Gato comendo grama: saiba os motivos e como lidar
- Por que gato come grama?
- Os perigos da ingestão excessiva de grama
- Quais tipos de grama são seguros para os gatos?
-
Curiosidades sobre a alimentação dos gatos
- Por que os gatos comem grama?
- É normal o gato vomitar após comer grama?
- O que fazer se o gato não consegue vomitar após comer grama?
- Devo proibir o meu gato de comer grama?
- Posso plantar grama em casa para o meu gato comer?
- Existem outras plantas que os gatos podem comer?
- Como evitar que o gato coma plantas tóxicas?
- Conclusão
Por que gato come grama?
Se você é um tutor de gatos, provavelmente já se deparou com a cena de ver o seu felino comendo grama no seu jardim. Essa atitude pode gerar algumas dúvidas e preocupações, afinal, por que o gato faz isso? Será que é um sinal de doença ou desconforto digestivo? Neste post, vamos explorar esse comportamento dos felinos e responder a essa pergunta tão comum entre os tutores.
Comer grama não significa problema digestivo
Muitos tutores acreditam que quando o gato come grama é sinal de que ele está com algum problema digestivo, pois acreditam que a grama funciona como uma espécie de chá para aliviar dores estomacais. Porém, essa teoria foi desmistificada por um estudo realizado pela Escola de Medicina Veterinária UC Davis, da Califórnia (EUA).
O estudo
O doutor Benjamin L. Hart convidou mais de 1.000 tutores de gatos domésticos, que tinham um jardim em casa, a participarem do estudo. O objetivo era observar o comportamento dos felinos em relação à ingestão de plantas. Os resultados foram surpreendentes: 71% dos gatos se deliciavam com alguma planta pelo menos seis vezes por dia, enquanto 61% comiam grama ao menos 10 vezes e apenas 11% não se interessavam em ingerir qualquer coisa do jardim.
A preferência felina
Como pode ser notado, a maioria dos gatos gosta de comer plantas e grama. Mas a grande surpresa do estudo foi que essa preferência não tem relação alguma com problemas digestivos. 91% dos gatos não apresentaram qualquer sinal de doença nos exames realizados antes dos testes começarem. Ou seja, os gatos comem grama simplesmente porque gostam do sabor dela, não por necessidade de aliviar algum desconforto.
Os perigos da ingestão excessiva de grama
Apesar de não ser um sinal de problema digestivo, é importante ficar atento à quantidade de grama que o gato ingere. O aparelho digestivo dos felinos não possui as enzimas necessárias para digerir grandes quantidades de grama, o que pode resultar em um mal-estar e provocar vômitos e diarreia. Por isso, é importante controlar a quantidade de grama que o gato come e estar atento a qualquer sinal de desconforto.
Quais tipos de grama são seguros para os gatos?
Se você tem ou planeja ter um jardim em casa, é importante escolher tipos de grama que não representam perigo para a saúde do seu gato. Alguns exemplos são a alfafa, aveia, trigo, centeio, cevada ou linho. Essas gramas são mais macias e fáceis de serem digeridas pelos felinos, além de serem mais seguras para o consumo.
Curiosidades sobre a alimentação dos gatos
Por que os gatos comem grama?
Apesar de não haver uma resposta exata para essa pergunta, existem algumas teorias que tentam explicar esse comportamento dos felinos. Uma delas é que a grama pode ajudar a eliminar bolas de pelo que se formam no estômago dos gatos, pois a fibra presente na grama pode ajudar a estimular a digestão e a eliminação dessas bolas. Outra teoria é que, como os ancestrais dos gatos eram animais selvagens e caçadores, eles podem ter desenvolvido o hábito de comer grama para obter nutrientes encontrados no estômago de suas presas herbívoras.
É normal o gato vomitar após comer grama?
Sim, é normal que o gato vomite após comer grama, pois isso pode ser uma forma de eliminar as bolas de pelo ou de limpar o estômago. Porém, se o vômito for frequente e acompanhado de outros sintomas, é importante consultar um médico veterinário.
O que fazer se o gato não consegue vomitar após comer grama?
Se o gato tentar vomitar após comer grama, mas não conseguir, é importante levá-lo imediatamente ao médico veterinário. Isso pode ser um sinal de obstrução intestinal, o que é uma emergência médica.
Devo proibir o meu gato de comer grama?
Não é necessário proibir o gato de comer grama, pois isso é um comportamento natural dos felinos. Porém, é importante controlar a quantidade e escolher tipos de grama seguros para o consumo dos gatos.
Posso plantar grama em casa para o meu gato comer?
Sim, é possível plantar grama em casa para o seu gato comer. Existem até kits de plantio de grama específicos para gatos, que podem ser encontrados em pet shops. É importante escolher tipos de grama seguros e seguir as instruções de plantio para garantir que a grama seja segura e saudável para o consumo do seu gato.
Existem outras plantas que os gatos podem comer?
Além das gramas mencionadas anteriormente, existem outras plantas que podem ser seguras para os gatos, como a valeriana e a erva-do-gato (catnip). Porém, é importante pesquisar antes de oferecer qualquer planta ao seu gato, pois algumas podem ser tóxicas e prejudiciais à saúde do felino.
Como evitar que o gato coma plantas tóxicas?
A melhor forma de evitar que o gato coma plantas tóxicas é mantendo-o longe dessas plantas. Se você tem plantas tóxicas em casa, é importante colocá-las em lugares onde o gato não tenha acesso. Além disso, é importante estar atento aos sinais de intoxicação e consultar um médico veterinário imediatamente em caso de ingestão acidental.
Conclusão
Como pudemos ver, o fato do gato comer grama não é um sinal de problema digestivo, mas sim um comportamento natural dos felinos. Porém, é importante controlar a quantidade e escolher tipos de grama seguros para o consumo, além de ficar atento a qualquer sinal de desconforto do gato. Lembre-se sempre de consultar um médico veterinário em caso de dúvidas ou sintomas preocupantes. Afinal, a saúde e o bem-estar do nosso pet são sempre prioridade.
Deixe um comentário
Receitas relacionadas