"Saiba como hidratar seu pet no verão e garantir seu bem-estar #dicas #cuidados #pet"
Como fazer os pets beberem mais água no verão
Por Beatriz Mario -
22 de janeiro de 2020
Para muitas pessoas, o verão é a estação perfeita para compartilhar momentos marcantes com seu filho de quatro patas. Brincar ao ar livre em parques, ir à praia e piscina são roteiros que não podem faltar nessa época do ano. Por mais que seja bastante divertido realizar essas atividades juntos, alguns cuidados como proteger seu pet dos perigos da piscina e do calor intenso são necessários para garantir sempre o bem-estar e saúde deles.
Um assunto que surge meio a isso é a necessidade que os cães e gatos têm de beber água, principalmente no verão. Assim como nós humanos, os pets precisam realizar o controle de temperatura corporal por meio da transpiração. No calor o suor pode aumentar, pois a temperatura do ambiente está mais quente, fazendo com que haja mais liberação de água e se ela não for reposta pode levar à desidratação. Como os pets não suam como nós, isto é, eles regulam a temperatura principalmente “ofegando” e de forma menos expressiva pelos coxins (“almofadinhas” das patas), precisamos nos atentar.
Sendo um elemento essencial para o funcionamento do corpo, fica evidente então a importância de estimular o hábito de consumir mais água na vida do seu filho de quatro patas. Separamos as melhores dicas para fazer isso acontecer, especialmente nessa época do ano.
Calculando a quantidade necessária
Tanto cães como gatos podem desenvolver problemas renais se não consumirem a quantidade ideal de água. Para mantê-los bem hidratados e evitar futuros problemas, é fundamental que o pet beba uma quantidade de água compatível com o seu peso. O ideal é de 20 ml a 90 ml por quilo todos os dias.
Tudo depende da alimentação
Se o seu pet se alimenta apenas de ração seca, ele precisará de uma quantidade de água maior do que pets que recebem a ração úmida. Isso acontece, pois a ração seca quase não tem água em sua fórmula, já sachês e patês, são famosos por conterem uma boa quantidade desse líquido tão essencial para a vida. Caso queira realizar uma transição para a ração úmida, converse com seu médico veterinário de confiança, pois ele irá te auxiliar nesse processo.
Estratégias e cuidados para fazer seu pet beber mais água
Sempre ofereça água nos passeios: Essa dica até aparenta ser simples, mas é muito eficaz. Às vezes, os cães não vão demonstrar claramente que estão com sede e nem vão pedir para você que querem beber água, por isso ofereça a eles a cada meia hora e sempre leve um potinho junto com uma garrafinha para os passeios.
Água fresca e limpa: Troque sempre a água dos potinhos por uma mais fresca. Fazer isso pelo menos duas vezes ao dia pode despertar interesse nos pets e evitar que tenha algum resíduo que os impeça de beber.
Gelo na água: Isso ajuda bastante e garante que seu pet irá se refrescar nos dias quentes. Ele associará a água geladinha a se livrar do calor e com certeza irá consumir mais água.
Localização do pote: Principalmente para os felinos domésticos, esse é um ponto importante. A estratégia de colocar o pote de água ao lado do pote de comida para fazer seu pet lembrar de beber após a refeição até pode funcionar, porém a água pode ficar com cheiro ou resíduos da alimentação, o que remete aos gatos antigos instintos de que pode haver algo contaminado, já que eles são mais seletivos que os cães em relação a isso.
Fontes de água: Eis uma solução que realmente funciona. A água em movimento desperta interesse nos pets e fazem com que eles bebam mais água. Temos um post falando como escolher a fonte ideal para seu bichano.
Dê mais de uma opção: Se você tiver disponível apenas um local para seu pet beber água, ele pode ficar desencorajado em ir até lá caso esteja longe. Adquirir mais de um potinho e distribuí-los pela casa é uma ótima solução, assim ele irá se deparar com várias opções e não irá se esquecer de sua sede.
Umedeça a ração: Caso seu pet ainda esteja tendo dificuldades em beber água, considerar umedecer a ração pode ser uma solução e isso depende da aceitação que ele terá sobre essa nova forma de ingerir seu alimento. Portanto, converse com seu médico veterinário de confiança para consultar a melhor forma de se fazer isso.
Troque a água de torneira por água filtrada: A água de torneira pode ter substâncias que contêm cheiro e gosto e isso não agrada tanto os pets assim. Colocar a água filtrada na fonte e nos potinhos evita que eles deixem de tomar porque encontraram algo que não os agradam.
Fazer com que os pets bebam mais água pode não ser uma tarefa fácil, mas não desista e faça o que for preciso. A água é essencial para a sobrevivência e com certeza pode proporcionar uma maior qualidade de vida para seu filho de quatro patas. Se você notar que seu pet está sem consumir água por um grande período, leve-o ao seu médico veterinário de confiança, ele irá descobrir o que está acontecendo e indicará a melhor solução.
##verao #cachorro
Deixe um comentário
Receitas relacionadas