Disponível em: https://asbai.org.br/portal/alergia-e-imunologia/perguntas-frequentes/animais-de-estimacao-e-alergia/ "Quais são as raças de cachorro hipoalergênicas?". Disponível em: https://www.adorocaes.com.br/racas-de-cachorro-hipoalergenicas/

Disponível em: https://asbai.org.br/portal/alergia-e-imunologia/perguntas-frequentes/animais-de-estimacao-e-alergia/
índice

Existem cachorros hipoalergênicos?

Você é uma pessoa alérgica e sempre sonhou em ter um cachorro para chamar de seu, mas desistiu por achar que não conseguiria conviver com os pelos e o risco de crises alérgicas constantes? Pois saiba que existem sim cachorros considerados hipoalergênicos, ou seja, que não soltam pelo e são mais indicados para pessoas alérgicas. Nesta postagem, vou te contar tudo sobre essas raças de cachorros e desmistificar alguns mitos que existem em torno do assunto.

O que significa ser hipoalergênico?

Antes de falarmos especificamente sobre as raças de cachorros hipoalergênicos, é importante entendermos o que significa esse termo. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), um animal é considerado hipoalergênico quando possui uma menor capacidade de causar alergias em humanos. Ou seja, ele pode não ser completamente livre de causar reações alérgicas, mas é menos propenso a isso do que outras raças de cachorros.

Quais são as raças de cachorros hipoalergênicos?

Agora que já sabemos o que significa ser hipoalergênico, vamos conhecer algumas raças de cachorros que se encaixam nessa categoria:

  • Poodle;
  • Labradoodle;
  • Cão d’água português;
  • Bichon frisé;
  • Coton de tulear.

Essas são apenas algumas das raças que são consideradas hipoalergênicas, mas existem outras que também possuem uma menor tendência a causar alergias em humanos. Porém, é importante lembrar que cada pessoa pode ter uma reação diferente a cada raça de cachorro, então é importante fazer um teste antes de adotar um animal.

O que faz com que um cachorro seja hipoalergênico?

Agora que já sabemos quais são as raças de cachorros consideradas hipoalergênicas, é importante entendermos o que faz com que esses animais sejam menos propensos a causar alergias em humanos. A principal característica dessas raças é a pelagem que não cai, ou seja, que não solta pelos como outras raças de cachorros.

Além disso, esses cachorros também possuem uma menor quantidade de substâncias alergênicas presentes na saliva e na pele, que são as responsáveis por causar reações alérgicas em algumas pessoas. Porém, é importante lembrar que não existe um cachorro completamente livre de causar alergias, já que até mesmo os hipoalergênicos podem produzir essas substâncias em menor quantidade.

Mitos e verdades sobre os cachorros hipoalergênicos

Antes de adotar um cachorro hipoalergênico, é importante desmistificar algumas informações que muitas pessoas acreditam sobre esses animais. Confira alguns mitos e verdades:

  • Mito: Cachorros hipoalergênicos não possuem pelo.
  • Verdade: Todos os cachorros possuem pelo, porém os hipoalergênicos possuem uma pelagem que não cai e pode ser mantida com uma escovação regular.
  • Mito: Cachorros hipoalergênicos não precisam tomar banho.
  • Verdade: Todos os cachorros precisam tomar banho regularmente para manter a higiene e saúde da pele e pelos.
  • Mito: Cachorros hipoalergênicos são mais caros.
  • Verdade: O preço de um cachorro hipoalergênico pode variar de acordo com a raça, mas não é necessariamente mais caro do que outras raças de cachorros.

Como escolher o cachorro ideal para pessoas alérgicas?

Se você é alérgico e está pensando em adotar um cachorro, é importante lembrar que cada pessoa pode ter uma reação diferente a cada raça de cachorro. Por isso, é importante seguir algumas dicas antes de fazer a escolha:

  • Converse com um médico alergista para saber se você possui alguma alergia específica a determinada raça de cachorro;
  • Faça um teste de convivência com o cachorro antes de adotá-lo;
  • Escolha uma raça que tenha uma menor tendência a causar alergias, como as hipoalergênicas;
  • Opte por um cachorro que possua uma pelagem que não cai e que seja de fácil manutenção;
  • Mantenha uma rotina de higiene com o cachorro, como escovação regular e banhos frequentes;
  • Evite dormir com o cachorro na cama, pois é durante o sono que as reações alérgicas podem ser mais intensas.

Conclusão

Existem sim cachorros hipoalergênicos, ou seja, que possuem uma menor tendência a causar alergias em humanos. Porém, é importante lembrar que cada pessoa pode ter uma reação diferente a cada raça de cachorro e que é necessário seguir algumas dicas antes de adotar um animal. A escolha do cachorro ideal para pessoas alérgicas deve ser feita com cuidado e sempre com a orientação de um médico alergista.

Fontes:

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies conforme nossa Política de Privacidade. Não aceito