Cão de caça: conheça 20 raças caçadoras

Cão de caça: conheça 20 raças caçadoras

Cão de caça: conheça 20 raças caçadoras
A chance de você ter um cão de caça em casa e nem saber é alta! Neste post, você vai conhecer 20 das principais raças de cães que foram criadas especificamente para caçar!

Por YesPets -
7 de maio de 2020

Já parou para pensar que exemplares da raça do seu peludo foram exímios caçadores há centenas de anos? Afinal, é difícil imaginar que um cãozinho tão fofo e amigável era utilizado para perseguir e rastrear outros animais. Conheça alguns exemplos de raças de cão de caça que se tornaram cachorros de companhia!

20 raças de cães de caça
Muitas raças foram desenvolvidas especialmente para a prática da caça. Porém, com o passar do tempo, esses cachorros cavaram um lugarzinho especial no coração de muitas pessoas que, há muito tempo, não vivem mais sem um pet dentro do lar.
Você sabe quais cães eram conhecidos antigamente principalmente pelas habilidades de caça? Listamos 20 das raças de cachorro de caça mais populares no Mundo. Continue a leitura e confira a seguir:
Labrador Retriever
Desenvolvido no século XIX, no Canadá, o Labrador Retriever é um dos cães mais famosos do Mundo. Sempre amorosa, fiel e inteligente, a raça se destaca nos dias atuais como cão de companhia, porém, era muito utilizada há décadas como cão de caça, ou melhor, “cão de pesca”.
Quem conhece um Labrador sabe que ele é ótimo em tudo que faz, seja como cão policial ou como guia para pessoas deficientes visuais, por exemplo. Para fins de caça, o nível de excelência desses cães também sempre foi muito alto: eles eram utilizados por pescadores na Ilha de Terra Nova, local onde surgiram, para ajudar a trazer as redes de pesca das águas extremamente frias e congelantes para a terra.

Beagle
Alegres, enérgicos e comilões: essas são umas das características principais dos Beagles, que possuem um passado ligado diretamente à caça. Antes, essa raça de cachorro de caça, que é conhecida especialmente pela paixão por farejar, e utilizava essa especialidade para caçar coelhos e lebres, mas nos dias atuais utiliza essa artimanha para buscar o que mais ama: comida!
Apesar de ocupar apenas a 72° posição do ranking dos cães mais inteligentes do Mundo, de Stanley Coren, a raça é muito esperta e aprende comandos facilmente – ainda mais se estiver munido de comida ou algum petisco que o cão adore.

Dachshund
Se engana quem acha que apenas cães de médio ou grande porte eram utilizados como cachorro para caça. Mais conhecido como “Salsicha”, o Dachshund ganhou fama na Alemanha, na Idade Média, graças a sua estrutura que o permitia alcançar animais dentro das tocas, principalmente raposas e texugos. 
Apesar dessa habilidade, a raça começou a tomar conta dos lares como cão de companhia por volta de 1800. Anos depois, ela chegou aos Estados Unidos, onde foi registrada oficialmente pelo Kennel Club. Todavia os “salsichas” perderam parte da sua popularidade por serem associados aos alemães, na época da Segunda Guerra Mundial. Essa impopularidade durou pouco, já que, hoje em dia, o Dachshund é uma das raças mais conhecidas do Mundo.

Maltês
Criado no ano de 500 a.C., na República de Malta, pode ser difícil de acreditar que o Maltês, um pet tão fofo e amigável como esse, era usado como cão de caça. Ele era bastante popular como “rateiro”, isto é, a função inicial dele, que era de caçar ratos e outros roedores.
Exemplares da raça são apontados por muitos como o mais antigo de todos os cães do tipo “toy” (miniatura) da Europa. Antigamente, eles eram conhecidos como “Maltese Terrier”, por suas ótimas atribuições como caçador de roedores.

Poodle Gigante
Criado na Alemanha, por volta do século XVI, o Poodle Gigante é conhecido especialmente por ser muito fiel à família e extremamente esperto, estando entre os mais inteligentes do mundo canino.
Mesmo sabendo que a raça possui algumas variações, saiba que a versão gigante é a original. Com um porte firme e atlético, o Poodle foi criado principalmente para ser um cachorro para caça de aves aquáticas – isso explica o porque eles adoram perseguir objetos e praticar muitas atividades na água.

Cocker Spaniel Inglês
Conhecido atualmente por sua beleza, o Cocker Spaniel Inglês era popular antigamente como um dos melhores cães de caça, isto é, ele afugentava aves, como galinhas e faisões, para os caçadores, recolhendo o animal abatido, seja na terra ou na água.
A raça ganhou popularidade em meados do século XVIII, na Grã-Bretanha, quando conquistou o coração de muitos caçadores com suas incríveis habilidades de busca e caça.

