Descubra as 6 raças de gato com pelo cacheado e encante-se com esses felinos exóticos e amorosos! Conheça suas origens e características.
Gato cacheado: conheça 6 raças com essa característica!
Raças de gatinhos cacheados não são tão comuns, mas chamam atenção pela beleza exótica e pelo temperamento amoroso.
Por YesPets -
9 de abril de 2024
Encontrar felinos de pelagem lisa é bem comum, mas você sabia que existem algumas raças de gato cacheado? Isso mesmo, alguns bichanos são mais exóticos e se destacam justamente por seus pelos ondulados, o que desperta bastante curiosidade. Por isso, vamos te contar mais sobre esses pets neste post. Confira!
Gato com pelo cacheado: um felino exótico
Você já viu um gato com pelo cacheado? Eles existem e são bem exóticos e raros. São poucas as raças que apresentam essa característica, que surgiu a partir do cruzamento de gatos de pelo crespo com gatos de pelo liso.
As raças de gato cacheado são recentes, mas já encantam muitos gateiros. Elas não são tão comuns no Brasil, mas aos poucos vão ganhando reconhecimento.
Além de sua aparência exótica, os gatos de pelos cacheados também são conhecidos pelo seu temperamento afetuoso, brincalhão e fiel.
6 raças de gato cacheado:
Atualmente, não existem muitas raças de gato cacheado, mas as poucas reconhecidas são muito encantadoras e belas.
Se você quer conhecer quais são as principais raças de gato com pelo cacheado, confira nossa lista e se encante:
Devon Rex
O Devon Rex possui uma pelagem cacheada e extremamente macia. São felinos perfeitos para os gateiros que sonham em ter um gato que goste de ficar no colo, já que a raça quer sempre estar com seus tutores, seja no colo, nos ombros, na mesa ou qualquer lugar que você for.
Seu temperamento é diferenciado, já que ele possui um “jeito canino” de ser, se destacando por ser alegre, sociável, extrovertido, travesso e muuuuito divertido.
A raça surgiu em Devonshire, na Inglaterra, em 1959, quando uma gata, em uma fábrica abandonada, deu à luz uma ninhada de gatos com a pelagem curta e cacheada.
No início, achavam que o Devon Rex fosse uma variação/mistura da raça Cornish Rex, o que logo foi descartado, já que durante as tentativas de cruzamento entre as duas raças, nasciam apenas gatos de pelos lisos.
Cornish Rex
Conhecido como o Greyhound felino, o Cornish Rex é uma raça de gato cacheado que possui um corpo elegante, delicado, musculoso e delgado. São pets bem ativos e que adoram brincar de pegar.
É uma raça de gato bastante sociável – com familiares e desconhecidos -, que gosta de fazer amizades e de ficar abraçada com seus tutores.
O Cornish Rex surgiu em 1950, em Cornualha, na Inglaterra, por meio de uma mutação genética natural. Uma gata de pelagem lisa deu à luz a um gatinho cacheado, que foi chamado de Kallibunker.
Kallibunker era totalmente diferente da ninhada, principalmente por conta da sua pelagem. Por isso, foi cruzado com sua mãe para que juntos dessem origem a mais gatinhos cacheados. Foi então, que em 1957, a raça chegou nos EUA e foi nomeada de Cornish Rex.
Selkirk Rex
Disponível em duas pelagens, a longa e a curta, o Selkirk Rex é uma raça de gato cacheado tranquila, que adora descansar, mas que também tem seus momentos para brincadeiras.
A raça é bem recente, já que surgiu nos anos 80 em Montana, nos EUA. Foi descoberta quando em uma ninhada de mestiços de Persa, uma gatinha nasceu totalmente diferente, com pelos e bigodes cacheados.
LaPerm
A raça LaPerm – que significa “ondulado” – possui temperamento calmo e carinhoso. São pets que gostam de brincar, mas não são tão ativos, sendo ótimos para idosos e crianças.
O LaPerm surgiu em 1982, no celeiro de uma fazenda em Oregon, nos EUA. Uma gata de pelos lisos deu origem a um filhote sem pelos, que com o passar das semanas foi criando uma pelagem cacheada.
No começo, a tutora não se importou muito com a característica diferenciada. Porém, com o passar dos anos, o número de gatos com pelo cacheado que nascia na fazenda foi aumentando, o que despertou o interesse da proprietária da fazenda, que decidiu dar mais atenção a reprodução dos felinos e a levá-los em exposições.
Foi somente no ano de 2002 que a raça LaPerm foi oficializada pela International Cat Association (TICA).
Skookum
O Skookum se destaca por ser uma raça de gato cacheado com uma inteligência incrível e uma agilidade que desafia suas pernas curtas. Ele herdou essas características do LaPerm e do Munchkin, que foram as raças usadas para a sua criação.
Essa raça de gato rebaixado é uma das menores do mundo e é bem recente, já que foi criada nos anos 90, nos EUA. O Skookum ainda não foi reconhecido por grandes associações de gatos, por isso, atualmente é tido como uma raça experimental.
German Rex
Muito inteligente, o German Rex é um gato raro, até mesmo em sua “terra de origem”, a Alemanha. O felino pode ser treinado com facilidade e é bem sociável, se dando bem com toda família. Inclusive, ele é um gatinho cacheado que adoooora receber carinho o dia todo.
A raça foi desenvolvida na década de 50, quando um médico encontrou uma gata preta de pelos cacheados próximo ao hospital em que trabalhava. A gata foi cruzada com seu filho, e as ninhadas futuras foram usadas como base para a criação do German Rex, que posteriormente foi cruzado com o Cornish Rex.
O cruzamento foi um sucesso, pois resultou em gatos de pelagem cacheada – ao contrário da tentativa com Devon Rex -, o que evidenciou a similaridade genética entre as duas raças. Por ser geneticamente parecido com o Cornish Rex, muitos criadores do German Rex pararam de o criar como uma raça separada, por isso ele é tão raro hoje em dia.
Cuide do seu gato cacheado com o Plano de Saúde da Pet!
Se você está pensando em adotar um gatinho cacheado, saiba que ter um plano de saúde pet vai te ajudar muito para garantir sua saúde e bem-estar!
Tenha acesso a diversos serviços, profissionais, clínicas, hospitais veterinários e pet shops qualificados para atender você e seu gato com o que precisar e na hora que quiser. Contrate o Plano de Saúde da Pet hoje mesmo e proteja o seu gato!
#gatinho-cacheado #gato #gato-cacheado #gato-com-pelo-cacheado #raças
Deixe um comentário
Receitas relacionadas