Gato com síndrome de Down: entenda sintomas e cuidados
Gato com síndrome de Down existe? Entenda os sintomas e cuidados
Gato com síndrome de Down não existe, ainda assim, é possível que felinos tenham outras alterações similares à síndrome.
Por YesPets -
4 de março de 2024
Uma curiosidade que muitos gateiros possuem é em saber se gato com síndrome de Down existe. Existem muitos perfis super fofos nas redes sociais de gatinhos que parecem ter a síndrome devido a características físicas que se assemelham, mas será que de fato eles possuem essa alteração genética? Vamos descobrir neste post!
Alguns gatos podem nascer com síndromes ou características físicas e comportamentais que se assemelham a indivíduos com síndrome de Down, por isso, algumas pessoas acreditam na possibilidade dos felinos terem essa condição. Porém, não é bem assim.
O que é síndrome de Down?
Antes de falarmos se gato pode ter síndrome de Down, é importante relembrarmos o que é essa síndrome, assim você irá entender melhor sobre o porquê dos gatos não poderem ter essa condição.
A Síndrome de Down é uma condição genética resultante da presença de um cromossomo extra no par 21 das células de um indivíduo, fazendo com que a pessoa possua 47 cromossomos em vez de 46, que seria o correto. As pessoas com essa condição podem apresentar características físicas típicas e alterações no desenvolvimento intelectual.
Gatos podem ter síndrome de Down?
Apesar de existirem alguns felinos com características que lembram a síndrome, gato com síndrome de Down não existe, pois essa condição afeta o cromossomo 21, sendo que os gatos só possuem 19.
A síndrome de Down é uma condição exclusiva dos humanos, por isso, caso você encontre algum gatinho que pareça ter essa condição, saiba que é apenas semelhança, que pode ser devido a uma outra alteração como, por exemplo, uma alteração neurológica, infecções, anomalias genéticas ou também traumatismos.
Quais sinais similares à Síndrome de Down em felinos?
Como vimos, gato não pode ter síndrome de Down, mas pode ter algumas alterações de saúde, com isso, o felino poderá ter algumas mudanças físicas e fisiológicas.
Confira os sinais aqui:
Problemas de tireoide;
Problemas cardíacos;
Problemas de visão;
Comprometimento da coordenação motora;
Alterações no comportamento (timidez e miado diferente, por exemplo);
Estrabismo;
Olhos mais afastados;
Formato do crânio diferenciado;
Língua pendular.
Existe tratamento?
Depende da causa base destas alterações. O aconselhado é que o pet tenha um acompanhamento médico-veterinário para que, caso seja necessário, o felino passe por tratamento das possíveis causas.
De qualquer maneira, os gatos precisam sempre de bem-estar e cuidados para que possam viver felizes e saudáveis. Por isso, tendo o bichano alteração ou não, sempre dê carinho, ração de qualidade, momentos de brincadeira e precauções com a saúde.
Síndromes e doenças similares a Síndrome de Down em gatos
Existem diversas síndromes e doenças que podem levar os gatos a terem características físicas e fisiológicas que remetem à síndrome de Down. Por isso, caso o tutor note algo diferente no felino, é preciso ficar atento para uma possível alteração.
Veja algumas possibilidades:
Hipoplasia cerebelar
A Hipoplasia cerebelar uma condição neurológica relacionada ao desenvolvimento do cérebro durante a gestação. Essa doença afeta o cerebelo, que é importante no controle dos movimentos. A infecção pelo vírus da panleucopenia felina tem sido descrita como uma das causas frequentes dessa enfermidade.
Sinais da Hipoplasia cerebelar em gatos:
Corpo arqueado;
Dificuldade de locomoção;
Lentidão;
Dificuldade em identificar objetos.
Panleucopenia felina
A panleucopenia felina é uma doença viral causada pelo parvovírus felino. Ela é altamente contagiosa e afeta o sistema digestivo, tecidos linfoides e medula óssea, além de possuir alta taxa de mortalidade entre os felinos. Isolar gatos doentes e a vacinação adequada são essenciais para prevenir a propagação dessa enfermidade.
Sintomas da panleucopenia felina
Febre;
Letargia;
Perda de apetite;
Vômitos;
Diarreia grave;
Anemia;
Aborto em gatas prenhas;
Comprometimento do sistema nervoso central.
Caso você note um comportamento estranho ou algum sintoma suspeito em seu gatinho, é importante consultar um médico-veterinário para que o diagnóstico seja feito e o tratamento correto possa começar.
Plano de saúde para gatos: a melhor forma de cuidar dos felinos
Se você possui um gato com trissomia, saiba que o plano de saúde para gatos pode ser uma ótima solução para cuidar do pet. Com o convênio pet você poderá ter a segurança de que o seu felino terá sempre uma ampla rede credenciada, médico-veterinários à disposição e todos os cuidados que ele necessita de forma simples e acessível.
Para aqueles gatos que não possuem trissomia, o plano de saúde da Pet também faz toda a diferença nos cuidados com a saúde. Por isso, não deixe de conhecer hoje mesmo e contratar para o seu bichano!
#gato #gato-com-sindrome-de-down #saude #sindrome-de-down
Deixe um comentário
Receitas relacionadas