Doenças infecciosas em cachorros: saiba como prevenir e proteger seu pet!
Doenças de cachorro: As principais doenças infecciosas
Os cães são animais de estimação muito queridos e fazem parte da família em muitos lares brasileiros. No entanto, assim como nós humanos, eles também podem ser afetados por diversas doenças, incluindo as doenças infecciosas. Neste post, iremos abordar as principais doenças infecciosas que podem afetar os cachorros, como elas são transmitidas, os sintomas e como preveni-las. Acompanhe!
Raiva canina
A raiva é uma das doenças mais conhecidas e temidas por donos de cachorros. Ela é causada por um vírus que pode ser transmitido através da mordida de um animal contaminado, como outro cachorro ou até mesmo um morcego ou rato contaminado. O vírus tem um tropismo pelas células nervosas e pode afetar o sistema nervoso central, levando o cachorro a óbito.
Os sintomas da raiva canina são variados, mas os mais comuns incluem alterações de comportamento, como agressividade e aversão à água (hidrofobia), além de dificuldades motoras e convulsões. Infelizmente, não há tratamento eficaz para a raiva em cães e a única forma de preveni-la é através da vacinação anual.
Parvovirose canina
A parvovirose canina é uma doença viral altamente contagiosa e que pode afetar cães de todas as idades, mas é mais comum em filhotes e animais não vacinados. Ela é causada pelo parvovírus e pode ser transmitida através do contato com fezes contaminadas.
Os sintomas da parvovirose incluem vômito, diarreia sanguinolenta, falta de apetite e febre. Em casos graves, pode ser necessário internação e cuidados intensivos por vários dias. A mortalidade é alta, principalmente em filhotes que também estejam com outras doenças, como verminoses ou giardíase. A melhor forma de prevenir a parvovirose é através da vacinação.
A coronavirose canina é uma doença relativamente nova no Brasil e é causada por um coronavírus específico de cachorros. Ela afeta principalmente o sistema digestivo e os sintomas podem ser imperceptíveis ou incluir vômito e diarreia passageiros.
A boa notícia é que a coronavirose tem uma evolução mais benigna do que outras doenças infecciosas, como a parvovirose, e raramente é necessário internar o cachorro. No entanto, a prevenção é importante e deve ser feita através da vacinação.
Cinomose canina
A cinomose é uma doença viral causada por um paramixovírus, que é parente do vírus do sarampo humano. Ela é mais comum em filhotes e em cães não vacinados.
Os sintomas da cinomose são variados e podem incluir corrimento nasal, tosse, vômito, diarreia, dificuldade de locomoção e convulsões. Em casos graves, pode ser necessário um tratamento prolongado e até mesmo medicamentos para controlar as convulsões pelo resto da vida do animal. A única forma de prevenção é através da vacinação de filhotes e do reforço anual.
Influenza canina
A influenza canina é causada por um vírus semelhante ao que afeta equinos e seres humanos e pode causar infecções nas vias aéreas superiores. Ela é altamente contagiosa e pode ser transmitida pelo ar ou por contato com secreções contaminadas.
Os sintomas incluem espirros, corrimento nasal e, em casos mais graves, pneumonia. A boa notícia é que a maioria dos cachorros não desenvolve sintomas graves e o tratamento é eficaz na maioria dos casos. No entanto, a vacinação é a melhor forma de prevenir a doença.
Perguntas e respostas sobre as principais doenças infecciosas em cachorros
1) Quais são as principais doenças infecciosas que podem afetar os cachorros?
As principais doenças infecciosas em cachorros incluem a raiva, parvovirose, coronavirose, cinomose e influenza canina.
2) Como essas doenças são transmitidas?
As doenças infecciosas podem ser transmitidas por contato com animais ou objetos contaminados, mordidas de animais infectados ou até mesmo pelo ar.
3) Quais são os sintomas mais comuns dessas doenças em cachorros?
Os sintomas variam de acordo com a doença, mas podem incluir alterações de comportamento, problemas gastrointestinais, dificuldades motoras e respiratórias.
