"Cachorro calmo: dicas para ensinar seu pet a ficar tranquilo e comportado!"

índice
  1. Cachorro calmo: como ensinar meu cão a ficar mais calmo e tranquilo?
    1. A lei da recompensa
    2. A lei do aumento do comportamento
  2. Como deixar seu cachorro calmo?
    1. Energia acumulada
    2. Recompense o comportamento calmo
    3. Selecionando os comportamentos desejados
  3. Dicas extras para um cachorro mais calmo
    1. Proporcione momentos de brincadeira e diversão
    2. Treine o seu cachorro
    3. Estabeleça uma rotina
    4. Evite estímulos desnecessários
  4. Conclusão

Cachorro calmo: como ensinar meu cão a ficar mais calmo e tranquilo?

Você já se perguntou como seria ter um cachorro calmo e tranquilo em casa? Muitas vezes, vemos nossos amigos de quatro patas agitados e cheios de energia, e ficamos nos perguntando como podemos ensiná-los a se comportar de forma mais calma e equilibrada. A boa notícia é que isso é totalmente possível e pode ser alcançado através de adestramento e do entendimento de algumas leis básicas do comportamento canino.

A lei da recompensa

Antes de mais nada, é preciso entender uma lei fundamental do aprendizado: “Todo comportamento que existe, acontece porque é recompensado”. Isso significa que tudo o que o cachorro faz é motivado por alguma recompensa, seja ela um carinho, um petisco, um passeio ou até mesmo a atenção do dono.

Portanto, é importante que a família esteja atenta ao que recompensa o cão em determinadas situações. Por exemplo, se o cachorro pula na porta para receber o dono, e o dono dá atenção e carinho nesse momento, o cão vai entender que esse comportamento é recompensado e vai continuar fazendo isso sempre que quiser atenção. Da mesma forma, se o cachorro late na mesa do almoço e recebe um petisco para se acalmar, ele vai entender que latir é um comportamento recompensado e vai continuar fazendo isso sempre que quiser um petisco.

Por isso, é importante observar e entender o que motiva o seu cão a ter determinados comportamentos e mudar a forma como a família reage a esses comportamentos.

A lei do aumento do comportamento

Outra lei importante do comportamento canino é a seguinte: “Todo comportamento que é recompensado, aumenta”. Isso significa que, se algo funciona para o cachorro ter o que deseja, ele vai repetir esse comportamento cada vez mais e de forma mais intensa.

Por exemplo, se o cachorro pula na porta e recebe atenção do dono, ele vai entender que esse comportamento funciona para receber atenção e vai pular cada vez mais alto e de forma mais intensa. É importante ter isso em mente para entender como ensinar o cachorro a ficar mais calmo e tranquilo.

Como deixar seu cachorro calmo?

Agora que você já entendeu as leis do comportamento canino, vamos às dicas para ensinar o seu cachorro a ficar mais calmo e tranquilo.

Energia acumulada

Um ponto importante a ser levado em consideração é que não adianta querer que o seu cachorro seja calmo se ele estiver com energia acumulada. Assim como as crianças, os cães precisam gastar energia física, mental e social para se manterem equilibrados.

Por isso, é fundamental proporcionar atividades para o seu cachorro, como caminhadas, brincadeiras, jogos de inteligência e interação com outros cães. Isso ajuda a canalizar a energia do seu pet de forma saudável e a evitar comportamentos indesejados.

Recompense o comportamento calmo

Lembra da lei da recompensa? Agora é hora de colocá-la em prática. Quando o seu cachorro estiver calmo e tranquilo, dê atenção a ele, faça carinho, dê um brinquedo ou um petisco. Isso vai reforçar o comportamento calmo e fazê-lo entender que esse comportamento é recompensado.

Além disso, é importante evitar recompensar comportamentos indesejados, como pular, latir ou morder, pois isso só vai reforçar esses comportamentos.

Selecionando os comportamentos desejados

Com o tempo, o seu cachorro vai entender que ficar calmo e tranquilo é um comportamento recompensado e vai passar a oferecê-lo com mais frequência. Nesse momento, é importante selecionar quais comportamentos você deseja recompensar.

Por exemplo, quando você chega em casa e o seu cachorro está eufórico, em vez de fazer folia com ele, espere até que ele se acalme e só então interaja com ele. Isso vai ensiná-lo que ficar calmo é a forma de receber atenção e recompensas.

O mesmo vale para situações como a hora da comida, em que o cachorro fica agitado e latindo. Espere até que ele se acalme para colocar a comida no pote. Isso vai ensiná-lo que latir não é uma forma de conseguir comida.

Dicas extras para um cachorro mais calmo

Aqui vão mais algumas dicas para ajudar o seu cachorro a se manter calmo e tranquilo:

Proporcione momentos de brincadeira e diversão

Assim como as crianças, os cães também precisam de momentos de diversão e brincadeira. Por isso, reserve um tempo do seu dia para brincar e interagir com o seu pet, seja através de jogos de inteligência, brincadeiras de jogar e buscar ou simplesmente correndo pelo quintal. Isso vai ajudar a gastar energia física e a deixar o seu cachorro mais calmo no restante do dia.

Treine o seu cachorro

Além de ser uma forma de estabelecer uma comunicação clara e eficiente com o seu cachorro, o treinamento também ajuda a deixá-lo mais calmo e equilibrado. Ao ensiná-lo comandos básicos, você está estimulando a mente do seu pet e também estabelecendo uma hierarquia, o que é importante para o bem-estar do cão.

Estabeleça uma rotina

Cães são animais de hábitos e gostam de ter uma rotina estabelecida. Isso ajuda a mantê-los mais calmos e previsíveis. Tente manter horários fixos para as refeições, passeios e brincadeiras, assim o seu cachorro vai se sentir mais seguro e equilibrado.

Evite estímulos desnecessários

Se o seu cachorro fica agitado quando você assiste TV ou quando alguém toca a campainha, tente evitar esses estímulos desnecessários. Desligue a TV quando não estiver assistindo e coloque uma plaquinha pedindo para que as visitas não toquem a campainha, por exemplo.

Conclusão

Ensinar o seu cachorro a ficar mais calmo e tranquilo pode parecer uma tarefa difícil, mas com paciência e dedicação é totalmente possível. Lembre-se sempre de reforçar os comportamentos desejados e evitar recompensar comportamentos indesejados. Com as dicas apresentadas nesse artigo, você poderá ter um cachorro mais equilibrado e feliz em casa.

E você, tem alguma dica para ensinar o seu cachorro a ficar mais calmo e tranquilo? Compartilhe com a gente nos comentários!

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up