"Enriquecimento ambiental para gatos idosos: dicas para uma vida saudável e divertida"

Gato idoso: enriquecimento ambiental para pets velhinhos
Seja qual for a fase de vida do seu pet, o enriquecimento ambiental é muuuito importante. Se você tem um gato idoso, saiba que enriquecer a casa é necessário, mas sempre levando em conta as necessidades específicas que a chegada da terceira idade traz.

Por YesPets -
21 de setembro de 2023

Entreter seu felino em casa é algo que deve ser levado a sério durante todas as fases da vida. Por isso, na terceira idade não é diferente! Porém, ao pensar em enriquecimento ambiental para gato idoso é preciso levar em consideração alguns cuidados, já que o corpo deles não é mais o mesmo de quando eram mais novos. Confira!

Quando o felino se torna um gato sênior? 
Podemos considerar como gato maduro aqueles que possuem a partir de sete anos, que é quando os primeiros sinais começam a aparecer, mas como a expectativa de vida deles é cada vez maior, um gato só vai mesmo ser considerado idoso a partir dos seus 10 ou 12 anos
Os gatos acabam tendo algumas mudanças físicas e comportamentais quando chegam na fase sênior. É comum que o pet diminua o ritmo das brincadeiras, por exemplo. Confira outros sinais que o seu gatinho é idoso: 

Dores articulares;
Menor nível de energia;
Mudanças comportamentais;
Baixa imunidade;
Menos apetite;
Pelos opacos;
Perda de peso;
Baixa imunidade.

Além disso, seu bichano pode sofrer com algumas doenças que acometem gatos idosos como doença renal e osteoartrite. Por isso, ao planejarmos como fazer enriquecimento ambiental para gatos idosos, nós devemos pensar em todos esses fatores.
Vale lembrar que o enriquecimento ambiental é muito importante para saúde física e mental dos gatos idosos, pois é capaz de estimulá-los a se manterem alertas e ativos.
Por onde começar o enriquecimento ambiental para gato idoso? 
Antes de falarmos sobre de fato o que podemos fazer para promover um enriquecimento ambiental para gatos, devemos nos lembrar que estamos pensando em um gato idoso. Por isso, precisamos tornar o local mais acessível, visando evitar impactos negativos no corpo dele. 
Ao pensarmos em jogos interativos, por exemplo, podemos focar em opções que, ao mesmo tempo que sejam desafiadoras e estimulantes, tenham baixa intensidade, como é o caso de brinquedos de procurar petisco, por exemplo. 
As clássicas prateleiras e nichos que são geralmente postas em lugares bem altos, podem ser colocadas em locais mais baixos e com menos complexidade de acesso ao felino, ou seja, colocando mais rampas de ligação. 
Além disso, vale a pena utilizar escadinhas para facilitar que o pet suba em locais que ele gosta, como a cama e o sofá.
Pensando em todas essas comodidades e cuidados, podemos partir para pensar nas melhores ideias de enriquecimento ambiental para gatos! Veja:

Redes para gatos
Como falamos, na terceira idade é comum que os gatos invistam ainda mais do seu tempo em longos cochilos. Portanto, além das caminhas, uma ótima ideia para enriquecer o espaço de casa é colocando redes para gatos. 
As redes são ótimas para seu gato tirar aquele cochilo em uma altura que não seja tão alta. As redes para gatos podem ser colocadas embaixo de cadeiras, por exemplo.
Outra opção é dar ao seu felino uma cama suspensa. Ela também é confortável e possibilita um sono nas alturas! 

Fonte de água
Em todas as fases da vida do seu gato, é importante que ele tenha pelo menos uma fonte de água. Ela ajuda a estimular o seu bichano a beber água, já que sabemos que os gatos não são os maiores fãs de hidratação. 
Quando temos um gato idoso, é aconselhável que se tenha até mais de uma fonte de água e mais bebedouros espalhados pela casa, pois isso evita que o seu pet tenha que se esforçar muito para encontrar água e, assim, não desista de se hidratar. 
O mesmo vale para comedouros, caminhas e caixas de areia. Aumente a quantidade na casa para facilitar ao seu gato idoso. Porém, lembre-se de não deixar a caixa sanitária perto dos potinhos, pois seu gato pode achar isso algo nada higiênico – e com razão, né?

Túnel para felinos
Ter um túnel é uma ótima maneira de criar esconderijos para gatos. Além disso, muitos túneis para felinos contam com brinquedos dentro, o que os tornam interativos para brincadeiras e estimulantes para os instintos do pet!

Arranhador para gatos
Outro item que não pode faltar de jeito nenhum no seu enriquecimento ambiental para gato sênior é o arranhador! Além de ajudar seu pet a aparar as unhas, também é ótimo para desestressá-lo. Por isso, é algo que todo gateiro precisa ter em casa! 
Você pode colocar arranhadores verticais e horizontais pela casa. Locais para por não faltam! Desde a lateral do sofá até o playground para gato – caso houver – são muitas possibilidades, basta ver qual local fica melhor para o seu felino. 
O que mais pode ajudar no envelhecimento tranquilo de um gato sênior?
Para que seu gatinho envelheça com máxima qualidade, é importante cuidarmos muito bem da saúde dele. Por isso, não deixe de fazer um check-up a cada seis meses e realizar consultas preventivas no médico-veterinário. 
Também ofereça uma ração de qualidade e balanceada, que disponha os nutrientes que o seu gato sênior precisa nessa fase da vida! Uma boa opção é dar ração Super Premium para o seu bichano, pois ela possui nutrientes de alta qualidade que farão a diferença na saúde do pet. 
Não se esqueça de oferecer alimentos úmidos ao seu gato durante toda a sua vida. Na terceira idade não é diferente, os sachês se tornam grandes aliados para ajudar a evitar a temida insuficiência renal. 
Além da alimentação, carinhos e brincadeiras são super importantes para o envelhecimento saudável do seu gato! Os gatos idosos também precisam brincar para evitar o sedentarismo e exercitar a mente. Portanto, brinque com seu pet e invista também em brinquedos interativos para enriquecer o ambiente!

Torne a rotina do seu gato idoso mais divertida!
Apostar e entender como enriquecer o ambiente para gatos na sua casa é tornar o envelhecimento do seu gatinho muuuito melhor e mais saudável! Você faz da sua moradia um local mais aconchegante para o seu pet, facilitando e divertindo o dia-a-dia dele. 
Oferecer um enriquecimento ambiental para gato idoso não é um mimo ou simples capricho, é uma questão de saúde física e mental. São necessidades que os bichanos têm e, se não forem sanadas, podem complicar em problemas comportamentais e até de saúde na terceira idade. 
Quer saber mais sobre dicas de cuidados com gato idoso e sobre enriquecimento ambiental? Confira nosso blog e fique por dentro de tudo! 

#bem-estar #enriquecimento ambiental #gato #gato idoso #saude

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up