Gato com doença renal: como escolher a melhor dieta? Entenda a importância da alimentação para gatos com problemas renais e confira dicas de como escolher a dieta ideal para o seu felino.

Gato com doença renal: como escolher a melhor dieta?

Gato com doença renal: como escolher a melhor dieta?
Por YesPets -
5 de outubro de 2022

Gato com problema renal é algo mais comum do que parece. Infelizmente, um dos motivos para isso é que os felinos não são os pets mais “chegados” em beber água, e essa falta de consumo pode levar às temidas doenças renais. Quando isso acontece, é preciso pensar em muitos pontos, sendo que um deles é descobrir qual é a melhor dieta para gato com doença renal. Continue lendo, pois vamos te contar

A importância dos rins na vida do gato
Os rins fazem parte do sistema urinário, desempenhando o papel essencial de eliminar os resíduos do sangue. Dentre as suas principais funções destacam-se: a produção de urina e de hormônios, além da manutenção do pH corporal.
Quando ocorre um dano aos rins de forma prolongada e irreversível, esses órgãos perdem a função de filtrar e eliminar os produtos residuais do sangue, o que pode ter graves consequências. Dentre todos os processos renais que acometem os gatos, a doença renal crônica (DRC), um distúrbio de caráter irreversível e progressivo, é a mais comum, afetando mais de 31% dos gatos de 10 anos ou mais.
Não existe uma causa específica para o desenvolvimento da doença renal crônica em gatos. Porém, mais de 50% dos casos são idiopáticos, ou seja, sem causa conhecida. Além da falta de ingestão hídrica, outras causas para gato com doença renal podem ser: câncer, toxinas, infecções, genética, envelhecimento, entre outras.
Sintomas de gato com doença renal
Os primeiros sintomas da doença costumam ser imperceptíveis, porém, o aumento da ingestão de água e aumento do volume de urina podem ser observados. À medida que a doença progride, o pet pode começar a apresentar perda de apetite, perda de peso, náusea, vômito e apatia. 
Devido à dificuldade de diagnóstico, é extremamente importante o acompanhamento periódico do seu gato por um médico-veterinário da sua confiança. Ele observará o histórico clínico do seu pet, fará exame físico e realizará alguns exames laboratoriais, como coleta de sangue e urina, para identificar qualquer alteração renal.  
Como tratar a doença renal em gatos?
De acordo com a Sociedade Internacional de Interesse Renal (IRIS), a doença renal crônica pode ser dividida em quatro fases de acordo com a concentração de toxinas no organismo, assim como o nível de danos nos rins. Essa classificação permite a aplicação de manejo clínico e nutricional adequados para tratamento de cada fase da doença. 
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico da doença renal crônica, melhores as chances de controle e maior a qualidade e expectativa de vida do seu felino. Os especialistas recomendam um check-up anual dos gatos com idade a partir dos sete anos, e a cada seis meses para gatos com idade acima de 10 anos.
Embora não exista tratamento curativo para a doença renal crônica, é possível melhorar e prolongar a vida dos gatos acometidos por essa enfermidade. O tratamento deve ser individualizado, levando em conta os fatores de risco e as demais doenças de cada paciente. 
O primeiro passo é identificar em qual estágio proposto pela IRIS o gato se encontra.
Os objetivos do suporte nutricional na doença renal crônica são: 

Retardar a progressão da doença;
Aliviar os sintomas associados à disfunção renal, preservando o bem-estar do pet.

Nas últimas décadas, os gatos com doença renal crônica têm sido tratados com dietas com um teor limitado de proteína e fósforo. Contudo, os bichanos são uma espécie estritamente carnívora e necessitam de uma quantidade alta de proteína na dieta. Uma deficiência desse nutriente contribui para a perda de massa corporal magra e aumenta o risco de mortalidade. 
Hoje, graças aos avanços na medicina veterinária, os médicos-veterinários já conseguem diagnosticar qual a fase da doença de uma forma mais precisa, podendo oferecer as estratégias nutricionais mais adequadas às necessidades de cada gato.
Pensando no bem-estar do gato com problema renal, foram formuladas rações que focam no auxílio do tratamento da doença renal crônica de acordo com a fase em que ele estiver. Por isso, se o seu gatinho tiver doença renal, converse com seu médico-veterinário para saber qual a ração mais indicada para ele.
Aqui na Pet nós vendemos opções de alta qualidade que podem ajudar você que procura uma ração para gato com doença renal. Confira:
Ração seca Nestlé Purina Pro Plan Veterinary Diets NF para função renal de gatos no estágio inicial 

Alimento coadjuvante completo e balanceado indicado para os estágios iniciais da doença renal crônica. Único no mercado;
Possui um teor adequado de proteínas, de alta qualidade, para ajudar na manutenção da massa muscular.

Ração seca Nestlé Purina Pro Plan Veterinary Diets NF para função renal de gatos no estágio avançado 

Alimento coadjuvante completo e balanceado indicado para os estágios avançados da doença renal crônica;
Possui um teor reduzido de proteínas, de alta qualidade, para evitar a formação de resíduos e toxinas decorrentes da filtração renal.

As duas fórmulas possuem carne de salmão em sua composição, para ajudar na palatabilidade e na absorção de nutrientes. Além disso, oferecem também:

Controle de fósforo e sódio para manter os rins saudáveis;
Ômega 3 para ajudar a reduzir a inflamação nos rins;
Potássio e vitaminas do complexo B para ajudar a compensar as perdas que podem acontecer com o aumento da frequência urinária;
Alto teor calórico para fornecer os nutrientes necessários em baixa quantidade de alimento ingerido;
Altamente palatável para ajudar a garantir a ingestão adequada de nutrientes.

Converse com seu médico-veterinário sobre as soluções nutricionais de Purina Pro Plan e ofereça o que há de melhor para o seu gato!

#dieta-gato #dieta-renal #doenca-renal #gato-problema-renal

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up