Cachorro vira-lata: descubra tudo sobre essa raça amada e popular no Brasil!

Cachorro vira-lata: descubra tudo sobre essa raça amada e popular no Brasil!

Cachorro vira-lata: conheça mais sobre esse querido pet
Os cães SRD (Sem Raça Definida) são os mais populares no Brasil, e encantam com seu temperamento amigável e simpático.

Por YesPets -
26 de abril de 2024

Quem resiste aos encantos do cachorro vira-lata? Esse pet é o cão mais popular dos lares brasileiros e encanta a todos com seu temperamento dócil, brincalhão e amigável. Por isso, se você está interessado em adotar um SRD (Sem Raça Definida), continue neste post, pois te contaremos mais detalhes sobre esse bichinho!

Quantos anos vive um cachorro vira-lata?
Existem diversos tipos de cachorro vira-lata, o que também faz com que sua expectativa de vida seja variável. SRDs de porte grande tendem a viver menos do que os de porte pequeno, por isso não há um padrão, mas o tempo varia entre 10 a 16 anos, podendo ser mais ou menos, dependendo do seu porte.
Cães gigantes podem viver até menos do que 14 anos, já que a expectativa de vida deles gira em torno dos 10 anos.
Lembrando que vários fatores podem interferir no tempo de vida do cachorro, como doenças, alimentação, rotina de exercícios e tudo aquilo que impacta em sua qualidade de vida. 
Saiba como calcular a idade de um cachorro vira-lata 
Aposto que você já ouviu falar que cada ano de vida do cachorro equivale a sete anos na idade humana. Esse é um mito bem antigo, da época em que a expectativa de vida, tanto dos humanos quanto dos pets, era menor. 
Esse mito não faz sentido, já que um cachorro com um ano de idade, dependendo da raça e porte, é considerado adulto, bem diferente de um humano com sete anos, que ainda é uma criança. 
Os cães amadurecem bem mais rápido do que os humanos, sendo que, segundo a Associação Americana de Medicina Veterinária, uma forma de calcular a idade canina seria a seguinte:

A estimativa é de que o primeiro ano de vida de um cachorro de porte médio equivale a 15 anos humanos;
O segundo ano equivale, em média, a nove anos humanos;
E, depois disso, cada ano humano seria de aproximadamente cinco anos para um cachorro.

Lembrando que esses dados podem variar, pois o peso e o porte fazem diferença na hora de calcular a idade do cachorro vira-lata.
Para te ajudar, deixamos aqui uma tabela prática para você conferir a idade do seu cachorro em “anos humanos”:

IDADE HUMANA DOS CACHORROS

 

Tamanho do cachorro
Pequeno
Médio
Grande
Gigante

Idade do cachorro

Idade
humana

1 ano
15
15
15
12

2
24
24
24
22

3
28
28
28
31

4
32
32
32
38

5
36
36
36
45

6
40
42
45
49

7
44
47
50
56

8
48
51
55
64

9
52
56
61
71

10
56
60
66
79

11
60
65
72
86

12
64
69
77
93

13
68
14
82
100

14
72
78
88
107

15
76
83
93
114

16
80
87
99
121

Quais são os tipos de cachorro vira-lata?
Desde os cães pequenos até os grandes, existe uma variedade incrível de SRDs para adotar. Existem diversos tipos de cachorro vira-lata, sendo que, no Brasil, um dos mais comuns e populares é o caramelo. 
Como treinar um cachorro vira-lata?
Cães vira-latas são inteligentes e treináveis como qualquer outra raça. Por isso, o modo mais indicado de adestrar o seu SRD, assim como todos os outros cachorros, é por meio do reforço positivo.
O método é baseado em reforçar os comportamentos desejáveis por meio de estímulos positivos, ou seja, quando o pet fizer algo correto, você irá recompensá-lo com um petisco, carinho, brinquedo ou elogio, por exemplo. O objetivo é que ele associe aquela resposta a algo bom. 

Como saber se um cachorro é vira-lata? 
Não é tão difícil descobrir se um cachorro é vira-lata, já que uma de suas características é justamente não ter uma origem exata. A partir do momento em que o pet é fruto de uma mistura de raças, ele é um SRD – com exceção dos casos em que a mistura é feita sob um estudo em laboratório visando um melhoramento genético e resultando em uma raça, como é o caso do Labradoodle (Labrador + Poodle), por exemplo. 
Em caso de dúvida, você pode conversar com um médico-veterinário, que poderá te ajudar a descobrir a possível origem do pet. 
Vale destacar que caso o cachorro não tenha um certificado de pedigree, as chances dele ser um vira-lata são maiores, já que esse é o documento que atesta a pureza da raça do pet. 
Caso os pais do cachorro tenham registro de pedigree, ele também poderá ter, pois sua linhagem já certificada irá comprovar sua pureza. 
Se você acredita que o seu cachorro é de raça, mas ele não possui um registro de pedigree, você pode solicitar uma avaliação de registro inicial no Kennel Club mais próximo da sua região.  
A avaliação é feita por árbitros qualificados que irão determinar se o cão pode ou não emitir o pedigree de registro inicial. Em caso de avaliação negativa, a raça do cachorro não pode ser reconhecida, fazendo dele um SRD.
Como saber o porte do cachorro vira-lata 
Quando adotamos um vira-lata filhote, um dos grandes questionamentos é sobre qual tamanho ele ficará quando chegar na fase adulta. Pode ser um pouco complicado prever corretamente essa informação, já que, na maioria das vezes, não sabemos o tamanho dos pais para ter uma noção. Porém, existem duas formas que podem te ajudar a chegar no resultado mais próximo. 
O primeiro modo é analisando o tamanho das orelhas e das patas. Elas são desproporcionais se comparadas ao corpo do cachorro? Se a resposta for positiva, então é bem capaz que ele ainda cresça bastante. 
Outro jeito é fazendo um cálculo que ajudará a prever quanto (em média) o cachorro irá crescer no período de um ano. Confira:

Pese o filhote de vira-lata para descobrir seu peso exato;
Divida o peso pela idade (em semanas) do cachorro;
Depois, multiplique o resultado por 52 (número de semanas em um ano).

Lembrando que cães de porte grande e gigante podem crescer até os dois anos de idade, por isso, o resultado pode variar.

Bônus: curiosidade sobre o cachorro vira-lata 
Os vira-latas são cães cheios de curiosidades. Uma delas é que hoje já é possível descobrir mais sobre a origem de um pet SRD por meio de um teste genético simples, que pode ser feito em casa. 
Essa é uma forma de saber quais raças deram origem ao seu pet, o que facilita entender um pouco mais sobre seu temperamento e características. 

Proteja o seu vira-lata com um Plano de Saúde da Pet!
Apesar dos cães SRD terem uma saúde de ferro, eles também precisam de prevenção e cuidados, assim como todas as raças. Por isso, uma ótima forma de cuidar do seu cachorro é tendo um plano de saúde pet!
Com o Plano de Saúde da Pet, você economiza e simplifica os cuidados de saúde do seu vira-lata. Tenha acesso a uma ampla rede credenciada de pet shops, clínicas e hospitais veterinários para realizar desde consultas de rotina até procedimentos emergenciais. Aproveite nossas condições e proteja hoje o seu pet!

#cachorro #cachorro-vira-lata #raça #Sem-raca-definida #srd #vira lata

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up