Pointer
Os Pointers são cães cheios de energia, agilidade e ótimos para corridas, ou seja, possuem qualidades incrííííííiveis para uma boa caçada! Não só para isso, mas também como companheiro, muito além de somente no trabalho. 
No passado a raça caçava juntamente com outros cachorros. Seu papel, como o nome sugere, era de apontar a caça para que outros cães a capturassem. Após 1700, com a popularização da caça de aves, o Pointer ficou ainda mais famoso como cachorro para caça.

Springer Spaniel Inglês
Para quem quer um parceiro perfeito para ser companheiro e um ótimo caçador, o Springer Spaniel Inglês é uma raça de cachorro de caça que vai te conquistar! Os cachorros da raça Springer Inglês têm o corpo forte e musculoso, e foram criados dessa forma para caçarem com os humanos, pelos quais a raça tem muito apreço e anseio em agradar. 
O cão foi desenvolvido para que durante a caça, ele levantasse a presa para ser caçada. Assim como o Pointer, podia trabalhar juntamente com outros cães. Hoje em dia essa raça, além de localizar e levantar a presa, traz o abate para a mão do caçador. 

Weimaraner
O Weimaraner de caça encanta não somente os tutores com sua enorme simpatia, mas também os caçadores, já que é um cachorro cheio de educação, obediência, paixão por caça e uma beleza incríveeeel – sua pelagem cinza brilhante é um charme. 
Essa raça foi criada no início do século XIX e era usada por caçadores para caçar animais de grande porte como ursos, leões da montanha e lobos. Conforme a população desses predadores diminuiu, o cão passou a ajudar na caça apontando e recuperando a ave abatida. 

Schiller Stovare
São cães de caça muito inteligentes, ágeis e obedientes, usados para caçar, principalmente, raposas e lebres. Podem ser criados como pet de família, já que são muito gentis com crianças e se adaptam facilmente ao ambiente familiar. 
Foram desenvolvidos no final dos anos 1800, quando o fazendeiro sueco Per Schiller, um caçador e pintor apaixonado por pintar cães, decidiu que queria um cão ágil e que farejasse muito bem lebres e raposas, até mesmo na neve. Foi desse desejo que ele criou a habilidosa raça Schiller Stovare. 
Braco Alemão de Pelo Curto
Quer um cachorro que seja bom em esporte ou caça? Então você precisa conhecer o Braco Alemão de pelo curto, que é extremamente talentoso em ambas  atividades. Em busca de um cão ágil, versátil e companheiro, os criadores criaram essa raça no final de 1800. Esses cães eram usados para caçar diversos animais, como aves, guaxinins, coelhos e veados. 
São cachorros com instinto de caça muito aflorado, podendo caçar, apontar e recuperar. É um peludo cheio de energia, portanto, se quiser ter um, precisa garantir uma rotina diária de muuuitos exercícios e brincadeiras. Se preferir, pode praticar esportes com o Braco Alemão, pois eles se destacam em praticamente todos!

Jack Russell Terrier
A raça foi criada no século XIX por John Russell, que estava em busca de um cão para correr junto aos seus foxhounds (que já vamos falar sobre) para caçar raposas e pequenos animais em tocas. Esses pequenos são muito curiosos, valentes,  encantadores, corajosos e espertos. 
Como um bom cão de caça, o Jack Russell Terrier pode tentar caçar animais menores, por isso, muito cuidado em casa se tiver um hamster, por exemplo. Esses cachorros de caça são cheeeeios de disposição. O que eles não têm de tamanho, têm de energia. Portanto, se for ter essa raça, reserve um tempo para muita brincadeira! 

Bloodhound
O Bloodhound é uma das melhores raças quando o assunto é faro, que o faz ser uma incrível raça de cachorro de caça. Esses cães são ótimos para realizar buscas, e apesar de não aparentarem, são muito ativos e podem farejar por horas incansavelmente. 
Esses cães de caça são conhecidos também como “Cão de Santo Humberto”, pois são descendentes dos sabujos de cor preta ou preto e fogo, que trabalhavam para o monge Humberto, que mais tarde tornaria-se bispo e posteriormente canonizado como padroeiro dos caçadores. No passado a raça era muito elogiada por caçar javalis com muita resistência. Porém, até hoje o Bloodhound tem essa reputação, já que graças ao seu talento para buscar humanos, eles são os “queridinhos” de muitos policiais. 

