"Conheça os 7 mascotes da Copa e suas histórias antes do início dos jogos!"
Relembre 7 mascotes da Copa e veja por que esses bichos foram escolhidos
O clima amistoso de torcida vai se instalando com o inicio dos jogos se aproximando, e não teria momento melhor para relembrar os mascotes das copas anteriores e o que eles representavam se não agora! Vem com a gente conhecer um pouco mais da história de cada um deles!
Por Vanessa Santos -
17 de novembro de 2022
O clima amistoso de futebol que une os brasileiros vai se instalando, junto com aquela ansiedade para comemorar o tão sonhado Hexa! Para ajudar a entrar no clima, que tal relembrar alguns dos mascotes da Copa mais populares e o que eles representam?
Os mascotes representam a cultura do País onde os jogos acontecem, além de serem importantes para divulgar o torneio e levar a diversão aos espectadores! Nessa matéria, você vai descobrir mais sobre o mascote da copa 2022 e seus antecessores!
Mascote da Copa 2022
Embora o ano seja do mascote La’eeb – em tradução literal, um jogador super habilidoso – , que vai simbolizar o Qatar como mascote da Copa de 2022 na forma de um ghutra, um lenço muito tradicional no país, vamos voltar um pouco no tempo e destacar os mascotes que representavam animais nos torneios anteriores!
Considerados um símbolo de sorte por alguns, o mascote vem de uma palavra francesa que significa “pessoa ou animal que traz sorte.” Originário de uma Ópera onde uma jovem trouxe boa sorte e foi utilizada como amuleto para as próximas apresentações, hoje em dia, o mascote é muito mais que um símbolo de sorte.
Nas Copas, o primeiro mascote surgiu em 1966, iniciando uma tradição que também gera lucros de publicidade para os Países.
Que tal conhecer um pouco mais sobre os mascotes da Copa que eram representados por animais e já aproveitar para entrar no clima dos jogos com a gente? Continue a leitura e confira a seguir!
Mascote Copa 1966
O primeiro mascote surgiu apenas na Copa de 1996, na Inglaterra. Willie representava um um leão, que é um símbolo típico do Reino Unido e aparece no brasão do País. O criador do mascote, Reg Roye, utilizou a imagem do animal para homenagear seu filho e à nação inglesa.
Mascote Copa 1994
O segundo mascote oficial da Copa a ser representado por um animal surgiu nos jogos de 1994, onde os Estados Unidos da América sediou a décima quinta edição. Na época, o cão chamado “Striker”, – em português atacante – foi escolhido como mascote do torneio.
O cachorro foi escolhido por ser o pet mais popular na época, com o intuito de chamar a atenção de um público maior para o campeonato, principalmente as crianças.
Mascote Copa 1998
A escolha do mascote da França na Copa de 1998, o famoso galo azul chamado Footix, foi baseada em uma figura representativa para o País: o galo. A imagem já ocupou locais de destaque como selos e até na moeda francesa, e hoje estampa o escudo da seleção.
O nome do galo azul nasceu de uma junção de “Football” com “Asterix”, nome de um popular personagem de desenho animado na França.
Mascote Copa 2006
O mascote da Copa de 2006, na Alemanha, retomou ao design mais tradicional e escolheu um mascote inspirado em um Leão. A escolha foi um pouco criticada, já que não é um animal símbolo da pátria.
Diferente dos mascotes anteriores, o mascote Goleo não era um desenho digital, mas sim um urso de pelúcia que estava sempre acompanhado de uma bola falante. O nome foi criado por meio de uma junção da palavra “gol” e “leo”, que é a palavra latina para leão.
Mascote Copa 2010
O Zakumi, mascote da Copa 2010 escolhido pela África do Sul, é um Leopardo, em homenagem a um dos animais selvagens mais comuns encontrados no País.
As características do personagem são marcadas pelo seu cabelo e olhos verdes, que foram tingidos para se camuflar em meio ao campo de futebol.
Mascote Copa 2014
Quem não lembra do mascote na nossa Copa? Nosso eterno Fuleco foi o mascote de 2014, representando nosso país e homenageando o Tatu-bola, animal típico da fauna brasileira ameaçado de extinção.
O Fuleco deu o que falar na imprensa e nas redes sociais e fez muito sucesso durante os jogos de 2014, comunicando a importância do meio ambiente e da ecologia!
Mascote Copa 2018
Já o mascote da Copa de 2018, sediada pela Rússia, foi escolhido por voto popular e se chama Zabivaka, que traduzido significa “aquele que marca o gol”.
O mascote da Copa de 2018 representa os Lobos Cinzentos, espécie extinta em grande parte da Europa Ocidental, México e parte dos EUA.
Deu pra entrar no clima de Copa conhecendo um pouco mais sobre a história dos mascotes? Agora é só se preparar para os jogos e torcer bastante para o nosso Hexa vir aí! Confira nosso outro post para ajudar a proteger o seu pet dos fogos de artifício!
#Copa #futebol #jogos #mascotes
Deixe um comentário
Receitas relacionadas