Melhor ração para cachorro idoso: conheça 10 opções!

Melhor ração para cachorro idoso: conheça 10 opções!

Melhor ração para cachorro idoso: conheça 10 opções!
Por YesPets -
13 de março de 2024

Está procurando a melhor ração para cachorro idoso?  A gente sabe que essa não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Existem tantas opções no mercado que fica bem difícil de escolher, não é mesmo?
Seja dito de passagem, até mesmo uma pessoa com experiência no assunto pode ter dificuldade em escolher uma boa ração. Tudo graças à enorme variedade disponível.

Com o tempo, os cachorros precisam de alguns cuidados especiais. É comum que, com a idade avançada, eles mudem de comportamento e desenvolvam problemas de saúde.
Um dos cuidados básicos para evitar problemas de saúde é em relação à alimentação. Por esse motivo, saber como comprar a melhor ração para cachorro idoso é extremamente importante.
Quer saber mais? Continue a leitura e veja tudo o que preparamos para te ajudar nesse momento!

Ração para cachorro idoso: escolha de acordo com a classificação
A primeira coisa que você precisa saber para escolher a melhor ração para o seu cachorro idoso é que todos os alimentos são divididos em categorias. Cada uma delas condiz com a qualidade dos ingredientes usados, além do processo de fabricação.
Conheça todas as categorias a seguir:
Standard
As rações classificadas como Standard são as opções mais baratas do mercado. Elas são desenvolvidas com ingredientes de menor custo e com quantidades de proteínas reduzidas, que as tornam mais acessíveis.
Ração Premium
Bem mais palatáveis (saborosas) e com níveis nutricionais superiores à categoria Standard, as rações Premium passam por um controle de qualidade superior e usam ingredientes de melhor qualidade, atendendo às necessidades nutricionais dos cães.
Premium Especial
Já a categoria Premium Especial é bem parecida com a Premium. A diferença está no cuidado na elaboração de cada grão de ração, mas também podemos destacar a presença de doses balanceadas de vitaminas e minerais que são bem importantes para o organismo canino.
Ração Super Premium
A Super Premium é super, hiper, mega ótima. Definitivamente, é um superalimento, que passa por estudos laboratoriais mais completos e segue exigências rigorosas de controle de qualidade.
As rações dessa categoria desenvolvem maior saciedade, pois usam ingredientes de excelente qualidade, ricos em proteínas de alto valor biológico, carboidratos, fibras, além de vitaminas, minerais e nutracêuticos importantes para a saúde dos cães.
Ração Natural
Por fim, a Super Premium Natural, que está dentro da categoria Super Premium, tem um conceito pra lá de inovador: são alimentos naturais e inalterados. Em outras palavras, elas não usam conservantes, corantes ou aromas artificiais, muito menos transgênicos.
Além de não conter nenhuma substância artificial, a ração Natural é feita com ingredientes como vegetais, frutas, minerais, vitaminas, cereais integrais e uma ótima quantidade proteínas de origem animal.

Tipos de ração para cachorro idoso
Além das categorias que envolvem a qualidade, também precisamos falar sobre os tipos de ração para cachorro idoso.
Ração Seca
A ração seca é o tipo que mais estamos acostumados a ver, muito pela praticidade que ela oferece. Ela pode ser Standard, Premium, Premium Especial ou Super Premium.
Ração macia para cães idosos
Muitos médicos-veterinários recomendam “ração macia para cachorro idoso”, que nada mais é do que uma ração úmida (ou sachê). Esse alimento é ótimo porque ajuda a prevenir doenças renais, algo que pode acometer alguns cães idosos.
Ração coadjuvante
Também chamada de “medicamentosa”, a ração coadjuvante ajuda no tratamento de alguns problemas de saúde. Há opções para cães com doenças intestinais, hepáticas, urinárias, alergias de pele ou obesos.
Vale destacar que as rações coadjuvantes atuam como base no tratamento de doenças. Ou seja, elas apenas dão apoio nutricional durante o processo.
Portanto, elas não servem para curar nenhum tipo de doença, e o recomendado é oferecê-las apenas após a prescrição de um médico-veterinário de confiança.

