Aprenda a ensinar cães a urinar no lugar certo: dicas e curiosidades.

Aprenda a ensinar cães a urinar no lugar certo: dicas e curiosidades.
índice
  1. Como Educar Cães a Urinar no Local Correto
    1. Demarcação de território e a castração
    2. Xixi por medo
    3. O que fazer quando o cão faz xixi fora do local correto?
  2. Dicas para ensinar o cão a urinar no local correto
  3. Curiosidades sobre cães e xixi

Como Educar Cães a Urinar no Local Correto

Se você é dono de um cão, com certeza já se deparou com a situação de encontrar xixi fora do lugar indicado. Essa é uma queixa comum entre os donos de filhotes de cachorro macho, que quando entram na fase adulta, começam a demarcar território urinando por todo lado. Mas, afinal, como ensinar os cães a urinar no local correto? Nessa postagem, vamos abordar esse tema de forma completa e esclarecedora.

Demarcação de território e a castração

É natural e instintivo para os cães machos demarcarem território urinando em lugares que frequentam. Isso acontece porque, para eles, o xixi é uma forma de comunicar e estabelecer hierarquia com outros cães. Por isso, é comum ver um cão urinar em um cantinho na rua e, em seguida, outro parar, cheirar e urinar por cima.

Essa atitude é mais comum em cães machos não castrados, pois com a castração há uma diminuição do hormônio masculino e, consequentemente, uma menor necessidade de demarcação de território. A castração é uma cirurgia simples e de recuperação rápida, que deve ser feita por um médico veterinário de confiança. Além de ajudar a resolver esse problema, a castração também traz outros benefícios para a saúde do animal.

Xixi por medo

Alguns cães podem fazer xixi pela casa quando estão amedrontados com alguma coisa, como uma explosão de fogos de artifício ou situações novas e assustadoras. Nesse caso, é importante entender que os cães “entendem” o mundo de forma diferente dos humanos e, por isso, reagem de maneira instintiva. A bronca é a pior atitude nesse caso, pois pode agravar a situação.

Para evitar que o cão faça xixi por medo, é importante seguir as dicas que foram ensinadas anteriormente em “Cães e o Medo das Bombas e Fogos de Artifício no Réveillon”. Além disso, é importante evitar que o cão seja exposto a situações que o deixem amedrontado, até que ele se acostume e não sinta mais medo.

O que fazer quando o cão faz xixi fora do local correto?

Nos casos em que o cão faz xixi fora do local correto, é importante evitar brigas e broncas, pois elas podem piorar a situação. O mais importante é limpar o local o mais breve possível, utilizando um eliminador de odores para higienizar a área.

Em seguida, é importante analisar e entender o motivo do cão estar fazendo xixi fora do local correto. Se possível, adestrar o animal para usar um banheiro para cães ou um tapete higiênico. No caso da demarcação de território, a castração do animal pode ajudar a resolver o problema.

Dicas para ensinar o cão a urinar no local correto

  • Estabeleça uma rotina de horários para levar o cão para fazer xixi;
  • Escolha um local específico para o cão fazer suas necessidades;
  • Utilize reforços positivos, como petiscos e elogios, quando o cão fizer xixi no local correto;
  • Não brigue ou castigue o cão quando ele fizer xixi fora do local correto;
  • Evite deixar o cão sozinho por longos períodos, pois ele pode acabar fazendo xixi por não conseguir segurar;
  • Se o cão for filhote, é importante ter paciência e entender que ele ainda está aprendendo;
  • Utilize um spray repelente no local onde o cão não deve fazer xixi;
  • Lembre-se sempre de limpar o local onde o cão fez xixi com um eliminador de odores;
  • Se o cão continuar fazendo xixi fora do local correto, é importante consultar um médico veterinário para verificar se não há nenhum problema de saúde;
  • Se possível, castrar o cão para diminuir a demarcação de território.

Curiosidades sobre cães e xixi

Para complementar o conteúdo, separamos algumas curiosidades sobre cães e xixi:

  • Cães possuem uma glândula olfativa na base de suas patas que é ativada quando eles fazem xixi, permitindo que eles identifiquem o território de outros cães;
  • Os cães possuem um “mapa olfativo” que é atualizado constantemente com informações sobre outros cães e lugares que eles visitam;
  • Cães machos levantam a perna para fazer xixi para demarcar território e para que o cheiro atinja uma área maior;
  • Cães podem sentir o cheiro de xixi a uma distância de até 1,5 km;
  • Em média, um cão adulto faz xixi de 3 a 5 vezes ao dia;
  • Cães também podem fazer xixi por excitação, como quando recebem carinho ou estão brincando;
  • Cães podem controlar a quantidade de xixi que fazem, liberando mais ou menos dependendo da situação.

Com essas informações, esperamos ter ajudado a entender melhor sobre como educar cães a urinar no local correto. Lembre-se sempre de ter paciência e utilizar reforços positivos durante o processo de ensinar o cão. E, se tiver alguma dúvida ou problema, não hesite em consultar um médico veterinário de confiança.

Não se esqueça de compartilhar essa postagem com outros donos de cães que possam ter interesse no assunto. Até a próxima!

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up