Alergia em cachorro: identificação, causas e tratamento eficaz para aliviar os sintomas

Alergia em cachorro: identificação

Alergia em cachorro: como identificar, entender as causas e tratar os sintomas
A alergia em cachorros é um sinal que se apresenta quando o pet teve contato com algo que não foi bem recebido pelo corpo. Entenda mais sobre este incômodo que tanto afeta os cães.

Por Andréia Regeni -
7 de dezembro de 2023

Alergia de pele em cachorro: saiba identificar no seu pet
A dermatite alérgica costuma ser facilmente notada por nós, seres humanos, pois elas apresentam uma série de sintomas que geram incômodo nos cachorros. Uma das reações mais corriqueiras é a famosa coceira.
Quando o cachorro passa a se coçar constantemente, é sinal de que algo está errado e devemos investigar o que está acontecendo. Se este sintoma não for tratado corretamente, o cachorro pode acabar machucando sua pele, causando possíveis inflamações e infecções de pele.
Sintomas como vômito, erupções na pele, lambidas excessivas em alguns pontos do corpo e vermelhidão na pele também podem indicar uma possível alergia.
O que é a alergia?
A alergia é uma reação causada pelo sistema imunológico que afeta também os animais. Ela indica que o corpo não respondeu positivamente a algo que entrou em contato com ele. Essas substâncias são nomeadas de alérgenos.

Confira os sintomas que indicam que o seu cachorro está com alergia
Sintomas como coceira excessiva, descamação da pele, vermelhidão, inchaço, vômitos, diarréia, queda de pelo, são alguns dos sintomas de que algo pode ter provocado alergia. 
Como acontece?
São diversas as causas que desencadeiam a alergia em cachorro. Sendo assim, ela se dá através de várias maneiras: picada de pulgas, contato com pólenes, fungos, poeira, ingestão de alimentos, contato com produtos de limpeza, shampoos, perfumes, entre outros.
Quais são os principais tipos de alergia em cachorro?
Dermatite alérgica à picada de ectoparasitas  (DAPE)
As substâncias que causam hipersensibilidade no cão estão encontradas na saliva da pulga e carrapatos, que se instala na pele do cachorro após a picada. Os sinais alérgicos se desenvolvem na pele do pet. Existem, porém, animais com resistência a estes componentes e que não apresentam sintomas alérgicos. Relembre: falamos sobre dermatite alérgica à picada de pulga aqui na Pet!
Dermatite atópica canina
Conhecida também como atopia canina, esta é uma dermatopatia crônica de natureza alérgica, podendo ser causada por fatores ambientais como: bactérias, pólenes, poeira ou fungos, que atingem a pele do cachorro, e também por fatores genéticos: pets que herdam uma barreira cutânea mais frágil permitindo que esse alérgenos penetrem na pele e desencadeiem a reação alérgica. Ela se manifesta através da coceira contínua. 
A Dermatite atópica canina não tem cura, mas felizmente possui tratamento. Ao notar o sintoma da coceira excessiva, queda de pelo, irritação ou descamamento da pele, procure um médico veterinário para avaliar o sintoma e tratá-lo o quanto antes. Relembre: Falamos sobre dermatite atópica aqui na Pet!
Alergia alimentar
Hipersensibilidade ou intolerância a alguns ou mais alimentos, ou a algum ingrediente presente na ração, podem causar coceiras, inchaço, e sintomas gastrointestinais, como vômito, cólicas intestinais e diarréia. Ao surgir os sintomas, é preciso se atentar a alimentação do pet, notar se ele comeu algo diferente e, através do auxílio de um médico veterinário, readequar a dieta do cachorro. Aqui na Pet, nós já falamos sobre reações alimentares dermatológicas e também indicamos quatro rações para cachorro com alergia alimentar.  
Alergia de contato
Ao realizar a limpeza no ambiente, certifique-se de que o animal não estará presente neste momento, e até depois que os produtos sejam guardados e absorvidos pelas superfícies onde foram disseminados. Alguns produtos, principalmente os que possuem ingredientes ácidos, podem causar alergias na pele do cachorro. 
Os sintomas costumam aparecer nos coxins, aquelas almofadinhas embaixo das patinhas do pet. Isso acontece principalmente pelo contato do cachorro com o produto, ainda presente na superfície, causando coceiras, vermelhidão, ressecamento de pele, entre outros sintomas. Procure o médico veterinário para realizar o tratamento correto do sintoma. 

Saiba como é feito o diagnóstico
Para realizar o tratamento correto da alergia canina, é preciso ter o diagnóstico médico. O cachorro deve passar por uma consulta com o médico veterinário dermatologista, que passará as orientações ao tutor. O dermatologista poderá aplicar alguns testes alérgicos no animal.
Existem dois tipos de testes alérgicos: o teste cutâneo – procedimento realizado no próprio consultório, onde o veterinário irá aplicar algumas substâncias que podem ser motivo da alergia na pele do cachorro. O resultado sai após alguns minutos, onde as reações alérgicas do paciente se manifestam como se fossem pequenas picadas na pele.  
Já o teste sorológico é feito a partir da coleta de sangue e levado ao laboratório. Após alguns dias, o exame indicará quais os alérgenos que o cachorro desencadeou sensibilidade.
Outros exames para descartar doenças que têm os mesmos sintomas também poderão ser pedidos como raspagem de pele, cultura fúngica entre outros.
Descubra como tratar uma alergia no pet
Após o diagnóstico médico, você terá todas as informações sobre como tratar uma alergia no pet: medicamentos, produtos dermatológicos como shampoo e outros cremes, uso de antipulgas, readequação alimentar, comportamental e do ambiente.

Formas de evitar uma alergia no pet
Vimos aqui as principais maneiras que podem causar alergia em cachorro. Quando não temos o diagnóstico médico e nenhum conhecimento sobre a disposição do pet para sensibilidade e hipersensibilidade dos itens citados, podemos prevenir através de alguns cuidados no dia a dia, como manter o pet longe de produtos de limpeza, usar antipulgas – temos diversas opções de medicamentos tópico, oral e coleiras aqui na Pet para o seu cachorro; manter o ambiente livre de poeira e plantas tóxicas, evitar que o cachorro coma alimentos que não são destinados a ele, dentro de casa e também durante os passeios. 
Esteja sempre atento aos produtos que o seu cachorro consome – da higiene à alimentação!
Conte com a ajuda da Pet para cuidar do seu companheiro!
Aproveite todas as dicas de saúde e bem-estar em nosso blog! Você pode contar também com o nosso Plano de Saúde para pets, a partir de R$19,90 mensais! E, claro, nosso site e APP estão te esperando com diversos produtos para manter o cuidado com o seu cachorro!

#alergia #alergia de pele em cachorro #alergia em cachorro #cachorro com alergia #como tratar alergias

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up