Bluetick Coonhound 
Com o Bluetick é oito ou 80. Quer um pet que possa ser calmo, mas que, ao mesmo tempo, tenha um espírito de exímio caçador? É ele! O bluetick é especialista em caçar pequenos animais, como guaxinins. Além de um perfeito cachorro para caça, ele também é ótimo dentro do ambiente familiar, se dando muuuuito bem com crianças e outros animais de estimação. 
Esses cães são incríveis caçadores noturnos, e possuem um físico capaz de os ajudar nisso. O Bluetick, quando saudável, é bem musculoso e se movimenta com elegância. Apesar de adorarem ficar descansando, uma sessão de passeio bem longa para explorar novos lugares é super bem-vinda! 

Setter Inglês
O Setter Inglês é um ótimo cão para caça, mas sabia que ele também é um pet excelente para a família? Ele é doce e muuuuito amigável, uma companhia perfeita para crianças. Se em sua origem eles eram usados para caça de aves, hoje são estão muito presentes dentro das casas, fazendo parte de famílias.
Além de apaixonados pelos tutores, esses cães são alertas e prontos para defenderem quem amam. O setter inglês, além de ser um cão de caça, tem muito amor por esportes. Por isso, ter um cão dessa raça é também ter uma rotina com corridas e longas caminhadas. 

Foxhound Americano
Dependendo da cor, você pode até confundi-los com um Beagle, mas são diferentes, principalmente quando se fala de sua velocidade. Esses cães são ágeis e podem passar horas correndo atrás de uma presa. Por serem grandes caçadores – e por dificilmente desviarem o foco quando sentem o cheiro de uma presa –  é preciso prestar atenção em onde se passeia com ele para a segurança dele e de outros animais menores que estejam nas redondezas. 
Quem ajudou a criar a raça foi quem também ajudou a “criar” os EUA: George Washington. O ex-presidente dos Estados Unidos era um grande apaixonado por caçar raposas, e foi dessa vontade que ele resolveu ajudar na criação de uma raça a altura dessa atividade: os foxhounds. A raça foi aprimorada até se tornar o legítimo Foxhound Americano. 

Basset Hound
Independentes, ótimos farejadores e encantadores. Os bassets com seu jeito simples e pacato guardam uma ótima habilidade: a de ser um cachorro bom de caça. Quando a raça foi criada no século VI na França, seu propósito era caçar pequenos animais, como coelhos e faisões. 
Esses baixinhos são amigáveis, não somente com pessoas adultas, mas crianças também. O Basset é suuuper apaixonado por caça – principalmente usando seu faro. Por isso, se quer dar um momento de muita alegria, leve ele para farejar um parque. 

Spinone Italiano
O Spinone Italiano é uma raça muito antiga, que ficou conhecida pelos seus vários potenciais. São grandes companheiros de caça, seja no campo ou seja na água, eles caçam com uma energia que até parece sem fim. A versatilidade está no sangue dessa raça.
Seu objetivo inicial era de ser um companheiro de caça nos grandes alpes italianos, mas hoje, ele vai muito além em suas funções. O griffon italiano – como também é conhecido – é super dócil com outros cães e crianças. Animais menores, como gatos e coelhos, podem ser vistos como presas para o spinone, por isso, é preciso ter cuidado ao juntar os dois no mesmo local. 

Perdigueiro Português
O Perdigueiro Português é de origem da Península Ibérica, sendo descendente do Perdigueiro Peninsular, um antigo ancestral de várias raças de aponte. Naturalmente o cão evoluiu, e foi capaz de se adaptar a diversos tipos de terreno e clima, o que o tornaram um caçador ainda melhor.
Essa raça de cachorro de caça tem um incrível dom de concentração, podendo ficar horas focando no que deseja caçar. Hoje em dia o Perdigueiro Português pode ser visto em Portugal sendo usado para caçar aves. Ele também se adapta perfeitamente como membro da família, pois se trata de um pet super carinhoso e dócil com seus tutores e crianças. 

Setter Irlandês
Mais um incrível caçador da nossa lista de raças de cachorro de caça é o Setter Irlandês. Esses cães chamam a atenção pela alegria e sua linda pelagem ruiva. A raça é vigorosa e atlética, e graças as suas longas pernas, são bem velozes. 
O Setter Irlandês foi originalmente criado para caçar aves com seu ótimo olfato, trabalhando junto a falcões treinados e caçadores com redes. Isso foi antes das armas de fogo serem inventadas, já que hoje é possível ver esses cães caçando juntamente com caçadores e seus rifles. 

Você já viu ou conhece algumas dessas raças de cão de caça? Comenta aqui pra gente! Aproveite para conferir mais conteúdo sobre raças de cães em nosso blog!

#cacadores #cachorro #cao-de-caca #pet #YesPets #raca-de-caca

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up