosada obrigatoriamente. Mas, quando optar por isso, é preciso ter cuidado e nunca utilizar máquina em seu corpo. O ideal é que o corte do pelo seja sempre feito com tesoura para evitar que aconteçam problemas dermatológicos.
A pelagem do Lulu é longa e pode ser de diversas cores, como preto, marrom, branco, laranja, dourado, cinza lobo, entre outras.

Lhasa Apso

Originário do Tibet, o Lhasa Apso é uma raça de cachorro peludo criado para resistir às baixas temperaturas. No Brasil, é comum que seus tutores escolham tosar o pet para que ele se adapte melhor ao nosso clima.
A tosa bebê do Lhasa Apso é uma das mais populares. Por isso, às vezes fica difícil reconhecermos o quanto seu pelo pode ser longo, liso e sedoso. Neste tipo de corte, os cachorros da raça ficam com a pelagem típica de quando eram filhotes. A tosa é feita com tesoura e deixa seus fios bem retos.
Apesar de os mais comuns serem brancos e dourados, a raça também pode ser vista nas cores areia, mel, cinza escuro e preto. Ela precisa de escovação diária para que os pelos não embaracem e também exigem cuidado na região dos olhos, já que os pelos podem atrapalhar a visão quando não aparados corretamente.

Leia também: Cachorros pequenos para apartamento: conheça 9 raças!
Pequinês
Muito popular nos anos 70 e 80 no Brasil, o Pequinês vem ganhando popularidade novamente. Este típico cão de companhia é bastante peludo e, na China, seu país de origem, acredite: acompanhava suas tutoras dentro dos casacos de seus casacos de pele por onde quer que fossem!
Tosar essa raça de cachorro pequeno peludo não é uma prática comum. O recomendado é apenas fazer uma tosa higiênica no pequinês ou aparar seus pelos com tesoura.
Existem duras cores mais habituais em cães pequineses, o dourado e o cinza, mas são aceitas ainda outras variações como os bicolores (preto e branco, branco e fulvo e preto e cinza) e os sólidos, como o fulvo, o preto e o azul.

Pastor de Shetland

Parecido com um Collie em miniatura, o Pastor de Shetland possui um pelo e subpelo muito densos que fazem com que ele seja diferente da raça com a qual se assemelha.
Dependendo da linhagem, o pet pode ter uma subpelagem densa e curta e um pelo longo e mais áspero, não sendo tão macio quanto possa aparentar.
Apesar de ser um cachorro peludo, ele não tende a desenvolver muitos nós, mas a escovação semanal é indicada no inverno. No verão, ele pode perder bastante pelo, por isso, é ideal que seja escovado dia sim, dia não.

Spitz Japonês
Lembrando um Samoieda menor, o Spitz Japonês é maior do que o Lulu, mas sua pelagem é bastante similar, apesar desta raça ser exclusivamente de cor branca.
Com pelo denso e volumoso, essa variação dos Spitz precisa ser escovada pelo menos duas vezes na semana e sua tosa geral não é habitual. Sua “juba” chama a atenção por ser bem longa e se estender por todo o peito.

Chow Chow
O Chow Chow, conhecido como o “urso” de língua azul, chama a atenção por onde passa especialmente por sua pelagem nada convencional. Muito peludo, esse cachorro peludo é capaz de viver em baixas temperaturas e, por isso, não é uma raça muito acostumada com o nosso clima.
Embora não seja recomendado tosar a raça com máquina, alguns tutores optam por cortar os pelos de seu pet, especialmente no verão, quando tendem a sentir mais calor e até passar mal caso façam atividades ao ar livre nesta época.
Tosas higiênicas são bem-vindas e aparar os pelos com tesoura, em alguns casos, pode ser uma boa alternativa.

Você também pode gostar: Cachorro mais bravo do Mundo: conheça 5 raças!
Bichon Frisé
Ele até pode ser parecido com o Poodle, mas, como já explicamos, eles são bastante diferentes quando analisados friamente.
Com uma pelagem totalmente branca, fina e sedosa, o Bichon Frisé parece uma bolinha de algodão. Sua pelagem é bem solta e encaracolada. É comum que alguns passem por uma técnica de tosa exclusiva, que os deixa com um aspecto bem fofinho, com a cabeça bem arredondada e olhos bem evidentes.

