O perigo do osso de frango para os cães: saiba o que fazer e como prevenir.

O perigo do osso de frango para os cães: saiba o que fazer e como prevenir.
índice
  1. O que fazer quando um cachorro come osso de frango
    1. O perigo do osso de frango para os cachorros
    2. O que fazer quando o cachorro come um osso de frango
    3. Prevenção é a melhor opção
    4. Dicas para evitar que o cachorro coma ossos de frango
    5. Curiosidades sobre ossos de frango e os cães
    6. Pode dar ossos para o cachorro?
    7. Conclusão

O que fazer quando um cachorro come osso de frango

O perigo do osso de frango para os cachorros

Os cães são animais curiosos e estão sempre em busca de algo para mastigar. Por isso, é comum que eles tentem comer tudo o que encontram pela frente, inclusive ossos de frango. Porém, o que muitos tutores não sabem é que essa atitude aparentemente inofensiva pode representar um grande perigo para a saúde do pet.

Os ossos de frango, assim como outros tipos de ossos, podem ser extremamente perigosos para os cães. Isso porque eles possuem pontas afiadas que podem causar perfurações nos órgãos do animal, como o esôfago, estômago e intestino.

Além disso, os ossos também podem se fragmentar e formar lascas que podem ficar presas na garganta do cão, causando engasgos e até mesmo asfixia. Por isso, é importante saber o que fazer caso o seu cachorro coma um osso de frango.

O que fazer quando o cachorro come um osso de frango

A primeira e mais importante medida a ser tomada é entrar em contato com o médico veterinário. Informe sobre a situação e siga as orientações que ele passar. Se o cachorro apresentar algum sintoma de desconforto gastrointestinal, como vômitos, diarreia ou sangramentos, procure ajuda profissional imediatamente.

Não tente medicar o cachorro por conta própria, induzir ao vômito ou abrir a boca do animal à força enquanto ele ainda estiver com o osso na boca. Essas atitudes podem aumentar o risco de ferimentos no pet e, em alguns casos, até mesmo levá-lo a morder para não largar o alimento.

Caso o organismo do cachorro não consiga eliminar o osso de forma natural, pode ser necessário fazer uma endoscopia ou até mesmo uma cirurgia para retirá-lo. Por isso, é importante sempre manter contato com o médico veterinário e seguir suas orientações.

Prevenção é a melhor opção

A melhor forma de evitar problemas com ossos de frango é prevenir que o cachorro tenha acesso a eles. Avise toda a família para não compartilhar nenhum pedacinho da refeição com o pet e redobrar os cuidados quando o frango estiver presente no cardápio.

Descartar imediatamente os restos de frango em um lixo que o cão não possa alcançar é fundamental para evitar possíveis acidentes. Além disso, é importante ensinar o cachorro a manter uma distância segura da mesa e ensinar comandos básicos, como “senta” e “fica”, para evitar que ele pegue comida que caiu do prato.

Seguindo essas boas práticas de prevenção, você poderá saborear suas refeições tranquilamente e ainda recompensar o seu pet com petiscos próprios para ele após o almoço. Afinal, quem resiste a um olhar pidão de um cachorro em busca de um pedacinho de frango?

Dicas para evitar que o cachorro coma ossos de frango

  • Ensine comandos básicos para o cachorro, como “senta” e “fica”;
  • Não compartilhe alimentos com o pet;
  • Descarte os restos de frango em um lixo que o cão não possa alcançar;
  • Evite deixar restos de comida ao alcance do cachorro;
  • Procure oferecer petiscos próprios para o cachorro após o almoço;
  • Mantenha contato com o médico veterinário em caso de ingestão de ossos de frango.

Curiosidades sobre ossos de frango e os cães

Além do risco de perfurações e engasgos, os ossos de frango também podem ser prejudiciais para a saúde bucal dos cães. Ao mastigá-los, os dentes do pet podem quebrar ou até mesmo se desgastar, causando dores e desconforto.

Outra curiosidade é que os ossos de frango, assim como outros ossos, podem ser um perigo também para os humanos. Isso porque eles podem transmitir bactérias e parasitas, como a salmonela, para as pessoas que manuseiam os ossos.

Portanto, é importante evitar que o cachorro tenha acesso a esses ossos e sempre higienizar as mãos após manuseá-los.

Pode dar ossos para o cachorro?

Muitos tutores têm dúvidas se podem dar ossos para os seus cães. A resposta é que depende do tipo de osso e da forma como ele é oferecido. Alguns ossos, como os de boi, podem ser dados aos cães para roer, desde que sejam grandes o suficiente para não se fragmentarem e causem engasgos ou ferimentos no pet.

Porém, é importante ter em mente que os ossos nunca devem ser dados como refeição principal para os cachorros, pois eles não possuem todos os nutrientes necessários para a dieta do animal. Além disso, é preciso ficar atento ao tamanho e à consistência do osso para evitar acidentes.

Conclusão

Os ossos de frango podem ser um grande perigo para a saúde dos cães, por isso é importante saber o que fazer caso o pet coma um deles. A prevenção é sempre a melhor opção, por isso é importante ensinar o cachorro a manter distância da mesa e nunca compartilhar alimentos com ele.

Caso o cachorro coma um osso de frango, entre em contato com o médico veterinário e siga as orientações para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet. E lembre-se sempre de descartar corretamente os restos de frango para evitar que o cão tenha acesso a eles.

Agora que você já sabe o que fazer quando um cachorro come osso de frango, aproveite para conferir mais dicas de saúde e bem-estar para o seu pet no Blog da Pet. E lembre-se sempre de consultar o médico veterinário em caso de dúvidas ou emergências.

#pet #cachorro #ossodefrango #alimentaçãosaudável #cuidadoscomsaúde #prevenção #saúdedosanimais

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up