"Adestramento positivo: ensine seu cão com amor e recompensas | Tudo de Cão"

índice
  1. Adestramento positivo: ensine seu cão com amor e recompensas
    1. Por Sara Favinha - 8 de junho de 2015
    2. O que é adestramento positivo?
    3. Adestramento positivo – recompensando o seu cachorro
    4. Como diferenciar o adestramento com punição do adestramento positivo?
    5. Dicas para o adestramento positivo do seu cão
    6. Curiosidades sobre o adestramento positivo

Adestramento positivo: ensine seu cão com amor e recompensas

Por Sara Favinha - 8 de junho de 2015

O adestramento positivo, como o próprio nome já diz, é aquele cujos métodos utilizados para adestrar o animal são positivos. Atualmente, existem muitas metodologias, ou seja, formas de se ensinar os animais. No Brasil, no entanto, a maioria delas infelizmente ainda é punitiva, com o uso de sustos, dor e medo. São utilizados objetos como borrifadores, extintor de incêndio, bombinhas, latas com moedas dentro, trancos na guia, colar de choque, etc. Todas essas ferramentas são usadas para causar medo e podem gerar sérios traumas nos cães. O adestramento positivo, por sua vez, utiliza uma metodologia diferente.

O que é adestramento positivo?

O adestramento positivo é uma tendência mundial que cada vez mais treinadores passem a utilizar, sem nenhum tipo de coerção ou violência ao animal. Nesse tipo de adestramento, as punições dão lugar para um treinamento baseado nos princípios científicos da aprendizagem animal com respeito e de forma motivacional, ou seja, convencendo o cão a fazer o que desejamos através do uso de brincadeiras, comida, petiscos, carinho e outras recompensas que ele desejar no momento, como colo, sair para passear, cheirar na rua, brincar, entre outros.

Adestramento positivo – recompensando o seu cachorro

Um dos principais pilares do adestramento positivo é a recompensa. Ao invés de utilizar punições para corrigir um comportamento indesejado, o adestrador positivo recompensa o cão quando ele realiza a ação desejada. Essas recompensas podem ser variadas, desde petiscos até brinquedos e carinho.

Além de ser mais eficaz, o adestramento positivo também é muito mais prazeroso tanto para o cão quanto para o dono. O animal se sente motivado e feliz em aprender coisas novas e o dono se diverte e se conecta mais com seu pet durante o processo de aprendizagem.

Como diferenciar o adestramento com punição do adestramento positivo?

É importante que você saiba diferenciar a metodologia usada para o treinamento do seu cãozinho e aqui vão algumas orientações sobre como um adestrador positivo age:

  1. O adestrador positivo vai procurar entender profundamente os problemas e seus objetivos com o animal
  2. Ele vai te explicar passo a passo o que será feito e de que forma
  3. Sua participação nas aulas é muito importante e o adestrador vai pedir a sua presença
  4. Você vai aprender como é o processo de aprendizagem do seu cãozinho e como fazer para que ele se comporte também com sua família
  5. Você vai entender os sinais corporais do seu cão para que possa melhorar sua comunicação com ele
  6. Você vai sentir que a aula flui de forma leve e verá a alegria do seu cãozinho em aprender
  7. Quando o adestrador chegar na sua casa para as aulas, seu cãozinho irá correndo recebê-lo, pois sabe que estar em sua presença é seguro e muito prazeroso.

Lembre-se de que seu cachorro sente prazer em aprender algo novo, e mais ainda quando esse aprendizado vem acompanhado de uma recompensa. Além disso, o adestramento baseado em uma recompensa positiva tende a ser muito mais eficaz do que o adestramento com punição e, ainda, não traumatizamos nosso melhor amigo.

Participe ativamente do processo educacional do seu pet, afinal, ele é um membro importante da sua família!

Dicas para o adestramento positivo do seu cão

Aqui vão algumas dicas para que você possa começar a utilizar o adestramento positivo com o seu cão:

  • Seja consistente: é importante que todos na família estejam alinhados e utilizem as mesmas técnicas de adestramento positivo com o cão.
  • Recompense sempre: sempre que o cão realizar uma ação desejada, recompense-o imediatamente com algo que ele goste.
  • Seja paciente: o adestramento positivo pode levar um pouco mais de tempo do que o adestramento com punição, mas é muito mais eficaz e saudável para o seu pet.
  • Não use violência: nunca utilize métodos violentos ou punitivos com o seu cão, isso pode gerar traumas e prejudicar o relacionamento entre vocês.
  • Busque ajuda profissional: se tiver dificuldades ou dúvidas sobre como aplicar o adestramento positivo, procure a ajuda de um profissional qualificado.

Curiosidades sobre o adestramento positivo

Confira algumas curiosidades sobre o adestramento positivo:

  • O adestramento positivo é baseado nas teorias de aprendizagem de Ivan Pavlov e B.F. Skinner, que defendiam que o comportamento pode ser modificado através de recompensas e punições.
  • Além de ser utilizado em cães, o adestramento positivo também pode ser aplicado em outros animais, como gatos, pássaros e até mesmo em golfinhos.
  • O adestramento positivo é amplamente utilizado em treinamentos de animais para cinema e TV, pois não causa estresse ou traumas nos animais.
  • Um cão adestrado com métodos positivos tende a ter um vínculo mais forte com seu dono e a ser mais obediente.
  • O adestramento positivo é uma forma de ensinar o cão a tomar suas próprias decisões e a se comportar de forma adequada, ao invés de apenas obedecer com medo de punições.

Não deixe de utilizar o adestramento positivo com seu cão e desfrutar de uma relação saudável e feliz com seu melhor amigo. Lembre-se de que a melhor forma de ensinar e educar é com amor, paciência e recompensas. Seu cãozinho irá agradecer e vocês terão uma convivência muito mais harmoniosa.

Fonte: www.tudodecao.com.br

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up