Escolha de acordo com a raça e porte do cachorro
Nessa altura do campeonato você já deve saber que a idade do seu cachorro deve ser levada em consideração na hora de comprar a melhor ração pra ele.
Mas, além disso, o tamanho e a raça do seu pet também são importantes. Algumas têm predisposição a determinadas doenças, além do porte, que também acaba influenciando em algumas características dos cães.
Ração Sênior raças pequenas
Os cães pequenos, mesmo na terceira idade, têm mais energia em comparação aos de portes maiores.  Por isso, a ração para cães idosos de raças pequenas tende a ser mais energética.
Cães de raças pequenas como Pinscher, Pug, Shih-tzu, Yorkshire, Maltês, entre outras têm o metabolismo rápido e por isso necessitam de alimentação específica, baseada em nutrientes de alto valor energético e presença de vitaminas essenciais que auxiliam na qualidade de vida.
Ração Sênior raças médias
Já as rações para cães idosos de raças médias contam com um nível moderado de calorias, já que esses peludos tendem a ganhar peso mais facilmente.
Essas raças costumam ser mais ativas, e para terem uma qualidade de vida e sempre brincarem saudáveis, uma boa alimentação deve conter os nutrientes necessários e balanceados. 
Ração Sênior raças grandes
Infelizmente, os cães idosos de raças grandes têm uma expectativa de vida menor em comparação aos outros portes.
Uma pesquisa norte-americana realizada em 2017 apontou que os grandalhões vivem menos porque têm um metabolismo maior e trajetórias de crescimento mais rápidas. Em outras palavras, eles envelhecem mais rápido e, por isso, vivem menos.
A partir disso, as rações para cães idosos de raças grandes são feitas com base em ingredientes que ajudam a ter um envelhecimento mais saudável. 
Além disso, os problemas articulares são bem comuns nos grandalhões. Por isso, algumas rações contam com condroprotetores (condroitina e glucosamina), que ajudam a minimizar os efeitos das alterações articulares.

3 dicas para escolher a melhor ração para cachorro idoso
Quando os cachorros atingem a terceira idade, além de muitos outros cuidados, devemos nos atentar (e muito) ao cardápio deles.
Oferecer uma boa ração é fundamental para mantê-los saudáveis e longe de problemas de saúde comuns nessa fase da vida, como a obesidade. A seguir, confira três dicas que preparamos para te ajudar a escolher a ração do seu cão velhinho:
1- Escolha uma ração rica em proteínas
Os idosos perdem massa naturalmente. É um processo fisiológico chamado de sarcopenia. Apesar de ser normal, isso tem efeitos negativos na qualidade de vida e na saúde. Por esse motivo, devemos evitá-la ao máximo.
É essencial que a proteína que o pet idoso consuma tenha a melhor qualidade possível e seja adicionada à dieta em quantidade adequada. Ao mesmo tempo, mantê-lo ativo durante a terceira idade também é uma boa estratégia para manter os músculos trabalhando.
2- Analise os nutrientes oferecidos pela ração
A melhor ração para o seu cachorro idoso precisa ter ótimos nutrientes. Isso é indispensável para mantê-lo ativo, saudável e o mais longe possível de problemas de saúde, okay?
Os nutrientes mais importantes são:

Condroitina e glucosamina: previnem problemas articulares;
Ômegas 3 e 6: mantêm a pele e os pelos saudáveis e melhoram a função cognitiva;
Fibras e prebióticos: auxiliam a saúde intestinal e melhoram a digestão;
Extrato de yucca: ajuda na redução no volume e odor das fezes;
DHA e EPA: atuam no sistema nervoso central.

3- Dê preferência para rações Super Premium e Super Premium Natural
As rações Super Premium e Natural são as mais indicadas para os cães idosos. Isso porque elas usam apenas ingredientes de alta qualidade, incluindo proteínas de alto valor biológico.
“Nelas podemos encontrar proteína de origem animal, selecionada e de alto valor biológico, ou seja: elas garantem uma boa digestibilidade (o pet aproveita melhor os nutrientes) e apresentam uma boa composição de aminoácidos essenciais”, conta a médica-veterinária Marina Rodrigues.
Marina também destaca que os alimentos dessa categoria são balanceados em vitaminas e minerais, garantindo a saúde da pele e pelos e desenvolvimento cognitivo. “Além disso, essas rações proporcionam o fornecimento de energia adequado para a rotina do cão e algumas delas possuem apenas conservantes naturais em sua composição”, completou.

