Como desengasgar cachorro: saiba identificar e agir em casos de engasgo | Petlove
Como desengasgar cachorro: saiba o que fazer
Saiba identificar os sinais de engasgamento, como agir, e aprenda a realizar os primeiros socorros para salvar a vida do seu pet.
Por Andréia Regeni -
19 de dezembro de 2023
Saiba como desengasgar cachorro e garantir os primeiros socorros do seu pet
Ter filhos de quatro patas nos traz grandes emoções! Quem nunca flagrou seu cachorro comendo algo improvável, seja em casa ou no passeio, ou presenciou aquele momento de “fúria” na hora de se alimentar, quando o pet acaba muitas vezes nem mastigando a ração corretamente?
Mas o que fazer quando essas ocasiões se tornam uma emergência e precisamos agir rapidamente? O engasgo pode ser uma destas surpresas desagradáveis e precisamos estar atentos, saber como agir de maneira precisa e prestar os devidos socorros.
Anteriormente na Pet – tosse em cachorro idoso: veja o que pode ser! e cachorro tossindo.
Como saber se o cachorro está engasgando?
Assim como os seres humanos, os cachorros possuem uma estrutura na região superior da laringe chamada epiglote – ela impede a passagem de alimentos para o sistema respiratório no momento da deglutição. Quando a epiglote se mantém aberta, os alimentos podem ser direcionados à laringe ao invés de seguirem pelo esôfago, até chegar no estômago. O organismo reage na tentativa de expelir o objeto, causando o desconforto do engasgo.
Os sinais de que o cachorro está engasgando são bem aparentes, mas precisamos reconhecer o desconforto assim que ele surgir para ajudar nosso pet.
Tosse curta e seca, dificuldade em respirar, uivos, choro, salivação excessiva, vômito, febre, movimentos inquietos com a pata em direção à boca, como uma tentativa de remover o que existe ali dentro, gengiva azulada ou esbranquiçada e, em casos graves, desmaio, estão entre os principais sintomas de engasgo.
Cachorro engasgado: o que fazer?
Ao notar sinais de agitação, tosse ou qualquer outro sintoma citado acima, aja rapidamente.
Se você tem acesso ao médico veterinário próximo a você, não hesite em levar o cachorro para ser prontamente atendido.
Para alívio do caso, podemos realizar algumas manobras de primeiros socorros. Com muito cuidado, abra a boca do seu pet e use o seu dedo indicador como um “anzol”, ou seu dedo mindinho, caso seu cachorro seja pequeno, para retirar o objeto/alimento que está obstruindo a via respiratória do cachorro. Use uma lanterna para te ajudar nesta missão e visualizar o que está obstruindo as vias do pet.
Outra alternativa é levantar as patas traseiras do cachorro, a fim de que o próprio animal consiga expelir o objeto.
Após a retirada do que estava causando o engasgo, leve seu cachorro para o médico veterinário checar se está tudo bem com o animal.
Confira como desengasgar seu cachorro:
Ok, e se eu não conseguir retirar o objeto com as mãos ou levantando suas patas? O que fazer? Vamos colocar em prática a famosa Manobra de Heimlich – a mesma usada para casos de engasgo em seres humanos.
A seguir, veja como desengasgar o seu cachorro de acordo com seu porte. Fique atento à intensidade de seus movimentos para não machucar o pet ou provocar fraturas, principalmente em animais pequenos.
Cachorros de pequeno e médio porte
Se o tamanho do seu cachorro permitir que você o pegue no colo, faça isso, posicionando as costas dele sobre o seu estômago, deixando o pescoço erguido e as patas livres.
Cruze as mãos em volta do cão, mantendo os punhos abaixo da caixa torácica, que é onde fica o estômago. Pressione os punhos com muito cuidado em direção à barriga; repita o procedimento por três vezes. Veja se o pet expelir o objeto que o estava engasgando.
Em caso negativo, repita a manobra até conseguir êxito, mas não tarde a encontrar o médico veterinário para te ajudar.
Cachorros de porte grande ou gigante
Quando não é possível manter o cachorro no colo, devemos prosseguir da seguinte maneira:
Coloque o animal no chão, deitado de lado; fique de joelhos atrás do pet e encoste as pernas na coluna dele. Cruze as mãos em volta do corpo do cachorro e, assim como indicado acima, pressione com muito cuidado a região abaixo da caixa torácica; repita o movimento por três vezes ou até que o objeto seja expelido e o cachorro tenha obtido atendimento médico veterinário.
Procure um médico veterinário imediatamente
Caso tenha feito algum procedimento de emergência em casa e conseguido remover o objeto, leve-o mesmo assim a um profissional para examiná-lo corretamente e conferir se está tudo bem com o pet.
Se você não conseguiu retirar o objeto, procure imediatamente um pronto socorro veterinário. O engasgo pode ser uma resposta do organismo onde se instalou objetos simples e fáceis de remover, como também objetos pontiagudos, que podem seguir a caminho do estômago e intestino e causar lesões ou perfurações nas regiões. Fique atento e procure ajuda médica veterinária.
A Pet está ao seu lado para auxiliar em qualquer necessidade com o Plano de Saúde Pet!
Seja em casos de emergência ou uma consulta de rotina, ter um um plano de saúde sempre nos deixa mais tranquilos e seguros. Conheça nossas opções de Plano de Saúde Pet!
A Pet te ajuda a encontrar os melhores médicos veterinários, clínicas e hospitais: confira o nosso Plano de Saúde Pet – já somos o maior plano de saúde para pets do Brasil! Entenda como funciona e escolha hoje mesmo um plano ideal para você, seu pet e seu bolso!
#cachorro engasgado #desengasgar cachorro #Manobra de Heimlich #primeiros socorros
Deixe um comentário
Receitas relacionadas