"Adestramento positivo: ensine seu cão com amor e recompensas | Tudo de Cão"
Adestramento positivo: ensine seu cão com amor e recompensas
Por Sara Favinha - 8 de junho de 2015
O adestramento positivo, como o próprio nome já diz, é aquele cujos métodos utilizados para adestrar o animal são positivos. Atualmente, existem muitas metodologias, ou seja, formas de se ensinar os animais. No Brasil, no entanto, a maioria delas infelizmente ainda é punitiva, com o uso de sustos, dor e medo. São utilizados objetos como borrifadores, extintor de incêndio, bombinhas, latas com moedas dentro, trancos na guia, colar de choque, etc. Todas essas ferramentas são usadas para causar medo e podem gerar sérios traumas nos cães. O adestramento positivo, por sua vez, utiliza uma metodologia diferente.
O que é adestramento positivo?
O adestramento positivo é uma tendência mundial que cada vez mais treinadores passem a utilizar, sem nenhum tipo de coerção ou violência ao animal. Nesse tipo de adestramento, as punições dão lugar para um treinamento baseado nos princípios científicos da aprendizagem animal com respeito e de forma motivacional, ou seja, convencendo o cão a fazer o que desejamos através do uso de brincadeiras, comida, petiscos, carinho e outras recompensas que ele desejar no momento, como colo, sair para passear, cheirar na rua, brincar, entre outros.
Adestramento positivo – recompensando o seu cachorro
Um dos principais pilares do adestramento positivo é a recompensa. Ao invés de utilizar punições para corrigir um comportamento indesejado, o adestrador positivo recompensa o cão quando ele realiza a ação desejada. Essas recompensas podem ser variadas, desde petiscos até brinquedos e carinho.
Além de ser mais eficaz, o adestramento positivo também é muito mais prazeroso tanto para o cão quanto para o dono. O animal se sente motivado e feliz em aprender coisas novas e o dono se diverte e se conecta mais com seu pet durante o processo de aprendizagem.
Como diferenciar o adestramento com punição do adestramento positivo?
É importante que você saiba diferenciar a metodologia usada para o treinamento do seu cãozinho e aqui vão algumas orientações sobre como um adestrador positivo age:
- O adestrador positivo vai procurar entender profundamente os problemas e seus objetivos com o animal
- Ele vai te explicar passo a passo o que será feito e de que forma
- Sua participação nas aulas é muito importante e o adestrador vai pedir a sua presença
- Você vai aprender como é o processo de aprendizagem do seu cãozinho e como fazer para que ele se comporte também com sua família
- Você vai entender os sinais corporais do seu cão para que possa melhorar sua comunicação com ele
- Você vai sentir que a aula flui de forma leve e verá a alegria do seu cãozinho em aprender
- Quando o adestrador chegar na sua casa para as aulas, seu cãozinho irá correndo recebê-lo, pois sabe que estar em sua presença é seguro e muito prazeroso.
Lembre-se de que seu cachorro sente prazer em aprender algo novo, e mais ainda quando esse aprendizado vem acompanhado de uma recompensa. Além disso, o adestramento baseado em uma recompensa positiva tende a ser muito mais eficaz do que o adestramento com punição e, ainda, não traumatizamos nosso melhor amigo.
Participe ativamente do processo educacional do seu pet, afinal, ele é um membro importante da sua família!
Dicas para o adestramento positivo do seu cão
Aqui vão algumas dicas para que você possa começar a utilizar o adestramento positivo com o seu cão:
- Seja consistente: é importante que todos na família estejam alinhados e utilizem as mesmas técnicas de adestramento positivo com o cão.
- Recompense sempre: sempre que o cão realizar uma ação desejada, recompense-o imediatamente com algo que ele goste.
- Seja paciente: o adestramento positivo pode levar um pouco mais de tempo do que o adestramento com punição, mas é muito mais eficaz e saudável para o seu pet.
- Não use violência: nunca utilize métodos violentos ou punitivos com o seu cão, isso pode gerar traumas e prejudicar o relacionamento entre vocês.
- Busque ajuda profissional: se tiver dificuldades ou dúvidas sobre como aplicar o adestramento positivo, procure a ajuda de um profissional qualificado.
Curiosidades sobre o adestramento positivo
Confira algumas curiosidades sobre o adestramento positivo:
- O adestramento positivo é baseado nas teorias de aprendizagem de Ivan Pavlov e B.F. Skinner, que defendiam que o comportamento pode ser modificado através de recompensas e punições.
- Além de ser utilizado em cães, o adestramento positivo também pode ser aplicado em outros animais, como gatos, pássaros e até mesmo em golfinhos.
- O adestramento positivo é amplamente utilizado em treinamentos de animais para cinema e TV, pois não causa estresse ou traumas nos animais.
- Um cão adestrado com métodos positivos tende a ter um vínculo mais forte com seu dono e a ser mais obediente.
- O adestramento positivo é uma forma de ensinar o cão a tomar suas próprias decisões e a se comportar de forma adequada, ao invés de apenas obedecer com medo de punições.
Não deixe de utilizar o adestramento positivo com seu cão e desfrutar de uma relação saudável e feliz com seu melhor amigo. Lembre-se de que a melhor forma de ensinar e educar é com amor, paciência e recompensas. Seu cãozinho irá agradecer e vocês terão uma convivência muito mais harmoniosa.
Fonte: www.tudodecao.com.br
Deixe um comentário
Receitas relacionadas