Entenda o Coronavírus em animais e proteja seus pets: vacinação, sintomas e prevenção.
-
Coronavírus em animais: Entenda o que é e como afeta nossos pets
- 1. Quais animais podem ser afetados pelo Coronavírus?
- 2. O Coronavírus em animais é o mesmo que o que afeta os humanos?
- 3. Quais são os sintomas do Coronavírus em cachorros e gatos?
- 4. O Coronavírus em animais pode ser transmitido para humanos?
- 5. É verdade que um cão na China foi testado positivo para o COVID-19?
- 6. Como prevenir o Coronavírus em cachorros?
- 7. Existem outras medidas de prevenção do Coronavírus em animais?
- 8. O que os tutores de animais devem fazer caso testem positivo para o COVID-19?
- 9. O que os tutores de animais devem fazer caso seus pets apresentem sintomas do Coronavírus?
- 10. Existem outras doenças relacionadas ao Coronavírus em animais?
- Conclusão
O Coronavírus é um assunto que tem gerado muita preocupação em todo o mundo, mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que além dos humanos, os animais também podem ser afetados por esse vírus. Nessa postagem, vamos falar sobre os diferentes tipos de Coronavírus em animais e como eles podem ser prevenidos. Confira!
Diferentes tipos de animais podem ser acometidos pelo Coronavírus, incluindo cachorros, gatos, aves, ferrets, roedores, suínos, mamíferos aquáticos e até mesmo morcegos. Cada espécie pode ser infectada por um tipo específico de Coronavírus, que pode causar diferentes sintomas e complicações.
Não, os Coronavírus que afetam os animais são diferentes dos que afetam os humanos. Os subtipos que infectam animais são conhecidos como “espécie-específicos”, o que significa que geralmente não são transmitidos de uma espécie para outra. Por exemplo, o Coronavírus que causa a COVID-19 em humanos é diferente dos que afetam cachorros e gatos.
Em cachorros, o Coronavírus pode se apresentar como o Canine Coronavirus (CCoV) ou o Canine Respiratory Coronavirus (CRCoV), que causam diarreia e problemas respiratórios, respectivamente. Já em gatos, o Coronavírus felino (FCoV) pode causar a Peritonite Infecciosa Felina (PIF), uma doença grave e de prognóstico ruim.
Não há evidências de que os Coronavírus que afetam os animais possam ser transmitidos para os humanos. Até o momento, apenas os Coronavírus que afetam os humanos têm sido transmitidos entre pessoas.
5. É verdade que um cão na China foi testado positivo para o COVID-19?
Sim, um cão em Hong Kong foi testado positivo para o COVID-19, mas isso não significa que ele possa transmitir a doença para humanos. Segundo especialistas, foi um caso de hospedeiro acidental e não há evidências de que os animais possam transmitir o vírus para as pessoas.
A melhor forma de prevenir o Coronavírus em cachorros é por meio da vacinação anual. No Brasil, a vacina contra o Coronavírus entérico (CCoV) é incluída nas opções múltiplas de vacinação (V8, V10, V11 e V12). É importante manter o calendário de vacinação em dia e seguir as orientações do médico veterinário.
Além da vacinação, é importante manter a higiene e limpeza do ambiente em que o animal vive. Também é recomendado evitar o contato com animais de rua e não compartilhar alimentos e objetos com eles.
8. O que os tutores de animais devem fazer caso testem positivo para o COVID-19?
De acordo com a recomendação da WSAVA – World Small Animal Veterinary Association, é indicado que as pessoas positivas para o COVID-19 evitem um contato muito próximo com seus pets. Isso porque, ainda não se sabe se o vírus pode ser transmitido entre humanos e animais.
Caso o animal apresente sintomas como diarreia, problemas respiratórios ou outros sinais de infecção, é importante levá-lo ao médico veterinário imediatamente. O profissional irá avaliar o caso e indicar o tratamento adequado.
Sim, além dos sintomas mais comuns como diarreia e problemas respiratórios, o Coronavírus pode causar outras doenças em animais, como a Peritonite Infecciosa Felina (PIF). Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e procurar ajuda profissional sempre que necessário.
Conclusão
O Coronavírus é um assunto que tem gerado muita preocupação em todo o mundo, mas é importante lembrar que existem diferentes tipos de Coronavírus que afetam animais, e que eles não são transmitidos para os humanos. A prevenção é a melhor forma de proteger os pets, por isso, mantenha a vacinação em dia e siga as orientações dos profissionais de saúde. Em caso de dúvidas ou sintomas, não hesite em procurar ajuda veterinária.
Leia também:
- Coronavírus em cães
- Coronavírus em gatos
- Coronavírus em cães NÃO é motivo de alarde
- Testes para coronavírus em animais
- Vacina para coronavírus
- Peritonite Infecciosa Felina (PIF)
- Infecção por Coronavírus
#cachorro #gato
Deixe um comentário
Receitas relacionadas