"Gato preto: desvendando os mistérios e quebrando os preconceitos sobre esse felino fascinante!"

Gato preto: conheça tudo sobre esse felino fantástico!
Gato preto dá azar só para quem não tem um em casa! Confira tudo o que você precisa saber sobre esses felinos de olhos brilhantes antes de adotar um!

Por YesPets -
4 de janeiro de 2023

Os gatos são seres fascinantes e cada um tem seu jeitinho único e especial de ser. Porém, no caso do gato preto, quando falamos de cor dos pelos, nenhum outro felino doméstico já foi tão mal compreendido ao longo da história quanto ele.
O olhar hipnotizante e o brilho na pelagem é apenas uma das características que tornam os gatos pretos únicos. Aliás, não é por menos que eles já conquistaram o coração de muitas pessoas ao redor do Mundo.
Porém, infelizmente, eles ainda sofrem muito preconceito. Símbolo do Halloween e associado a bruxas e feitiços, há diversas superstições em torno do gato preto, principalmente em relação à má sorte.
Essa reputação tem consequências reais e diversos abrigos de animais já relataram que os gatos dessa cor são os que possuem menos probabilidade de serem adotados. Por essa razão, vamos te mostrar tudo sobre esses felinos e alguns belos motivos para você adotar um gatinho preto! Vamos lá?!

Conheça a história do gato preto
Aquela premissa de que gato preto dá azar já foi desmistificada há um bom tempo! Essa crença, mais horrorosa que fantasia de Halloween, tem origem histórica e vem de muito tempo atrás, lá da Idade Média.
Na época, acreditava-se que os felinos pretos eram, na verdade, bruxas disfarçadas e, como a cor habitualmente está associada às trevas, os gatos dessa cor ficaram ainda mais marcados.
No imaginário da época, as mulheres parteiras, que mexiam com ervas e poções, eram consideradas bruxas por parte da população – fantasiando que à noite elas se transformavam em gatos para caçar e fazer bruxarias. 
A paranoia era tão grande que o Papa Gregório IX decretou que os gatos eram a própria encarnação do Diabo e ordenou que eles fossem exterminados. O preço pelo absurdo saiu bem caro, pois sem gatos para eliminar os ratos, milhares de europeus morreram em decorrência da Peste Negra, doença transmitida pela pulga dos roedores. 
A lenda de que os gatos pretos dão azar é tão forte no Mundo inteiro que ainda tem muita gente que acredita nisso! A boa notícia é que todo esse boato parece finalmente estar acabando.
Algumas culturas acreditam que, ao contrário de dar azar, os pretinhos na verdade dão boa sorte. Um exemplo são os marinheiros britânicos que levavam gatos dentro dos navios, pois além de caçar os ratos, eles acreditavam que os felinos pretos ajudavam a garantir uma viagem segura.
Raças de gato preto
Você sabia que existem várias raças de bichanos que possuem padrões de cores que incluem o preto? São mais de 20 raças de gato preto que podem fazer parte da sua família, além, claro, dos SRDs (Sem Raça Definida). Conheça um pouco sobre as principais a seguir.
Bombaim: o gato preto que parece uma pantera
Se você fica encantado com a beleza de uma pantera, saiba que você pode ter uma versão miniatura. O Bombaim, conhecido também como Bombay, é uma raça de gato criada justamente para parecer com uma pantera.
Apesar disso, sua origem híbrida vem do cruzamento de duas raças: American Shorthair e Birmês. Ou seja, não há nada de selvagem nesses bichanos pretos.
Gato Persa preto
O gato Persa, segundo a pesquisa Pet Censo, feita pela Pet em parceria com a DogHero, está na sexta posição do ranking de raças mais populares do Brasil.
Esses felinos possuem uma aparência, digamos, um pouco diferente. Seus olhos são  redondos e grandes e o focinho pequeno e achatado, além de uma pelagem longa, sedosa e, muitas vezes, na cor preta.
Gato Egípcio preto
O gato Egípcio, também conhecido como Sphynx ou gato sem pelo, não foi criado no Egito. Para falar a verdade, o nome da raça foi escolhido por causa da semelhança do felino com a Esfinge de Gizé.
O gato Egípcio preto é muito procurado por aí, provavelmente por causa da sua aparência bastante exótica e, claro, pela ausência de pelos – algo que muitos adoram, afinal, não é preciso sair varrendo os pelos soltos pela casa, né?
Gato Maine Coon preto
Quer adotar um gatão preto e muuuuuito dócil? Então o Maine Coon é o pet certo pra você! Essa raça, além de poder chegar aos 100 centímetros de comprimento, é conhecida no Mundo como “gigante gentil”, por causa do seu temperamento afetuoso e brincalhão.
Gato Angorá preto
Se engana quem acha que o gato Angorá só existe na cor branca! É possível encontrar alguns exemplares na cor preta. É um pouco difícil? Sim, mas não é impossível achar uns desses por aí.

