Animais de estimação para crianças: como escolher o melhor companheiro? Confira nossas dicas e veja qual pet é mais adequado para seu filho!
Animais de estimação para crianças: como escolher?
Escolher animais de estimação para crianças pode parecer desafiador, mas na verdade é super divertido. Confira nosso artigo e veja as dicas!
Por Andréia Regeni -
24 de novembro de 2023
Os animais de estimação são uma dádiva em nossas vidas. Ter o privilégio de crescer ao lado de um pet nos torna seres humanos mais empáticos e felizes. Se você teve esta oportunidade quando criança, com certeza deve se lembrar de bons momentos junto com ele: brincadeiras, passeios, travessuras e muito carinho.
Qual a melhor idade para ter um animal de estimação na infância?
Você, mãe, pai, tutor, provavelmente viveu ou viverá aquele momento em que a criança desenvolve o desejo em ter um animal de estimação. Vamos identificar aqui qual o melhor período para agregar um pet na família e apontar quais os animais são os mais adequados para se ter neste período de vida da criança.
A partir dos quatro anos de idade, a criança passa a ter maior consciência de seu corpo: neste momento, ela já aprendeu a andar e passou a ter a coordenação motora e equilíbrio mais desenvolvidos. A comunicação está mais aflorada: ela fala e comunica seus desejos e anseios para outras pessoas. Dessa forma, fica mais fácil e seguro explicar conceitos de responsabilidade com os pets.
Mas mesmo antes dessa idade, os responsáveis pela criança podem apresentar os animais a ela: contar sobre o comportamento, como agem e, sob supervisão, deixá-la em contato com os animais. Visitas a lugares onde eles estejam presentes é uma boa pedida para a sensibilização da criança com este universo, seja em parques e casas de amigos e membros da família que já tenham pets.
Quais as vantagens de um animal de estimação para crianças?
O convívio com animais de estimação promove o aumento do sistema imunológico da criança. Ela passará a ter menos chances de desenvolver infecções e até mesmo doenças respiratórias, como a asma. Segundo estudos da Universidade de Wisconsin – Madison, a probabilidade de uma criança desenvolver alergias respiratórias ao conviver com animais de estimação é 33% mais baixa.
O senso de responsabilidade é adquirido, pois a criança irá desejar a segurança e bem-estar do pet, através de atitudes no dia a dia, como ajudar a alimentá-lo, protegê-lo do frio e calor, levá-lo para passear etc.
Estímulos cerebrais acontecem uma vez que a criança cria truques e brincadeiras para o pet e as repete por diversas vezes. Essa prática ajuda a criança a desenvolver sua capacidade motora.
Sintomas como solidão e ansiedade são reduzidos quando se tem um animalzinho por perto. A troca de carinho e companheirismo ajuda a criança a se sentir mais confiante e mais calma. A Universidade de Oklahoma apontou num estudo divulgado no site do Centers for Disease Control and Prevention, onde 643 crianças de quatro a dez anos foram acompanhadas por 18 meses. A conclusão da pesquisa mostrou que as crianças que convivem com cães de estimação têm menor probabilidade de sofrer de ansiedade infantil.
O aumento da atividade física também é um fator que contribui para o combate ao sedentarismo infantil. Crianças que interagem com seus animais de estimação se movimentam muito mais!
Como escolher um animal de estimação para uma criança?
Essa questão deve ser respondida de acordo com condições como: lugar onde se vive e suas restrições, como espaço, ambientes externos e internos, se há alguma restrição financeira, de saúde, de disponibilidade de tempo. O pet também deve se sentir em casa, então procure alinhar as expectativas da criança com a realidade onde ele viverá.
Melhores animais de estimação para crianças
Cães
Estes animais sabem oferecer muito carinho, são brincalhões e adoram passear. A criança não terá um dia de tédio ao lado de um amigo canino. Sua expectativa de vida é longa, e ele passará por diversos momentos da vida junto com a criança. É importante salientar que alguns cães possuem mais energia que outros e precisam de mais tempo de atividade física. Respeite as necessidades fundamentais do cachorro para o bom convívio de todos.
Gatos
Muito companheiros, os gatos são animais ideais para crianças que passam a maior parte do tempo brincando dentro de casa. Os gatos são extremamente inteligentes e criativos: eles adoram ser estimulados a novas brincadeiras.
Roedores
Porquinhos da Índia, chinchilas, ferrets, coelhos e hamsters demandam cuidados de higiene e atenção a objetos que podem ser roídos, porém são fáceis de cuidar e estimulam o senso de responsabilidade das crianças ao alimentá-los e a manter seus espaços limpos. Por gostarem de alimentos frescos, como legumes e verduras, eles podem influenciar a criança a procurar por uma alimentação mais saudável. Como vivem dentro de casa, o ideal é enriquecer o ambiente para que eles possam brincar e se divertir, seja dentro ou fora da gaiola, o que estimula a criatividade da criança a desenvolver um espaço onde o animalzinho tenha uma vida saudável e ativa.
Peixes
Ideal para pessoas que não podem oferecer muito espaço ao pet, mas podem investir num aquário para que o peixinho, ou peixinhos (essa é uma vantagem – podem ter vários animais convivendo juntos), tenha uma boa vida. De maneira geral, os peixes estimulam a curiosidade na criança e o instinto em conhecer mais sobre estes animais aquáticos e a vida embaixo d’água. Despertam o senso de responsabilidade ao entender que precisam alimentar os pets e limpar seu aquário.
Aves
Se você vive num ambiente com amplo espaço externo, como chácara ou sítio, é interessante optar por pássaros e patos de porte pequeno. Eles possuem senso de companheirismo e também gostam de brincar. Seus cantos e grasnidos podem ser diferentes uns dos outros e despertam a curiosidade da criança em aprender mais sobre o mundo destes animais.
Cuidados com o pet
Independente de qual for a escolha do animal de estimação, seja responsável e oriente a criança sobre os cuidados com o pet. Não deixe de procurar orientação de um médico veterinário sempre que necessário e tenham todos uma vida mais tranquila e repleta de afeto.
Continue em nosso blog e leia mais sobre o tema. Confira a matéria Cachorros podem ficar perto de bebês?
#animais de estimação #animais de estimação para crianças #crianças
Deixe um comentário
Receitas relacionadas