O temperamento do Bull Terrier: brincalhão, obstinado e cheio de energia! Conheça as características dessa raça e as melhores formas de exercitar e conviver com esse cão incrível.

O temperamento do Bull Terrier: brincalhão
índice

O temperamento do Bull Terrier

Nascidos após o cruzamento entre as raças Bulldog e o extinto White Terrier Inglês, os cães Bull Terrier são destemidos por natureza e despertam a curiosidade das pessoas por conta do seu focinho alongado e cabeça oval. Donos de muita força e vitalidade, os cães dessa raça eram utilizados no século XIX para enfrentar touros e outros animais. Mas afinal, como é o temperamento do Bull Terrier?

Um brincalhão por natureza

O Bull Terrier, apesar de seu corpo musculoso e passado de "bom de briga", costuma ser bastante brincalhão e fazer a alegria da família toda. Porém, é importante começar a socialização desde cedo para que ele não exponha qualquer resquício de temperamento de seus antepassados.

Adestramento efetivo com paciência e pulso firme

Para um adestramento efetivo, é necessário que o tutor tenha pulso firme e muita paciência com esse grandão, e gentilmente ensine as regras da casa desde cedo. O Bull Terrier possui um temperamento bastante obstinado e esse comportamento pode facilmente se transformar em algo negativo caso o tutor não saiba como lidar.

Convivência com crianças

Por conta do tamanho e boa dose de teimosia vinda principalmente do temperamento do Bull Terrier, ele não é recomendado para casas com crianças pequenas. Porém, existe uma opção para esses casos: o Bull Terrier Miniatura, que tem o temperamento semelhante, mas por ser mais compacto, evita que acidentes aconteçam durante a brincadeira.

Já para as crianças mais velhas, a versão Standard do Bull Terrier não vai ser um problema, pelo contrário, provavelmente eles serão amigos de brincadeira inseparáveis!

Convivência com outros animais

Mesmo com socialização precoce, é preciso ficar atento quando outros pets entrarem em seu território, o temperamento do Bull Terrier com outros cães pode não ser dos mais amistosos – o Bull Terrier é ciumento e possessivo –, com humanos o trato costuma ser diferente e ele se mostra mais receptivo.

O dia a dia com o Bull Terrier

O Bull Terrier tem disposição de sobra, por isso, se você decidir adotar um garotão desses, esteja preparado para gastar a energia diária com muitas brincadeiras, passeios e, claro, momentos de muito carinho!

Espaço e exercícios

Com uma pelagem fácil de cuidar, seu maior papel nos cuidados do Bull Terrier será dedicar tempo para gastar toda a energia que esse brincalhão tem. Não espere que ele fique horas no seu colo em frente à TV ou esperando calmamente você se distrair no sofá mexendo no celular, arrume espaços diários na sua agenda para oferecer a ele 30 a 60 minutos de exercícios e brincadeiras.

Esses cães vivem melhor em locais espaçosos, de preferência com uma área livre grande em que ele possa correr pra lá e pra cá à vontade, mas ainda sim, eles podem viver em apartamentos, desde que o tutor esteja comprometido a oferecer um bom enriquecimento ambiental com muitos brinquedos, além dos passeios e exercícios, que vão ajudar a manter esse fofo livre do tédio.

É importante ressaltar que o Bull Terrier não se adapta muito bem a longos períodos de tempo sozinhos em casa, por isso, se você estiver pensando em adotar um cão dessa raça, mas fica constantemente fora de casa, talvez não seja uma boa ideia.

Se a sua escolha for por um cão dessa raça, espere por tudo que contamos acima e surpreenda-se com uma grande aventura que lhe aguarda ao lado de um companheiro leal e carinhoso, que nunca vai permitir que sua vida seja monótona. Na nossa página de raças você confere um perfil completo do Bull Terrier.

Exercícios para Bull Terrier

O Bull Terrier possui grande força e agilidade e foi desenvolvido para caças de outros animais, por isso, gastar a energia desse cãozinho não é uma tarefa fácil. Preparamos uma lista com algumas opções de esportes caninos que o Bull Terrier pode fazer para manter o condicionamento físico em dia:

  • Agility: é um dos esportes caninos mais conhecidos em todo o mundo, o famoso circuito com obstáculos testa a inteligência e agilidade dos cães em um tempo mínimo estipulado e é uma ótima opção para gastar a energia do Bull Terrier.
  • Canicross: é um esporte que exige condicionamento físico tanto do cachorro quanto do tutor e consiste basicamente em correr com uma guia elástica interligando os dois. Emocionante, não é? Você teria pique para correr junto com o seu Bull Terrier? Se sim, essa pode ser uma ótima opção para vocês!
  • Frisbee: é um dos mais tradicionais, mas também um dos mais eficazes para exercitar cachorros. Quem nunca viu o tutor e o cão brincando com um Frisbee em algum filme, não é? Essa pode se tornar o esporte favorito do seu Bull Terrier.

Curiosidade

No final dos anos 80, um Bull Terrier chamado Spuds Mackenzie ficou famoso ao estrelar comerciais da Budweiser atuando em diversas situações: curtindo um sol na praia, tocando bateria, dando um passeio de carro e até nadando em uma piscina. Dá só uma olhada nos vídeos abaixo:

Se você está pensando em adotar um Bull Terrier, agora já sabe um pouco mais sobre seu temperamento e as necessidades dessa raça tão amada. Esperamos que essa matéria tenha sido útil para você e que seu novo companheiro traga muita alegria e amor para sua vida!

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies conforme nossa Política de Privacidade. Não aceito