"3 motivos para usar comedouros interativos para cães: saúde, diversão e enriquecimento ambiental | Petlove"

Três motivos para usar alimentadores lentos para cães
Por YesPets -
21 de fevereiro de 2020

Difícil encontrar um cachorro que não fique eufórico quando ouve o barulho do saco de ração, a maioria não sossega até afundar o focinho no pote de comida. Mas se a agitação não acaba por aí, o seu bichinho pode ter problemas de saúde por comer rápido demais.
Por sorte, os pais de pets já encontram soluções que ajudam a controlar o ímpeto dos cães mais gulosos, como os comedouros interativos. Pra saber mais sobre eles, a Pet conversou com Dalton Ishikawa, Médico Veterinário Comportamentalista da Petgames, e traz três motivos para você ter um acessório desse em casa.

 

Ver essa foto no Instagram

 
Todo filhotão consegue “degustar” sua sobremesa preferida em um Comedouro Lento Pet Fit!!! Divertido, ocupacional e saudável!!! #bemestaranimal #enriquecimentoambientalparacães #petgames #petgames_br #enriquecimentoambientalalimentar #petfitdapetgames #comidanopotenão #comportamentosnaturais
Uma publicação compartilhada por Pet Games (@petgames_br) em 20 de Set, 2018 às 4:33 PDT

O pet demora mais pra comer
A ingestão muito rápida da ração pode ocasionar engasgos, vômitos, má digestão, torção gástrica (principalmente em raças grandes) e até asfixia no cachorro por não mastigar direito o alimento. Eu mesmo já tive um Pinscher que virava em uma fera (nem tanto em tamanho rs) sempre que ia comer e depois acabava passando mal.
Os comedouros interativos impedem que o peludinho devore toda refeição em poucos segundos e resgata alguns instintos do animal. “O mamífero passa aproximadamente dois terços do tempo procurando comida. Então, quando a gente oferece um alimento sem nenhum desafio, nós tiramos dele o que é mais divertido e prazeroso”, revela Ishikawa.
Menos ansiedade
Como você ficou sabendo, o comedouro exerce função recreativa e deixará o animal menos ansioso pra raspar o pote. Mas você pode estar se perguntando: “Meu cachorro pode desistir de comer se tiver dificuldade para pegar a ração?”. 
Não precisa se preocupar, pois alguns comedouros foram desenvolvidos com diferentes níveis de dificuldades, ou seja, dependendo de onde a ração é colocada a brincadeira pode ficar mais ou menos difícil.
Dalton Ishikawa explica: “O comedouro resgata o instinto de procurar alimentos, que a gente chama de forragear. Tem gente que acha que é uma judiação, mas na verdade, tecnicamente, a gente está resgatando o instinto básico dele que é extremamente prazeroso e tem excelente proposta ocupacional”.
Ajuda no enriquecimento ambiental
Esse termo cada vez mais em uso parece ser difícil de ser colocado em prática, mas nada mais é do que a criação de um ambiente dinâmico e interativo em casa, que proporcione “desafios” físicos e mentais similares aos que os pets encontrariam na natureza. 
Principalmente se você mora em um ambiente com pouco espaço para o seu cachorrinho circular e interagir, é super importante oferecer recursos que mantenham o bichinho ocupado mentalmente e fisicamente ativo.
Nesse sentido, o comedouro interativo aparece como uma ótima opção, pois acerta em cheio dois alvos de uma só vez: deixa os bichinhos ativos, inclusive nas horas das refeições, e de quebra ainda ajuda que eles se alimentem de forma mais adequada.
Confira abaixo algumas excelentes opções de comedouros:
Brinquedo Pet Games Jogo Interativo Redon Dog
A “Pokebola” foi desenvolvida para estimular o animal conseguir sua comida enquanto se exercita e brinca. O Redon Dog libera ração ou petiscos aos poucos, conforme o pet movimenta o comedouro-brinquedo com a boca, focinho e as patas.

– Reduz o estresse e ansiedade.
– Compartimento libera petiscos ou ração e pode ter o tamanho da abertura regulada.
– Desmontável, fácil de lavar.
Comedouro Interativo Pet Games Mini Lento PetFit 
Um dos campeões de venda, foi especialmente desenvolvido para os cães que vão com muita “sede ao pote”, fazendo com que seu pet se alimente na quantia certa e devagar. É atóxico, lavável e super resistente.

– Anti-stress.
– Diferentes dificuldades.
– Resistente.
Bola Macaquinho Pet Games com Dispenser de Ração ou Petisco
Possui um design inovador e diferente, seu cão vai se sentir atraído para perseguir, morder e procurar comida. 
Para cachorros que gostam de caçar: jogue o macaquinho no chão para seu pet persegui-lo e caçá-lo. Além de pular alto, os movimentos irregulares deixarão o seu pet enlouquecido pela “presa”.

– Flutua na água.
– Aroma de banana.
– Bola maciça e resistente.
– Compartimento para pequenos petiscos ou ração pequena.
Brinquedo Pet Games Jogo Interativo Damas
É inovador, interativo e inteligente que atiça os animais pela busca de alimentos escondidos. Estimula a obediência, a coordenação motora, a concentração, a memória e o raciocínio, sem necessidade de muito tempo e espaço.

Como brincar:
1º Coloque alimento no centro do tabuleiro e deixe seu pet comê-lo.
2º Esconda o alimento aos poucos dentro de uma cartola no centro do tabuleiro.
3º Posicione gradativamente as cartolas nos trilhos até chegar às extremidades.
4º Bloqueie o trajeto das cartolas colocando o copo com alimento no centro do tabuleiro.

#cachorro

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up