Husky Siberiano é uma raça de cachorro grande e peludo bem popular
Preparado para viver na neve e realizar atividades físicas sob temperaturas extremamente baixas, o Husky Siberiano tem um pelo grosso e abundante, porém não é comprido.
Em clima quente, essa raça de cachorro grande e peludo tende a perder bastante pelo. Por isso, é preciso escová-lo com frequência. As cores são as mais diversas e variam do branco puro até combinações de branco com cinza (mais comum), preto, vermelho e marrom.

São Bernardo, uma raça de cachorro gigante e peluda
Muita gente não sabe, mas os cães da raça São Bernardo possuem duas variações de pelagem: a de pelo crespo e a de pelo liso. Ambas contam com pelos densos e pesados, que encobrem o corpo do animal para protegê-lo do frio e da neve.
Esse grandalhão só pode ser encontrado nas cores fulvo/ vermelho e branco. Outras tonalidades não são aceitas e muitos acabam confundindo outros cachorros peludos e gigantes como o São Bernardo.

Terra Nova
Considerado um dos cachorros mais peludos de todo o mundo, o Terra Nova possui um pelo liso, comprido e denso que lhe deixa muito parecido com um urso de pelúcia. Essa raça de cachorro peludo é descendente de outro peludão, o Grande-Cão-Urso-Preto, um gigante caçador e protetor de rebanhos que não tem criadores no Brasil.
Esses cães soltam bastante pelo sazonalmente (entre primavera e outono). Por isso, eles precisam de uma boa escovação para retirada de pelos mortos – prepare-se para um bom exercício braçal!

Bernese
Essa raça de cachorro grande e peludo é conhecida no Brasil por três nomes: Boiadeiro de Berna, Boiadeiro Bernês ou simplesmente “Bernese”, para os mais íntimos.
A pelagem do Bernese é macia e espessa, bastante densa e seus pelos costumam cair com mais frequência. Os cachorros dessa raça são tricolores: preto nas costas, marrom nas patas e podem ter a barriga branca, além de uma máscara branca bem característica.

Old English Sheepdog
Claro que o Old English Sheepdog estaria na nossa lista de raças de cachorro peludo, né? Também conhecido como Bobtail, ele é um cão criado para o pastoreio de ovelhas, mas por seu jeito obediente, brincalhão e atencioso, ele deixou seu ofício original de lado para se tornar um ótimo cachorro de companhia.
Com pelos bastante compridos e grossos, o Sheepdog chama a atenção por qualquer lugar em que passa. Sua pelagem possui tons azuis ou cinzas sobre uma marcação branca.

Afghan Hound
O Afghan Hound vai na contramão das outras raças de cachorro de corrida. Graças à sua pelagem lisa e sedosa, esse cão largou as competições de velocidade para brilharem em concursos e exposições de groomers e esteticistas caninos.
A pelagem longa e volumosa da raça que cobre quase o corpo inteiro necessita de atenção diária e laboriosa para manter a beleza e sedosidade.

Komondor
O Komondor é um cão considerado por muitos o dono do visual mais exótico do mundo canino. Por conta da sua vasta “cabeleira”, ele é sempre motivo de olhares e de muita curiosidade das pessoas.
A raça costuma não ser escovada nem penteada. As tiras se formam porque a subpelagem macia não cai, e sim se apega ao pelo externo, mais duro e longo.

Poodle
E para fechar a nossa lista de raças de cachorro peludo, o Poodle é muito comum no Brasil e possui várias cores e tamanhos, embora todas as suas variações sejam peludas por natureza.
A pelagem do Poodle é bem característica. Seus pelos são cacheados e macios, bem fartos e espessos. As cores são as mais variadas, podendo ser branco, preto, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado.

E aí, qual é a sua raça de cachorro peludo favorita? Não esqueça de deixar aqui nos comentários! E para mais dicas e informações sobre raças caninas e felinas, não deixe de visitar o blog da Pet, o maior pet shop online do Brasil!

#cachorro

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up