4) É possível tratar essas doenças em cachorros?
Sim, algumas doenças podem ser tratadas com sucesso, mas outras não possuem tratamento eficaz, como a raiva.
5) Qual é a melhor forma de prevenir essas doenças em cachorros?
A prevenção pode ser feita através da vacinação anual de filhotes e cães adultos.
6) Existe algum risco para humanos em relação a essas doenças?
Sim, algumas dessas doenças podem ser transmitidas para humanos, como a raiva. Por isso, é importante manter a vacinação dos cachorros em dia.
7) Quais são as consequências de não vacinar um cachorro?
Não vacinar um cachorro pode deixá-lo vulnerável a doenças graves, que podem até mesmo levar à morte.
8) É possível vacinar um cachorro que já esteja doente?
Não, a vacinação só é eficaz em animais saudáveis. Se o cachorro já estiver doente, o tratamento adequado deve ser feito antes de pensar em vaciná-lo.
9) É necessário vacinar cães que vivem em apartamento?
Sim, é importante vacinar todos os cães, independentemente de onde eles vivem.
10) É possível transmitir essas doenças para outros animais de estimação?
Sim, algumas doenças podem ser transmitidas para outros animais, como gatos, por exemplo. Por isso, é importante manter a vacinação em dia em todos os animais de estimação da casa.
Curiosidades sobre as doenças infecciosas em cachorros
Além de conhecer as principais doenças infecciosas que podem afetar os cachorros e como preveni-las, é importante estar sempre informado sobre o assunto. Por isso, separamos algumas curiosidades sobre essas doenças para você:
- A raiva é uma doença que pode afetar todos os mamíferos, incluindo humanos;
- A parvovirose canina foi identificada pela primeira vez em 1978 e se espalhou rapidamente pelo mundo, causando muitas mortes em cães;
- A cinomose pode afetar outros animais além dos cachorros, como lobos, raposas e furões;
- A influenza canina foi identificada pela primeira vez em 2004, na Flórida, e já se espalhou para vários outros países, incluindo o Brasil;
- A coronavirose canina pode ser confundida com a parvovirose, pois apresenta sintomas semelhantes, mas tem uma evolução mais branda;
- Algumas dessas doenças podem ser transmitidas para humanos, por isso é importante manter a vacinação dos cães em dia e tomar cuidado em casos de mordidas ou contato com animais doentes.
Dicas para prevenir as doenças infecciosas em cachorros
Além da vacinação, existem outras formas de prevenir as doenças infecciosas em cachorros. Confira algumas dicas:
- Mantenha a higiene do seu cachorro em dia, com banhos regulares e cuidado com as fezes;
- Evite contato do seu cachorro com animais doentes ou desconhecidos;
- Evite deixar o seu cachorro exposto a ambientes sujos ou com muitos animais;
- Fique atento aos sintomas e leve o seu cachorro ao veterinário caso perceba qualquer alteração de comportamento ou saúde;
- Se for viajar com o seu cachorro, certifique-se de que ele está com todas as vacinas em dia e leve a carteirinha de vacinação junto;
- Mantenha a vacinação em dia e não deixe de fazer o reforço anual.
E lembre-se, a melhor forma de garantir a saúde e bem-estar do seu cachorro é através da prevenção. Não deixe de levá-lo ao veterinário regularmente e mantenha as vacinas em dia. Assim, você poderá aproveitar muitos anos ao lado do seu fiel companheiro.
Conclusão
A prevenção é a chave para manter os cachorros longe das principais doenças infecciosas. Através da vacinação e cuidados com a higiene e saúde do animal, é possível evitar essas doenças e garantir uma vida saudável para o seu cãozinho. Não deixe de seguir as dicas e orientações do seu médico veterinário de confiança e aproveite ao máximo a companhia do seu pet.
Referências:
Informações sobre as doenças foram baseadas em conteúdo disponível no site da
Deixe um comentário
Receitas relacionadas