"Tudo sobre estrabismo em gatos: entenda a condição, sintomas e tratamentos para cuidar da saúde ocular do seu felino!"
Gato vesgo: entenda tudo sobre o estrabismo em felinos
O estrabismo afeta principalmente gatos siameses, mas em muitos casos, não causa problemas para a saúde ocular.
Por YesPets -
15 de março de 2024
Provavelmente você já viu um gato vesgo e notou como eles são super fofos. Porém, essa condição ocular tem nome e se chama estrabismo em gatos, e pode afetar qualquer felino, especialmente os siameses.
Porém, nem todos os gatos nascem com estrabismo, podendo ser uma condição adquirida ao longo da vida. Nesses casos, é preciso tomar cuidado, pois a saúde ocular do pet pode estar em risco. Por isso, vamos te explicar tudo sobre gato vesgo neste post!
O que é o estrabismo em gatos?
O estrabismo em gatos é uma condição em que os olhos não estão alinhados corretamente. Isso pode ser causado por problemas genéticos, lesões ou doenças oculares. Em alguns casos, o estrabismo pode ser apenas uma característica facial normal da raça do gato, como é comum entre os gatos siameses.
Causas do estrabismo em gatos
Quando o felino nasce com estrabismo, chamamos de estrabismo congênito, em que sua causa é genética e resulta em uma malformação dos músculos responsáveis pelo movimento dos olhos.
Já quando o gato desenvolve estrabismo depois do nascimento – seja em qualquer fase da vida – chamamos de estrabismo adquirido, que pode representar um grande perigo para o gato, já que esse tipo costuma ser sintoma de alguma doença ocular.
Existem diversas causas que podem levar um gato a ter estrabismo depois do nascimento, como, por exemplo:
Traumas;
Infecções virais;
Tumores;
Hidrocefalia;
Infecções bacterianas e fúngicas;
Doenças neurológicas;
AVC (acidente vascular cerebral).
Quando esse tipo de problema ocorre, é preciso consultar um médico-veterinário para a origem exata ser descoberta e o tratamento começar o quanto antes.
Tipos de estrabismo comuns em gatos
Existem alguns tipos comuns de estrabismo em gatos, mas para os felinos que nascem com essa condição, a visão continua normal, não prejudicando no dia a dia. Já para os pets que desenvolvem essa característica, é preciso ficar atento, pois pode ser sintoma de alguma doença ocular.
Confira os tipos de estrabismo em gatos:
Divergente: quando os olhos são apontados para os lados;
Convergente: os olhos apontam para a ponta do nariz (o mais comum);
Ventral: os olhos apontam para baixo;
Dorsal: os olhos apontam para cima.
Mesmo que o seu felino tenha nascido com estrabismo, independentemente do tipo, é aconselhado que ele passe por uma consulta com um médico-veterinário para que a saúde ocular seja analisada.
Gato vesgo é normal?
Caso o gato vesgo nasça com essa condição, é normal, principalmente se tratando dos gatos da raça siamês, que são geneticamente propensos a terem estrabismo.
Gato siamês vesgo é normal e comum, pois no passado a raça era criada para ter essa característica, que durante muito tempo foi preservada. Atualmente, o estrabismo não é uma condição perpetuada por criadores, mas ainda é facilmente encontrada nesses felinos e em seus descendentes.
Saiba identificar um gato estrábico
Alguns gatos estrábicos são facilmente reconhecidos pelo desvio notável dos olhos. Outros possuem um desvio um tanto sutil, que pode gerar dúvidas nos tutores. Além da aparência física, há algumas outras características no comportamento do felino que podem evidenciar a condição, como a falta de percepção de distância, que pode fazer com que o bichano erre saltos, por exemplo.
De qualquer forma, o ideal é consultar um médico-veterinário para avaliar o grau de estrabismo e também como está a saúde ocular do bichano.
Caso você note que o seu felino – que nasceu com os olhos sem nenhuma condição anormal – esteja com os olhos estrábicos, é preciso ficar muito atento e levá-lo ao médico-veterinário, pois como mencionamos, pode ser sintoma de uma doença grave.
Entre os sinais de estrabismo adquirido, estão:
Movimentos involuntários e repetitivos dos olhos;
Cabeça se inclinando para um lado;
Perda da percepção de profundidade;
Movimentos oculares desordenados;
Apatia;
Vômito;
Febre;
Pupilas de tamanhos diferentes diante da luz.
Gato vesgo enxerga bem?
Um gato vesgo de nascença pode viver normalmente, sem grandes problemas para enxergar, já que estará acostumado com essa condição. O estrabismo congênito será apenas uma questão estética, mas mesmo assim é importante que o pet faça avaliações com médico-veterinário.
Já para os gatos que sofrem do estrabismo adquirido, é importante acompanhar e avaliar com um médico-veterinário, visto que essa forma prejudica a visão do felino e impacta negativamente sua qualidade de vida, podendo até levar a uma cegueira parcial.
Existe tratamento para o estrabismo em gatos?
Como mencionamos, o estrabismo congênito – aquele em que o gato nasce vesgo – não impacta tanto na visão do pet, por isso, não é necessário nenhum tratamento, apenas avaliação do médico-veterinário para se certificar da saúde ocular.
Já nos casos em que o gato sofre de estrabismo adquirido, é preciso que o pet passe por um tratamento com um médico-veterinário, já que esse pode ser um sinal de alguma doença grave.
Os tratamentos para esse tipo de estrabismo consistem na administração de remédios e até na realização de cirurgias. Porém, tudo irá depender do que motivou esse sintoma.
Cuide da saúde ocular do seu gato com o Plano de Saúde da Pet
Tem um gato com estrabismo ou quer prevenir a saúde ocular do seu felino? Então, aproveite para garantir o plano de saúde pet da Pet! Tenha à disposição diversos oftalmologistas para realizar consultas e tratamentos. Cuide da saúde do seu felino com profissionais de alta qualidade graças à nossa ampla rede credenciada!
Contrate hoje mesmo o Plano de Saúde da Pet e proteja a saúde do seu gato da melhor maneira e economizando muuuito!
#estrabismo #gato #gato-estrabico #gato-vesgo #saude
Deixe um comentário
Receitas relacionadas