Oferecer petiscos saudáveis para seu cachorro: dicas e opções naturais! Descubra agora mesmo como agradar seu pet com saúde.

Oferecer petiscos saudáveis para seu cachorro: dicas e opções naturais! Descubra agora mesmo como agradar seu pet com saúde.

Oferecer petisco como agrado o tempo todo é saudável?
Por Cozinha Canina -
20 de abril de 2021

Quem não gosta de oferecer um petisco para seu pet? Afinal, nada mais gostoso de ver a alegria do seu cachorro quando recebe o agrado em forma de petisco. Mas, será que oferecer o petisco como o agrado o tempo todo é saudável? 
Afinal, será que essa ação pode afetar a saúde do seu bichinho? Vamos falar sobre petiscos saudáveis e as melhores formas de presentear seu peludo com eles! 

Quanto de petisco dar para o cachorro? 
É importante lembrar que tudo em excesso pode fazer mal para seu cachorro. Portanto, é essencial não substituir as rações por petiscos. Porém, o quanto de petisco pode-se dar ao cachorro? 
Bem, na verdade, isso depende muito do tamanho do pet. Cachorros maiores, de fato, podem receber mais petisco que animais menores. Não existe uma regra geral, mas pode-se partir do fato que raças menores podem comer dois petiscos, enquanto raças maiores até dez. 
Mas, tome cuidado com o horário dos petiscos. Dar muitos petiscos logo antes da hora que seu cachorro costuma comer a ração, pode fazer com que seu cachorro se alimente menos. Portanto, o ideal é espalhar os petiscos em outros momentos. 
Quando dar petisco para o cachorro? 
Adestradores costumam dizer que os petiscos podem ser boas alternativas para reforçamento do comportamento positivo. Por outro lado, quando o dono do bichinho não presta atenção e dá petisco ao cachorro a qualquer momento, poderá estimular um comportamento inadequado do cão. 
Por isso, é muito importante saber o momento exato para dar petisco ao seu pet. Aproveite para reforçar bons comportamentos, como não latir a cada momento que um vizinho entra ou quando faz xixi ou cocô no tapete higiênico, por exemplo. 
Ou seja, a maneira ideal é fazer com que o petisco seja uma recompensa por atender um comando ou pelo bom comportamento do bichinho. Outra boa forma de incluir os petiscos no dia a dia do seu bichinho é quando ele está muito sedentário. 
Os cães, de fato, necessitam se exercitar com frequência, uma vez que o sedentarismo, para os cachorros, pode trazer problemas de saúde. Assim, você pode colocar o petisco em um local mais distante e fazer seu cãozinho correr até lá, para pegar o petisco. 
Ou então, colocar o petisco em um local mais alto, para que o bichinho tente, por conta própria, garantir o mimo. 
Quais são as melhores opções de petisco? 
Existem, no mercado, excelentes opções de petiscos industrializados. Mas, diversos tutores preferem uma alimentação mais equilibrada e saudável para seus bichinhos, sem incluir alimentos industrializados. Portanto, você pode considerar alimentos frescos como excelentes opções de petiscos. 
Mas, é importante tomar alguns cuidados. Afinal, há alguns alimentos que não são bem tolerados pelos cachorros, que têm um sistema digestivo diferente dos humanos. Então, não é porque você gosta que também é apropriado para seu cãozinho! 
Assim, vamos descrever quais são as melhores opções de petisco: 

Frutas, como banana, maçã, melancia, cortada em pedaços e sem sementes; 
Legumes como couve-flor, cenoura e abóbora, cozidos ou crus. 

Se optar por legumes crus, lembre-se de lavá-los muito bem antes de oferecê-los ao cachorro. 
Porém, se desejar cozinhar para garantir que os legumes não tenham nenhuma contaminação bacteriana, cozinhe os legumes sem sal ou temperos. 
Alimentos não recomendados para petiscos: 

Chocolate 
Abacate
Queijo
Uva
Carambola 

Vantagens de alguns petiscos 
Alguns petiscos industrializados possuem algumas características importantes para os cachorros. Dentre elas, podemos citar aqueles que ajudam no combate ao tártaro bucal e ao mau hálito. A estrutura desses petiscos ajuda na remoção do biofilme dentário canino e pode contribuir para a saúde bucal. 
Mas, a escovação dos dentes do cachorro deve fazer parte da rotina animal e caso você opte por petiscos naturais, poderá garantir a boa saúde bucal canina adotando a escovação com a pasta de dente apropriada para cães. 
Fazer biscoitos caseiros para cachorro vale a pena? 
Receitas de biscoitos caseiros para cachorro estão presentes em vários sites da internet. Mas, será que essa estratégia é boa? Quais são as vantagens de se fazer petiscos caseiros para seu cachorro em casa, sob a forma de biscoitos? 
As receitas ideais são aquelas que inclui os ingredientes permitidos e ausência de sal e açúcar. De fato, açúcar não é recomendado para os cachorros. Portanto, não cometa o erro de experimentar o biscoito e acreditar que o petisco tem que ser gostoso para você! 
O petisco tem que ser saudável para seu cachorro. Finalize a receita no forno e pronto! Você terá uma ótima opção de snacks para seu cãozinho. 
Outras receitas para conferir:

Petisco de banana com cenoura
Petisco gelado com iogurte
Petisco de maçã e canela

Dicas para saber utilizar bem os petiscos para seu cachorro 
Por último, vamos resumir as principais dicas para saber incluir os petiscos na vida do seu bichinho, mas sem trazer alterações nutricionais ou ganho de peso para o cachorro. Lembre-se que a obesidade animal traz muitos malefícios à longevidade do seu cachorro. Assim, siga as nossas dicas e tenha o melhor resultado com petiscos. 

A quantidade ideal de petiscos varia conforme o peso e o tamanho do animal. Mas, procure-se ater a 2 petiscos para animais pequenos e até 10 para os grandes; 
Escolha petiscos naturais, como frutas e legumes, crus ou cozidos sem sal, ou temperos; 
Evite os seguintes alimentos, que são proibidos para cachorros: chocolate, lacticínios e uva; 
Use os petiscos para reforçar o bom comportamento; 
Não seja displicente com os petiscos, ou seja, não use toda às vezes que seu bichinho fizer uma cara de pidão para você; 
Não use os petiscos como substituto das refeições, uma vez que isso pode levar a desequilíbrios nutricionais; 
Caso escolha petiscos industrializados, escolha opções recomendadas por veterinários e que ajudem na manutenção de saúde bucal canina; 
Se for fazer os petiscos em casa sob a forma de biscoitos caseiros, exclua açúcar e sal dos ingredientes e finalize os biscoitos no forno. 

Conclusão 
Os petiscos são ótimas formas de agradar seu pet, estimulando o bom comportamento, bem como deixando-o bastante feliz. Sabendo quais são as melhores opções, seu cãozinho ficará feliz e você terá excelentes momentos de interação com seu pet. 

#cachorro #pet #petisco #YesPets

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up