Gatinha prenha: com quantos meses ela pode ter filhotes? Saiba tudo sobre a gestação felina e como prevenir!
Com quantos meses uma gatinha pode ter filhotes?
Por YesPets -
24 de setembro de 2021
Ter uma gatinha ou um gatinho é muito especial, mas para isso, devemos ter algumas responsabilidades, como planejar a castração do felino. Em alguns casos, podemos adotar uma gatinha de rua prenha ou, por alguma razão, especular que nossa gata filhote esteja esperando filhotinhos também, e então vem a pergunta: com quantos meses uma gatinha pode ter filhotes?
Com quantos meses uma gatinha pode ter filhotes?
Segundo o médico veterinário de Pet Experience (PX) da Pet, João Andrade, as gatas entram em seu primeiro cio, normalmente, entre o quinto e o nono mês de vida, e somando aos 63 a 67 dias de gestação, uma gatinha pode ter filhotes no seu sétimo mês de vida, aproximadamente.
Com quantos meses é o primeiro cio da gata?
Como vimos, normalmente o primeiro cio é entre o quinto e o nono mês de vida, porém, podem ocorrer raros casos em que o cio vem antes, assim como também existem raras gatinhas que entram no cio tardiamente, após o nono mês de vida.
Gata pode ficar prenhe antes dos cinco meses de vida?
Uma gata não pode ficar prenha antes dos cinco meses de vida, porém existem as exceções em que a prenhez precoce pode acontecer, de acordo com o médico veterinário.
João explica que em ocorrências assim, é importante que o tutor leve a gatinha para um médico veterinário rapidamente, para que se analise a viabilidade da gestação, já que gatos dessa idade não estão com corpo e órgãos plenamente desenvolvidos, além de não terem maturidade sexual para ter realizado a cópula e nem maturidade de gestar seus filhotes.
Problemas da gestação precoce em gatas:
Entre os principais problemas que uma gatinha prenhe precocemente pode ter, estão:
Alterações volêmicas (na quantidade de sangue circulando pelo corpo);
Alterações do sistema reprodutivo, como as conhecidas piometras (espécie de infecção uterina);
Alterações em órgãos adjacentes pela compressão e disputa de espaço;
Alterações nos membros e articulações;
Morte fetal;
Quadros de infecção generalizada.
Por isso, é muito importante levar a gatinha prenha para uma avaliação do médico veterinário, para mais rapidamente tratar possíveis problemas de saúde.
Sinais de gatinha prenha
Entre os sinais que podem indicar que uma gata esteja gestando, estão:
Aumento de volume abdominal;
Aumento de volume e vermelhidão das mamas;
Sonolência;
Maior apetite e, consequentemente, ganho de peso.
Ainda há casos em que a gata pode manifestar enjoo e episódios de vômito.
“Outro comportamento que podemos observar é uma maior necessidade de atenção dos tutores, se mostrando um pouco mais dengosas e carinhosas, querendo proximidade”, explica João Andrade.
É possível também que as gatas realizem a construção de ninhos em locais que elas avaliem seguros para terem os seus filhotinhos. Para esses ninhos, elas vão querer levar mantas e objetos que gostam, como brinquedos.
Como descobrir se uma gata está prenha?
O melhor método para confirmar que uma gata está prenha é por meio do exame diagnóstico padrão ouro, que é a ultrassonografia. Há também a possibilidade de realizar um exame radiográfico, porém, ele é mais útil para saber a quantidade de filhotes no final da gestação, e não a viabilidade da gestação.
O médico veterinário explica que atualmente já existem testes rápidos que podem ser úteis para levantar suspeitas. “A relaxina é um hormônio produzido pela placenta e que pode ser detectada por meio de amostra de sangue ou urina”, diz.
Ao diagnosticar que uma gatinha está prenha, saiba que a gestação de um gato leva, em média, de 63 a 67 dias.
Pode interromper a gestação de uma gata?
Não é indicado interromper a gestação de uma gata, já que isso não é uma prática saudável, pois ela requer muita ação hormonal e causa mudanças fisiológicas no organismo da felina. Isso pode resultar, futuramente, em alterações do sistema reprodutor.
“Assim, salvas as ocasiões em que a gestação não apresenta viabilidade e pode ser um risco para a vida da gata, interrompê-la é contraindicado”, comenta Andrade.
Como prevenir gestação de gata
Realizar a castração é o mais indicado e a melhor forma de prevenir a prenhez de uma gata. A castração é um ato de amor e deve ser planejada junto ao médico veterinário que acompanha a sua pet.
Gatos, independentemente da vida, não devem ter vida livre, ou seja, não devem ter acesso à rua. Isso auxilia não somente na prevenção de crias indesejadas como garante a segurança e bem-estar dos felinos.
As felinas (e os felinos também) devem ficar apenas dentro de casa, pois nas ruas, além de correrem o risco de ficarem prenhas, podem contrair doenças e sofrerem acidentes e atos de violências. Cuide do seu gatinho e o castre!
Gostou de saber com quantos meses uma gatinha pode ter filhotes? Acesse nosso blog e confira outras dicas sobre gatinhas.
#castração #filhotes #Gata-prenha #gatinha #YesPets
Deixe um comentário
Receitas relacionadas