"Descubra tudo sobre a gestação de gato: sinais, duração e cuidados"

Como é a gestação de gato: fases e cuidados
A gestação de gato dura entre 63 a 67 dias e, durante e após esse período, é preciso ficar atento com as mudanças do pet e estar preparado para fornecer tudo que a gatinha necessita para que ela e os filhotes se mantenham saudáveis.

Por YesPets -
15 de dezembro de 2023

Se você está com uma gata prenha em casa ou se prepara para uma possível prenhez, é hora de saber tudo sobre a gestação de gato. Precisamos entender o que o felino precisa, quais sintomas apresentará e o que fazer no dia do parto. Veja tudo sobre isso aqui!

Sinais de gata prenha
Entre a segunda e a terceira semana de gestação, a gatinha prenha começa a dar sinais que está esperando por filhotes. Entre os sinais de gata prenha você pode notar: 

Sonolência;
Aumento do apetite;
Ganho de peso;
Aumento do volume na barriga;
Aumento do volume das mamas e vermelhidão;
Maior demonstração de carinho com tutores e carência;
Construção de ninhos em locais que a gatinha achará seguro para seus filhotes, levando seus objetos favoritos, como mantas e brinquedos;
Em alguns casos, também é possível notar a gata tendo episódios de vômitos e enjoo. 

Como saber se a gata está prenha
Para ter uma resposta exata, faça uma consulta com um médico-veterinário. Existem exames capazes de descobrir se a gatinha está prenhe, como a ultrassonografia, que pode ser feito após três semanas de prenhez, em média.
Também há o exame radiográfico, indicado para ser realizado após 35 a 45 dias de prenhez. Porém, ele pode ser mais útil para descobrir o número de filhotes da ninhada. 
Uma outra alternativa, é o teste rápido de relaxina (hormônio produzido pela placenta e que pode ser detectado por meio de amostra de sangue ou urina). O teste é útil para levantar suspeitas mais rapidamente.  

Quanto tempo dura a gestação de um gato?
Em média, o tempo de gestação do gato é de 63 a 67 dias, ou seja, pouco mais de dois meses de gestação. Caso o parto não ocorra dentro desse período, procure um médico-veterinário, pois em alguns casos, pode ser necessário fazer uma cesariana. 
Fases da gestão de gato
Primeiro mês
No primeiro mês de gestação já se pode notar alguns sinais de que a gata está prenhe. Os filhotes estão se desenvolvendo, tendo um tamanho de cerca de cinco centímetros. 
Entre o primeiro mês e a fase final
Chegando perto do final da gestação, os sinais de prenhez ficam mais evidentes. A gatinha ganhou peso, está com as mamas inchadas e rosadas. 
A gata ficará bem cansada, isso porque os filhotes estão se desenvolvendo rapidamente nesse estágio. Ela também poderá sentir dores devido aos hormônios da prenhez. Nas últimas semanas já é possível notar a movimentação dos filhotes em sua barriga. 
Última semana de gestação
Na reta final da gestação, os instintos maternos da gata estarão bem aflorados, como o instinto de segurança, que poderá fazê-la se isolar. 
A bichana poderá construir seu ninho com os seus itens prediletos, deixando o canto confortável para o parto. 
Entre os 63 e os 67 dias o parto poderá acontecer, mas caso não ocorra, leve seu pet para um médico-veterinário avaliar o caso. 