10 melhores marcas de ração para cachorro idoso
A gente sabe que você veio aqui pra isso! A seguir, listamos as melhores marcas de ração para cães idosos disponíveis no pet shop online da Pet – se possível, peça a ajuda de um médico-veterinário para decidir qual a melhor opção para o seu pet.
Portanto, durante a consulta, separe um momento para falar sobre a melhor ração para cachorro idoso com o seu médico-veterinário e aborde sobre algumas das opções que vamos te apresentar a seguir:
Ração True
Amor de verdade, ingredientes de verdade. O slogan da True já diz tudo sobre a sua incrível composição. Ela é a única ração Super Premium do Brasil que não usa farinha de vísceras em sua formulação, pois é feita com carne de verdade e ingredientes naturais.

Hexametafosfato de sódio: previne as placas bacterianas (o famoso “tártaro canino”);
Extrato de yucca: reduz o cheiro das fezes;
Condroitina e glicosamina: previne problemas nas articulações;
Fibras e prebióticos: promovem a saúde intestinal.
Clique e confira o preço da ração True

Ração Cibau Sênior
Para cães com mais de oito anos de idade, a Cibau tem uma linha de rações que pensa na saúde bucal e articular. Seus grãos prometem facilitar a mastigação, especialmente para aqueles que possuem certa dificuldade.

Com condroitina e glucosamina;
Ômega 3 (EPA e DHA);
Hexametafosfato de sódio;
Croquetes especiais para uma melhor mastigação para cães sênior;
Clique e confira o preço da ração Cibau para cães idosos.

Ração Nutrilus Pro para cães sêniores
A ração da Nutrilus Pro é uma das melhores opções quando o assunto é custo-benefício. Feita com proteína de qualidade e ingredientes selecionados, ela ajuda a manter os ossos e as articulações saudáveis.

Com fibras que favorecem uma função intestinal regular;
Hexametafosfato de sódio;
Ômegas 3 e 6, vitaminas e minerais;
Enriquecida com DHA;
Clique e confira o preço da ração Nutrilus Pro para cães sênior.

Ração GoldeN Sênior
A GoldeN é uma marca que possui diversas opções de ração para cachorro para todas as fases e estilos de vida. Para os cães idosos, a ração Sênior GoldeN Fórmula contém nutrientes importantíssimos.

Proteção articular: possui condroitina e glicosamina;
Promove a manutenção de massa magra;
Reduz o odor das fezes: contém extrato de yucca;
Clique e confira o preço da Ração Premier Golden Formula Cães Sênior

Ração Hill’s Sênior
“Nutrição baseada em ciência”. A Hill’s tem alimentos para satisfazer as necessidades nutricionais de cães de todos os portes e idades. Na opção para cães com mais de sete anos, ela:

Contém ômega 6, fibras e vitaminas E e C;
Ajuda a manter uma condição corpórea ideal;
Contém carnitina, que ajuda a manter a massa muscular.
Clique e confira o preço da ração Hill’s Sênior

 
Ração N&D Sênior
Com baixo índice glicêmico, a Ração Farmina N&D Ancestral Grain é produzida à base de carnes nobres de alto nível proteico, livre de transgênicos e possui apenas conservantes naturais.

Mix de sabor como, frango, romã, aveia e cevada;
Promove uma pelagem com mais brilho e maciez;
Possui 90% de ingredientes de origem animal;
Clique e confira o preço da ração N&D Sênior

 

Ração Royal Canin Sênior
Outra marca de alta qualidade que possui diversas linhas de rações para cachorro é a Royal Canin. Entre as opções para cães, a Maxi Ageing 8+, que tem quantidade ideal de nutrientes que ajudam a manter a vitalidade e os primeiros sinais de envelhecimento.

Indicada para cachorros a partir de oito anos de idade;
Auxilia no suporte a ossos e articulações;
Contém EPA e DHA;
Clique aqui e confira o preço da ração Royal Canin Sênior.