Curiosidades sobre gatos pretos
O gato preto provavelmente é o animal mais envolvido em mitos e lendas no Mundo inteiro. Infelizmente, boa parte delas é puxada pro lado negativo, mas também existem várias curiosidades super legais que vale a pena conhecer. 
Dia do Gato Preto: 17 de agosto
Você sabia que o gato preto é tão, mas tão especial que foi criado um dia só pra ele?  Dia 17 de agosto é o Dia Internacional da Apreciação do Gato Preto. A data foi criada para celebrar e apreciar a existência desses pets, além de desmistificar as superstições que giram em torno da sua cor.
Sexta-feira 13: gato preto é usado como símbolo de forma errada
Infelizmente, muita gente ainda acredita na crença de que cruzar com um gato preto em uma sexta-feira 13 é um sinal de azar. Inclusive, muitos felinos (e até cães) de pelagem preta sofrem maus-tratos e perseguições até hoje.
Os gatos pretos são vítimas daqueles que acreditam que torturá-los ou matá-los, até em rituais supostamente religiosos, pode trazer proteção ou “coisas boas” para suas vidas. É por esse motivo que ONGs evitam fazer eventos de adoção nessa época, pois existe o risco de alguém procurar a adoção de um pet com objetivo de sacrificá-lo em rituais.
Crianças têm “medo” de gatos pretos?
Em um estudo feito com crianças de uma escola do Recife para saber opiniões sobre os felinos, mais de 90% delas disseram que tinham medo de gatos pretos. Mas porque crianças têm medo desses bichanos tão lindos e fascinantes?
Provavelmente esse sentido venha de associações que os adultos fazem aos peludos escuros. Durante séculos, os gatos, em especial os de pelagem escura, foram associados à bruxaria e que eles davam azar.
Por essa razão, precisamos levar informações de qualidade a todos para que possamos mudar de vez essa situação.
Você sabia que o gato preto pode mudar de cor?
Os gatos pretos têm a “habilidade” de mudarem de cor ao longo da vida. Assim como nos humanos, os gatinhos ganham o tom grisalho ao envelhecer. Nos gatos pretos é bem mais fácil de se notar, já que os fios pretos dividem espaço com os brancos.
Os pelos do gato preto também podem ficar com tom avermelhado, e isso é devido a dois possíveis motivos. O primeiro é por conta do tempo exposto no sol. Porém, essa condição pode reverter conforme o nível de melanina do felino volta ao normal. 
O segundo motivo que pode levar seu gato preto a ficar avermelhado é devido à falta de um aminoácido chamado tirosina. Quando falta esse elemento na dieta do bichano, a produção do pigmento responsável pela cor preta fica enfraquecida e ele acaba ficando com o tom de ferrugem. 
Gatos pretos quase sempre tem os olhos amarelos ou verdes
Já percebeu que a maioria dos gatos pretos têm os olhos amarelos ou verdes? É bem raro de se encontrar um gato preto com olhos azuis. A coloração azul nos felinos pretos é, na verdade, uma anomalia genética.
Então você diz: “Eu já vi vários filhotes de gato preto de olhos azuis, como pode?” Todos os gatinhos nascem com olhos bem azuis, já que leva um tempo até que os melanócitos (células responsáveis pela cor) sejam ativados e produzam a melanina, que é a proteína que dá cor ao olho – cor essa que será ditada pela genética.
Ou seja, o olho azul dos filhotinhos é somente falta de melanina, mas isso muda por volta do um mês e meio de vida. 
Adotar gato preto: 3 motivos para adotar um
Na Inglaterra, um estudo apontou que gatos pretos ficam mais tempo em abrigo que gatos de outras cores. Mas o que essas pessoas que rejeitam esses lindos animais de olhos vibrantes não sabem é que existem ótimas razões para se adotar um. 
Quem tem o privilégio de ter um gato preto em casa relata que eles são bastante amorosos e companheiros, realmente uma ótima companhia. Veja a seguir três bons motivos para se adotar gato preto.
1- Menos gatos pretos em abrigos
Como mencionado anteriormente, os felinos escuros têm uma menor predileção para serem adotados. Quando você adota um gato preto, você está dando um lar para sempre a um gato que provavelmente está esperando mais tempo do que seus companheiros de abrigo. 
2- Gato preto traz sorte
O mito de que gatos pretos dão azar é ultrapassado e não faz nenhum sentido. Na verdade, a quantidade de amor que esse peludo pode lhe dar fará com que você se sinta a pessoa mais sortuda do mundo.
3- Gatos, apenas gatos
No final das contas, a melhor razão para adotar um gato preto é que eles são como qualquer outro gato. Alguns são extremamente carinhosos, outros são arteiros, adoram um colo, outros não.
Cada um terá seu comportamento peculiar e especial. Assim como qualquer outro, os gatos pretos só querem ser amados e cuidados. Que tal dar essa oportunidade a um deles?
Quantos anos vive um gato preto?
No geral, um gato preto pode viver de 12 a 18 anos. Essa é a expectativa de vida média de todos os felinos. Para saber o tempo médio de vida do seu felino com mais exatidão, a raça dele deve ser levada em consideração.
Como dito anteriormente, existem várias raças de gato preto. Dessa forma, não há como apontar exatamente a expectativa de vida deles nem o seu temperamento, já que a cor da pelagem não é um fator determinante para isso.
Gato preto: e finalmente, eles estão com tudo!
Parece que finalmente os gatos pretos estão com tudo! O preconceito ainda existe. Porém, queremos acabar com essa narrativa de que eles dão azar, por meio de informações concretas e de qualidade. 
A Pet tem o objetivo de lutar por um mundo mais feliz e saudável para todos os pets, independentemente da cor, tamanho, raça ou qualquer outra característica! Assim como qualquer outro pet, os gatos pretos merecem carinho, amor, cuidado e atenção!

E aí, gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe tudo sobre o gato preto, que tal aumentar a família com um desses felinos? Existem milhares deles em ONGs espalhadas pelo Brasil à espera de um lar!

#gato preto

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up