Gato pode ver TV? Descubra como entreter seu felino com essa opção de enriquecimento ambiental!

Gato pode ver TV? Descubra como entreter seu felino com essa opção de enriquecimento ambiental!
índice
  1. Gato pode ver TV?
    1. Gato pode ver TV?
    2. Nem todo gato liga para TV
  2. TV para enriquecimento ambiental
    1. Como fazer seu gato gostar de TV?
    2. Curiosidades sobre gatos e TV

Gato pode ver TV?

Os gatos são animais curiosos e que adoram explorar o ambiente ao seu redor. Por isso, é comum vermos esses bichanos observando tudo que acontece ao seu redor. E com a popularização da televisão, surge a dúvida: gato pode ver TV?

Se você tem um gatinho em casa, provavelmente já se deparou com ele olhando fixamente para a tela da TV. Mas será que isso é apenas curiosidade ou eles realmente conseguem enxergar o que está sendo exibido? Vamos descobrir juntos!

Gato pode ver TV?

Sim, gato pode ver TV! Na verdade, essa é até uma opção de enriquecimento ambiental que você pode propor na sua casa. Isso porque as imagens em movimento e os sons – principalmente – podem aguçar a curiosidade e o instinto do seu felino.

Apostar em vídeos de pássaros, por exemplo, pode ser uma boa ideia para prender a atenção do seu gatinho. Mas cuidado, pois alguns podem levar a brincadeira a sério demais e tentar realmente “caçar” a TV. Lembre-se: quando o gato vê um belo passarinho, de certo ele não está apreciando sua beleza, mas sim observando sua presa.

Uma alternativa à TV é ter uma janela com uma bela vista. Ok, não precisa ser uma super paisagem, mas pelo menos algo que seu gato possa passar um tempo vendo a movimentação de pessoas, carros, animais e por aí vai. A janela, é claro, precisa estar devidamente telada para o seu gato apreciar a vista sem riscos.

Nem todo gato liga para TV

Enquanto uns gostam demais, outros gostam bem menos. Apesar da televisão poder cativar alguns gatinhos com suas imagens em movimento e seus sons, outros gatos podem não ligar muito para isso. Alguns fatores que podem explicar isso são devido a dois sentidos: olfato e visão.

Apesar de se ouvir falar em invenções de TVs com cheiro, não é todo mundo que tem de fato uma assim, e talvez estejamos longe de ter. Mas fato é que a falta do cheiro pode deixar seu gato desinteressado, já que essa é uma peça importante para entender o mundo.

Sobre a visão felina, bem, ela funciona de maneira muito mais “ágil” que a nossa. Isso é, a taxa de processamento da imagem para os gatos é de 70 a 80Hz, enquanto que a nossa é de cerca de 45Hz. Já a TV mostra imagens em, geralmente, 60Hz. Por isso, os bichanos enxergam a TV de uma forma diferente.

TV para enriquecimento ambiental

Como dissemos nessa matéria, a televisão é um item que pode ajudar a sua casa a ter um ambiente ainda mais rico para o gatinho. Há até estudos que mostram que o som da TV ainda pode ajudar a acalmar o pet quando há barulhos externos muito altos, como tempestades, fogos ou construções, por exemplo.

Hoje já existem canais de TV próprios para programação pet e até vídeos na internet especialmente selecionados para entreter os gatinhos, mostrando vídeos de presas, como passarinhos e ratinhos. Mas é bom lembrar que apesar da TV ser uma opção de distração e enriquecimento ambiental, ela não substitui uma boa brincadeira e interação humana com seu gatinho.

Como fazer seu gato gostar de TV?

Se você quer tentar inserir a TV na rotina do seu gato, aqui vão algumas dicas para fazer com que ele se interesse pelo que está sendo exibido:

  • Escolha vídeos que tenham sons de animais, como pássaros, roedores ou gatos miando. Isso vai chamar a atenção do seu gatinho.
  • Deixe a TV em um volume moderado. Sons muito altos podem assustar seu pet.
  • Evite deixar a TV ligada por muito tempo. O ideal é que o gato fique entretido por alguns minutos e depois volte a interagir com você e com o ambiente.
  • Experimente colocar brinquedos na frente da TV para seu gato tentar "caçar" enquanto assiste.

Curiosidades sobre gatos e TV

Aqui vão algumas curiosidades sobre a relação dos gatos com a televisão:

  • Os gatos preferem ver imagens com cores mais intensas e contrastantes, como azul e amarelo.
  • Assim como nós, os gatos também podem ficar viciados em assistir TV. Por isso, é importante controlar o tempo de exposição para não causar dependência.
  • Existem programas de TV especialmente feitos para entreter os gatos. Um deles é o "Meow TV", que mostra imagens de pássaros, peixes e outros animais que podem chamar a atenção dos gatinhos.
  • Assim como os humanos, os gatos podem ficar entediados com a programação e mudar de canal.

E aí, você já sabia que gato pode ver TV? Agora que você já sabe, que tal experimentar essa opção de enriquecimento ambiental para o seu gatinho? Lembre-se sempre de controlar o tempo de exposição e oferecer outras formas de diversão e interação com seu pet.

Quer saber mais dicas sobre enriquecimento ambiental para gatos? Então confira em nosso blog esse e outros vários conteúdos que vão te ajudar a cuidar do bem-estar do seu gatinho!

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up