"Principais doenças em cães filhotes: saiba como prevenir e tratar com dicas da Petlove! #cachorro #cinomose #parvovirose #verminoses #ectoparasitoses #saudepet"

Principais doenças em cães filhotes
Por Marina Rodrigues -
13 de setembro de 2022

Quando um filhote chega em nossos lares ficamos animados, apreensivos e queremos fazer de tudo pelo pet. É realmente um mix de emoções. Mas saiba que é importante ter essa preocupação mesmo, pois assim o cuidado com ele é bem mais efetivo e as chances de surpresas negativas são menores.
Muitos tutores se preocupam com a saúde dos seus pets filhotes, então, vamos conhecer aqui as principais doenças em cães filhotes. Leia com atenção e fique atento aos sinais que seu cãozinho dá.

Principais doenças em cães filhotes
Listamos aqui as principais enfermidades que acometem os filhotes e caso o seu apresente os sinais de alguma delas, procure um médico-veterinário o mais rápido possível, pois só ele poderá ajudar o seu pet!

Cinomose

É causada por um vírus chamado Morbillivirus e a transmissão da cinomose ocorre por contato direto entre o cão infectado e o não infectado. É preciso que o tutor tome muito cuidado, pois se trata de uma doença de caráter muito agudo e agressivo. Dentre os sintomas de cinomose podemos destacar: diarreia, vômito, perda de apetite, febre, convulsões, inclinações da cabeça, tique nervoso e até morte.
Filhotes adotados das ruas costumam apresentar com frequência essa doença, devido à falta da vacina e por ainda estarem com o sistema imune muito frágil e, assim, acabam ficando mais suscetíveis a ela.
O tratamento para cinomose consiste em minimizar os sinais clínicos com antibióticos, fluidoterapia, medicamentos que impedem as convulsões e imunoestimulantes. O principal método de prevenção para cinomose é a vacinação do filhote e o melhor protocolo a ser instituído é indicado pelo médico-veterinário. 

Parvovirose

É uma doença que acomete o sistema digestivo dos filhotes, sendo causada por um vírus da família Parvoviridae. Essa enfermidade é resistente, podendo permanecer no ambiente por meses ou anos. A transmissão da parvovirose ocorre, principalmente, quando o cão entra em contato com fezes contaminadas, mas também pode se infectar quando tem contato com o ambiente contaminado.
Entre os sintomas da parvovirose estão: vômito, diarreia (com ou sem sangue), desidratação, apatia, perda de peso, dor abdominal, febre e até morte. O tratamento para parvovirose é de suporte, mantendo a hidratação do pet por meio da fluidoterapia, juntamente com antibióticos, utilizados a fim de evitar infecção por bactérias oportunistas que se aproveitam da baixa imunidade.
A prevenção, mais uma vez, é feita por meio da vacinação. Por isso, quando seu filhote chegar na família, procure um médico-veterinário e pergunte sobre qual o melhor protocolo vacinal para seu pet.

Verminoses

As verminoses são causadas por uma gama de vermes que afetam o sistema digestivo dos pets e até mesmo outros órgãos. As que mais acometem os filhotes são: Ancylostoma caninum, Ascaris lumbricoides e Dipylidium caninum (transmitida pelas pulgas infectadas). 
O meio de transmissão das verminoses é variado. O filhote pode já nascer infestado, pois o Ascaris lumbricoides, por exemplo, passa da mãe para o filhote por meio da placenta. Também há a possibilidade do pequeno contrair o verme pelo contato direto com a mãe ou por meio de fezes e ambientes contaminados.
Os principais sintomas de verminoses são intestinais, como: vômito, diarreia (com ou sem sangue), dor abdominal, desidratação, perda de peso, perda de apetite, apatia. O tratamento para verminoses é feito com vermífugo e fluidoterapia para repor eletrólitos e líquido.
Para prevenir as verminoses, é preciso que seu pet receba a dose de vermífugo periodicamente, além disso, é importante sempre manter limpo o ambiente  em que o cão fica, observar a consistência e odor das fezes, não permitir com que o pet coma as fezes de outros cães durante o passeio e realizar check-ups periódicos no médico-veterinário.

Ectoparasitoses

Além das verminoses, as ectoparasitoses são um sinal de alerta para o tutor, pois além de estarem no corpo do pet, há possibilidade delas infestarem o ambiente onde vivem, então, o controle desses parasitas deve ser feito também no local em que o cão fica.
Não é segredo pra ninguém que os dois principais parasitas que incomodam os cães e gatos são as pulgas e carrapatos. A transmissão deles pode ocorrer pelo contato com ambientes ou outros animais infestados e pela mãe.
As pulgas, por exemplo, transmitem o verme citado acima (Dipylidium caninum) e causam a dermatite alérgica por picada de ectoparasitas (DAPE), causando coceiras intensas e dependendo do grau da infestação, o filhote pode ficar anêmico e necessitar de transfusão sanguínea.
Já os carrapatos transmitem a terrível Doença do Carrapato – a Babesiose e Erliquiose. A Babesiose é causada por um protozoário transmitido por meio da picada do carrapato marrom e a Erliquiose se dá por uma bactéria, por meio da picada do carrapato marrom. 
Essas são doenças graves que atingem vários órgãos do pet, e dentre os sintomas da Doença do Carrapato temos: febre, apatia, perda de peso, anemia, hemorragia, sangramento nasal, alterações neurológicas e até oculares.
O tratamento para Doença do Carrapato é baseado em minimizar os sinais clínicos com antibióticos, transfusão sanguínea, fluidoterapia etc. A prevenção acontece por meio de antipulgas e carrapatos e desinfestação do ambiente, por isso, busque a opinião de um médico-veterinário sobre qual o mais indicado para o seu filhote.
Agora que você já sabe as principais doenças em cães filhotes, acesse o blog da Pet para mais dicas sobre saúde dos pets!

##ectoparasitoses ##verminoses #cachorro #cinomose #parvovirose #YesPets #saude

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up