Os cães sentem saudades? Conheça os sinais e como lidar com esse sentimento
Os cães sentem saudades?
Todo tutor de cachorro já passou por aquele momento difícil de se despedir do seu pet antes de sair de casa. E é comum que, ao fechar a porta, se sinta um aperto no coração ao ver o seu cãozinho com aquele olhar triste. Mas será que os cães realmente sentem saudades? E esse sentimento é parecido com o que nós, humanos, sentimos?
Conexões emotivas
Para entender se os cães sentem saudades, é importante primeiro entender o motivo pelo qual nós, humanos, sentimos esse sentimento. Nós somos capazes de desenvolver conexões emotivas com outras pessoas, animais ou lugares específicos. Mas será que os cães também são capazes de desenvolver esse tipo de conexão?
Estudo comprova que sim
Um estudo realizado pelo cientista norte americano Gregory Berns mostrou que sim, os cães sentem saudade. Neste estudo, foi analisado as reações no cérebro de um cachorro quando ele era exposto a cinco cheiros diferentes: de um cão conhecido, de um cão com o qual ele nunca teve contato, de uma pessoa conhecida, de uma pessoa estranha e ao seu próprio cheiro.
Os resultados mostraram que quando o pet sentia o cheiro de uma pessoa familiar, a região do cérebro responsável pela associação de coisas boas e expectativas positivas era ativada, comprovando que os cães são capazes de desenvolver conexões emotivas assim como nós, humanos.
Outra pesquisa comprova a saudade
Outra pesquisa realizada com base nos mesmos princípios do estudo anterior, analisou os comportamentos de cães ao serem expostos a pessoas de diferentes níveis de familiaridade: seus donos, pessoas estranhas e pessoas familiares. O resultado obtido foi mais uma vez de que eles sentem sim falta de seus tutores mais do que qualquer outra pessoa.
Comportamentos indesejados
A saudade que os cães sentem pode se manifestar de diversas maneiras, e muitas vezes pode resultar em comportamentos indesejados pelos tutores. Alguns exemplos são fazer xixi e cocô fora do lugar, destruir objetos, móveis e brinquedos, não se alimentar, ficar paralisado, imóvel e latir ou uivar excessivamente.
Ansiedade de separação
Esses comportamentos indesejados geralmente estão relacionados com a ansiedade de separação, um distúrbio que pode ser causado pela saudade que os cães sentem quando seus tutores não estão presentes. Muitas vezes, os tutores podem não perceber as consequências que seus pets estão sofrendo em razão dessa ansiedade.
Como ajudar seu cão a lidar com a saudade?
Se você quer ajudar seu cão a não sentir tanto a sua falta quando você não puder estar presente, e ainda diminuir a frequência de comportamentos indesejados relacionados à saudade, aqui vão algumas dicas:
Brinquedos interativos
Uma boa opção é comprar brinquedos interativos que tragam algum estímulo e desafio para o pet, como os disponíveis na Pet. Isso irá estimular o seu cão a continuar brincando e esquecer um pouco a solidão. Porém, é importante lembrar que pode ser que o pet enjoe de ter sempre a mesma brincadeira todos os dias.
Pet sitter
Contar com o auxílio de um profissional para fazer uma visita na casa do seu pet, interagir com ele de maneira saudável e ainda oferecer um passeio a cada visita, com certeza irá trazer ótimos resultados.
Dog walker
Se você acha que seu cãozinho precisa de mais tempo fora de casa, um dog walker profissional é uma ótima opção. Porém, é importante escolher um profissional qualificado e que te passe confiança, como os heróis da DogHero.
Conclusão
Com base nos estudos e pesquisas realizados, podemos concluir que sim, os cães sentem saudade e são capazes de desenvolver conexões emotivas assim como nós, humanos. É importante entender esse sentimento e ajudar nossos pets a lidar com ele da melhor maneira possível, oferecendo estímulos físicos e mentais para que eles não se sintam tão solitários quando estivermos ausentes.
Curiosidades
- Além de sentirem saudade dos tutores, os cães também podem sentir falta de outros animais ou pessoas com quem convivem.
- Assim como nós, os cães também podem sentir saudade de lugares, como um parque que costumavam frequentar ou a casa de um amigo de quatro patas.
- Os cães que foram resgatados de situações de abandono e maus tratos podem ter uma maior tendência a desenvolver ansiedade de separação e, consequentemente, sentir mais saudade de seus tutores.
- A saudade pode afetar mais os cães que são filhotes ou idosos, pois eles tendem a ser mais dependentes emocionalmente.
Perguntas e respostas
1. Todos os cães sentem saudade?
Não há como afirmar com certeza, mas a maioria dos cães tende a sentir saudade de seus tutores.
2. Como saber se meu cão sente saudade?
Alguns sinais que podem indicar que seu cão sente saudade são comportamentos indesejados quando você está ausente, como fazer xixi e cocô fora do lugar ou destruir objetos, e uma recepção mais animada quando você volta para casa.
3. A saudade pode afetar a saúde do meu cão?
Sim, a ansiedade de separação pode causar diversos problemas de saúde em cães, como problemas gastrointestinais, dermatológicos e até mesmo cardíacos.
4. É importante tratar a saudade dos cães?
Sim, é importante ajudar os cães a lidar com a saudade para evitar possíveis problemas de saúde e comportamentos indesejados.
5. O que é a ansiedade de separação?
A ansiedade de separação é um distúrbio que pode afetar cães que sentem saudade de seus tutores quando eles estão ausentes, resultando em comportamentos indesejados e problemas de saúde.
6. Como ajudar meu cão a lidar com a saudade?
Algumas dicas incluem oferecer brinquedos interativos, contratar um pet sitter ou dog walker, e estimular física e mentalmente o seu cão.
7. A saudade pode afetar mais cães filhotes ou idosos?
Sim, cães mais novos e mais velhos tendem a ser mais dependentes emocionalmente e, portanto, podem sentir mais saudade de seus tutores.
8. A saudade pode ser um problema para cães resgatados?
Sim, cães que foram resgatados de situações de abandono e maus tratos podem ter uma maior tendência a desenvolver ansiedade de separação e, consequentemente, sentir mais saudade de seus tutores.
9. A saudade pode afetar o comportamento do meu cão?
Sim, a saudade pode levar os cães a apresentarem comportamentos indesejados, como fazer xixi e cocô fora do lugar, destruir objetos e latir ou uivar excessivamente.
10. A saudade dos cães é parecida com a dos humanos?
Não podemos afirmar com certeza, mas os estudos mostram que os cães são capazes de desenvolver conexões emotivas assim como nós, humanos, e sentem falta de seus tutores assim como sentimos falta de pessoas queridas.
Deixe um comentário
Receitas relacionadas