Ração Guabi Natural Sênior
A ração Guabi Natural Cães Sênior é produzida à base de carnes selecionadas e ingredientes essenciais, sem transgênicos, corantes e aromas artificiais.
Ela é desenvolvida por especialistas em nutrição e aprovada por médicos-veterinários para fornecer toda qualidade e saúde que um cachorro idoso precisa.

Com elevada e balanceada quantidade de carnes e proteínas;
Com ingredientes naturais, fibras e probióticos;
Rica em ingredientes e antioxidantes naturais que proporcionam uma vida mais longa e saudável;
Promove a saúde dos ossos e das articulações;
Reduz a formação de placas bacterianas (“tártaro”);

Clique e confira o preço da Ração Guabi Natural Sênior.

Ração PremieR Sênior
A PremieR tem uma ótima opção de ração Super Premium para cães idosos. A linha Fórmula foi produzida especialmente para oferecer saúde, bem-estar e longevidade a todos eles.

Fibras especiais e prebióticos: melhoram a saúde intestinal;
Condroitina e glucosamina: previnem doenças articulares;
Rica em antioxidantes que combatem o envelhecimento;
Clique e confira o preço da ração PremieR Sênior.

 
Ração Biofresh Sênior
A Ração Seca Biofresh ajuda a preservar a musculatura e contribui para o desenvolvimento mental e saúde do sistema digestivo, renal e cardíaco.

Articulações saudáveis;
Saúde digestiva equilibrada;
Ajuda a preservar a capacidade cognitiva;
Feita com ingredientes selecionados e frescos;
Sem adição de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais;
Clique e confira o preço da ração Biofresh para cães idosos.

Cuidados com a alimentação de cachorro idoso
Como dito anteriormente, as exigências nutricionais dos cães mais velhos são bastante diferentes dos adultos e ainda mais dos filhotes. Dessa forma, oferecer uma ração específica é o primeiro passo para manter o seu cão idoso ativo e bem longe de problemas de saúde.
No geral, os mais vividos necessitam de uma ração com baixo teor de gordura (para evitar a obesidade), rica em vitaminas, minerais e fibras (para auxiliar na digestão), sem corantes e com proteínas de altíssima qualidade.
Portanto, as rações do tipo Super Premium são as mais indicadas nesse período, justamente por serem fabricadas com ingredientes nobres e passarem por rigorosos controles de qualidade.
Além da ração seca, você também pode oferecer petiscos ou até mesmo algumas frutas para o seu pet. Ah, e não se esqueça das rações úmidas, de boa qualidade, que tenham pouca quantidade de sódio! Elas podem ser oferecidas como uma refeição completa ou como petisco. Com certeza ele vai amar!
Ainda assim, é sempre bom lembrar que você deve tomar muito cuidado em relação ao excesso. O sobrepeso é um problema bastante comum em cães idosos e precisa ser evitado a todo custo.
Lembre-se de sempre conversar com um médico-veterinário para elaborar a melhor dieta para o seu pet.
Além disso, após os sete anos, é recomendado que os cães realizem dois check-ups por ano, visto que nesta fase da vida o surgimento de certas doenças é bem comum. Com essas possíveis mudanças na saúde, o tipo de alimentação também pode ser afetado, por isso, é bom ficar atento!
Cachorro idoso pode comer ração de filhote?
Um cachorro idoso não pode comer ração de filhote! Isso porque, além de deixá-lo mal nutrido, as rações para filhotes são bastante calóricas e podem causar sobrepeso no cão idoso.
As rações feitas para os cãezinhos possuem nutrientes que os ajudam a crescer com saúde. No caso dos idosos, eles precisam de uma ração que foque na proteção do seu organismo. Logo, esse não é um alimento adequado para a terceira idade.

Afinal, qual a melhor ração para cachorro idoso? 
A melhor opção para o seu idosinho é aquela que ajuda a manter o peso ideal e mantém o pet ativo para o dia a dia bem longe de problemas de saúde!
Agora que você já sabe definir qual a melhor ração para cachorro idoso, não deixe de visitar o nosso pet shop online. Confira as melhores opções de produtos que temos para seu peludo, seja ele filhote, adulto ou idosinho!

#cachorro idoso #nutrição #ração #racao-cachorro-idoso #saude #senior

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up