Cuidados com uma gata prenha
Acompanhamento médico-veterinário
Durante a gestação da gata, assim como durante a gestação humana, é necessário que o felino tenha um acompanhamento profissional. Por isso, não deixe de realizar uma consulta assim que descobrir ou suspeitar que a gata está prenha, assim o médico-veterinário pode examinar o estado de saúde e ver como está a gestação da gatinha.
As consultas com um médico-veterinário precisam acontecer antes, durante e após a prenhez. O profissional poderá determinar a frequência das visitas de acordo com cada caso, assim como determinar os exames mais apropriados para cada fase.
Alimentação
A alimentação da futura mamãe deve ser de ótima qualidade para que a gata tenha à disposição os nutrientes necessários para seu organismo e para que os filhotes se desenvolvam com saúde.
Apesar do bichano precisar ganhar massa corporal, isso precisa ser feito com cuidado, para que a gata não acabe obesa, o que pode dificultar no parto dos filhotes. Alimente sua felina com cuidado e sem excessos. Um acompanhamento do médico-veterinário irá te guiar corretamente sobre a dieta da sua gatinha. 
Prepare o ambiente
Separar um local na casa será de muita ajuda para sua gatinha, principalmente para a hora do parto. Escolha uma caixa e forre-a com cobertores, ou separe a própria caminha dela, deixando tudo bem confortável. 
Apesar de fazer isso, ainda é possível que seu pet escolha outro local para parir, então devemos deixar a escolha dela, só devemos mudar caso o lugar seja realmente desapropriado e perigoso para o parto. 
Perto do local em que a gatinha irá parir, deixe o comedouro e bebedouro para facilitar seu acesso. Lembre-se que a caixa de areia não pode estar perto, pois os gatos não gostam de se alimentar ou descansar encostados no item em que fazem suas necessidades. 
Por serem bichos muito higiênicos e terem um poderoso olfato, podem até evitar de usar o bebedouro, comedouro e a caminha caso a caixa de areia esteja perto demais.  
Ainda falando sobre o ambiente, o espaço em que a gata irá ganhar seus filhotes precisa estar calmo e tranquilo, por isso, evite estresse! Para isso, diminua os barulhos da casa, evite som alto, gritos e demais sons estressantes. Também evite pegar o gato no colo toda hora e fazer carinho em excesso. 
Saúde em dia
Pulgas, vermes e doenças infecciosas podem colocar em risco a mãe e os filhotes. Aproveite os check-ups no médico-veterinário e pergunte sobre qual protocolo seguir para deixar a pet livre de parasitas e longe de enfermidades. 
Lembre-se que nem todo medicamento pode ser usado em gatas prenhes e lactantes, por isso nunca devemos medicar os pets sem a indicação de um médico veterinário.

Como fazer parto de gato
Depois do tempo de gestação do gato, chega a hora do parto! Para saber quando a gata vai parir, se atente aos sinais, como: 

Agitação;
Lamber a vulva, glândulas mamárias e abdômen;
Procurar um lugar para criar seu “ninho”;
Nervosismo;
Falta de apetite;
Contrações;
Produção de leite alguns dias antes;
Temperatura corporal baixa;
Respiração alta;
Miar, chorar e ronronar alto.

Os gatos conseguem realizar o parto sozinhos tranquilamente, não havendo necessidade de interferências humanas ou de levar o felino para uma clínica, já que isso pode estressá-lo. 
Mas preste atenção e mantenha-se atento durante todo o trabalho de parto. Caso o intervalo entre o nascimento de um filhote e outro seja de mais de quatro horas, é necessário levar a gata para o médico-veterinário, pois pode ser que esteja acontecendo um parto distócico, que é quando os filhotes não conseguem passar pelo canal de parto adequadamente.
Em casos de dificuldades no parto, por conta, por exemplo, de parto distócico, é necessário realizar uma cesariana e esse procedimento só pode ser feito em clínicas ou hospitais veterinários. 
Quanto tempo demora o parto de um gato?
Para saber qual a duração do parto de um gato, devemos entender que tudo pode depender do tamanho da ninhada. Um gato pode ter em uma ninhada de, em média, quatro a seis filhotes. 
Na hora de parir, o intervalo entre um filhotinho e outro pode ser de 30 minutos a uma hora, ou seja, dependendo do tamanho da ninhada, o parto pode levar até 12 horas. Por isso a importância de se ter acompanhamento veterinário e saber a quantidade de filhotes.

Acompanhe de perto a gestação da gata
É muito importante que o tutor acompanhe de perto a gestação da gata. Por isso, consultas e exames no médico-veterinário são super importantes e fazem toda diferença no cuidado da saúde do seu felino.
Pensando nisso, uma ótima alternativa para garantir todos os cuidados da sua gata prenhe e ainda economizar muito é tendo um plano de saúde para gatos. Assim, você garante acesso a procedimentos, exames e consultas em horário normal e de plantão para o seu pet.
Fique tranquilo sabendo que seu gato terá atendimentos de qualidade e um acompanhamento profissional para uma gestação tranquila e segura. Contrate hoje mesmo e proteja seu pet!

#gata #gestação #saude

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up