"Cães braquicefálicos: tudo o que você precisa saber sobre a síndrome e cuidados com essas raças"
Cães braquicefálicos: tudo o que você precisa saber
Por Beatriz Mario -
17 de janeiro de 2020
Quem não conhece esses cães braquicefálicos, certamente os conhece pelas suas características bastante marcantes: focinhos achatados e curtos, olhos grandes e arregalados, fofura extrema e o dom de conquistar o coração dos brasileiros.
Segundo uma apuração do nosso cadastro pet, dentre as 10 raças mais populares entre os Petrs, quatro são cachorros braquicefálicos: Lhasa Apso, Bulldog Francês, Pug e Shih Tzu. Mas afinal, o que é a condição de braquicefalia?
O que é cão braquicefálico?
A braquicefalia em cachorro é uma conformação diferente nos ossos do crânio, fazendo com que a cabeça fique mais curta do que o normal e que o focinho seja achatado. Um dos fatores que levaram à maior incidência de pets com essa característica foi a interação do homem na criação de novas raças. Isso se deve ao ato de selecionar as características mais desejadas a serem passada para certos exemplares, seja por estética ou melhoramento genético, sem levar em consideração como isso os afetaria.
O focinho curto se tornou o charme de muitos cães e faz com que isso continue sendo difundido. O que muitos não sabem, principalmente quem nunca teve um pet com essa característica, é que eles podem sofrer com várias doenças e condições decorrentes da braquicefalia. Separamos neste post tudo o que você precisa saber sobre pets com essa patologia.
Síndrome do cão braquicefálico
Cães que têm essa anatomia de crânio curto são muito suscetíveis a sofrer da síndrome do cachorro braquiocefálico, levando a problemas respiratórios. Os principais sintomas dessa síndrome são respiração ruidosa, dispneia, palidez das mucosas, tosse, espirros reversos, alterações vocais, engasgos e intolerância ao exercício. O tratamento consiste em perda de peso e intervenção cirúrgica em alguns casos para correção da estenose de narinas.
Problemas oculares raças de cães braquicefálicos
Como o crânio é mais curto, os olhos são mais arregalados e as pálpebras podem não envolvê-los completamente. Por isso, a grande maioria tem problemas com olho seco e baixa produção de lágrima ou até mesmo com o entupimento do canal lacrimal.
Doenças dentárias em cachorros braquicefálicos
A dentição é irregular, pois o maxilar é recuado, os dentes não têm espaço e crescem em ângulos diferentes, podendo ocasionar doenças dentárias, como hiperplasia de gengiva.
Cuidados com o calor e o sobrepeso
Em dias muito quentes, o aumento da temperatura pode ser perigoso, já que regulação térmica corporal é feita basicamente por meio da respiração. As vias aéreas desses cães são mais estreitas e a regulação da temperatura corporal não é feita adequadamente, aumentando significamente a temperatura do corpo, podendo causar a hipertermia. A transpiração ocorre também pelas “almofadinhas” das patas (os coxins), porém, como as almofadinhas ficam em contato com o chão quente, a transpiração por esse local não é tão eficiente.
Os exercícios para esses cães precisam de monitoramento, principalmente em dias quentes.
O sobrepeso também favorece ao aumento da temperatura corporal do cachorro, fazendo com que dificulte a mobilidade e piorando o quadro respiratório, portanto, mantenha a dieta desses pets sempre em dia!
Os cães braquicefálicos podem andar de avião?
Os cães braquicefálicos não podem andar de aviões. Isso acontece pela dificuldade de respirar em ambientes frios e secos, assim como em ambientes muito quentes. A falta de oxigênio pode causar desmaios e até paradas respiratória e cardíaca. Algumas companhias aéreas proíbem que esses cães viagem no compartimento de cargas, pois ela não tem a temperatura controlada. Caso você necessite levar seu pet no avião, sempre consulte um médico veterinário de confiança para uma viagem tranquila e segura.
Dicas e recomendações para cães braquicefálicos
A alimentação de cães braquicefálicos precisa ser saudável e monitora por um médico veterinário.
Em dias quentes, evite passeios ao ar livre, faça brincadeiras dentro de casa durante o dia e só leve ele para fora ao anoitecer.
Caso note seu cão muito ofegante, leve-o para um lugar com sombra e umedeça ele com água corrente lentamente para não causar choque térmico.
A água no passeio é muito importante, certifique-se que ele vai ter disponível durante a brincadeira ou leve seu potinho de casa com uma garrafa d’água.
Se seu pet for um peludinho, consulte um profissional para saber se tosar é uma boa opção. Tirar o excesso de pelos, em alguns casos, pode ajudar a controlar a temperatura corporal.
Sempre leve-os ao médico veterinário a cada seis meses para check-ups, mesmo que não tenha nada de errado, pois diagnosticar doenças precocemente ajuda muito a ter um prognóstico positivo.
Principais raças de cães braquicefálicos
Pug
Boston Terrier
Bulldog Francês
Pequinês
Boxer
Shih Tzu
Dogue de Bordeaux
Agora que você já sabe tudo sobre cachorros braquicefálicos, visite o Blog da Pet para mais conteúdos sobre saúde canina.
##braquicefalia #cachorro
Deixe um comentário
Receitas relacionadas