Otohematoma: entenda, previna e trate lesões na orelha do seu pet Descubra como prevenir e tratar o Otohematoma, condição que pode afetar a orelha do seu pet. Conheça os sintomas, causas e tratamentos para cuidar da saúde do seu animal de estimação.

Otohematoma: entenda

Otohematoma: saiba tratar lesões na orelha do pet
Saiba o que é o Otohematoma, condição que pode afetar a orelha do seu pet, entenda quais são os sintomas, tratamento e prevenção.

Por Andréia Regeni -
4 de dezembro de 2023

Otohematoma: a condição que pode causar lesões na orelha do seu pet
Falaremos aqui sobre uma condição ontológica bastante presente na rotina clínica, que acomete a região da orelha dos pets: o Otohematoma, conhecido também como hematoma auricular ou aural. Você já ouviu falar dele? Vamos entender o que pode causar esta enfermidade, identificar quais os principais sintomas e tratamentos. 

Saiba o que é o Otohematoma
Otohematoma, hematoma auricular ou aural, é uma condição otológica que afeta a região das orelhas dos pets, como cachorros e gatos. Animais de qualquer raça, idade, tamanho ou sexo podem ser acometidos por esta enfermidade; porém, ela costuma ser mais evidente entre os cães, principalmente em raças de orelhas pendulares. 
Este hematoma caracteriza-se por lesão da artéria auricular, ruptura de pequenos vasos ou fratura de cartilagem, que provocam inchaço, acúmulo de líquido inflamatório, sangue, coágulos e outras secreções entre a pele e a cartilagem da orelha, apresentada muitas vezes com o aspecto de “bolhas”.
Mas afinal de contas, o que causa o Otohematoma?
As causas do Otohematoma estão relacionadas a traumatismos, que podem ocorrer de inúmeras maneiras, como brigas de cachorros, gatos ou outros animais; o balançar brusco da cabeça, o coçar das orelhas com as unhas, entre outros motivos que podem gerar um trauma na região.
Preexistência de doenças do aparelho auditivo, afecções dermatológicas, dermatite atópica, otites externas, alergias e outras enfermidades que possam causar pruridos, bem como sarna demodécica e pulgas, também podem causar o Otohematoma.
Sintomas do Otohematoma em cães e gatos
O Otohematoma pode ser unilateral ou bilateral, e sua manifestação pode ocorrer em momentos distintos. 
Os primeiros sintomas do hematoma auricular apresentam-se através do inchaço na região das orelhas, de consistência macia e flutuante. A inflamação pode causar maior sensibilidade, rubor e calor na região afetada. 
O pet ainda pode sentir dores, causadas principalmente pelo peso e aumento de volume da orelha acometida. 
Se o tratamento não foi feito durante os primeiros sintomas, a inflamação passará a ter caráter firme, enrijecido, devido à fibrose, e a orelha do animal poderá sofrer deformações, como o aumento de espessura e enrugamento da pele. 

Otohematoma é grave?
O Otohematoma, como citado acima, pode se apresentar em diversos níveis de evolução, da fase inicial à crônica, que dependerão do cuidado e atenção do tutor aos sintomas. 
Devemos levar em consideração as possíveis causas do hematoma aural para entender a complexidade do caso. Quanto mais cedo o pet receber o diagnóstico da doença, mais simples poderá ser o tratamento. 
Quando não tratada corretamente, a condição pode levar à deformação da orelha e a casos de necrose da região.
Fique tranquilo, o Otohematoma possui tratamento
Se o seu pet apresentar qualquer sintoma citado acima, procure o médico veterinário. O Otohematoma é diagnosticado pelo profissional através de exames físicos e anamnese, que podem identificar a presença de líquidos na região auricular, como também indicar possíveis doenças concomitantes. 
A avaliação médica definirá o tipo de tratamento adequado, se deverá ser feita a drenagem do conteúdo presente no organismo, se será necessário uso de medicamentos, assim como exames laboratoriais como citologias, para um diagnóstico mais preciso e revelar a causa primária da enfermidade. Existem casos em que o animal poderá ser submetido a correções cirúrgicas, onde o médico veterinário cirurgião decidirá o tipo de procedimento adequado ao pet. 
Como prevenir o Otohematoma?
Seja um tutor atento aos sinais de possíveis alergias apresentados pelo pet. Elas podem ser responsáveis por desconfortos como coceira e irritabilidade do organismo. Faça o controle de parasitas regularmente: pulgas, sarnas, por exemplo, também causam males que podem desencadear o Otohematoma. 
Mantenha os banhos e rotinas de higiene em dia, como a limpeza da região auricular – esteja atento à coloração da cera e ao comportamento do animal ao ser tocado na região, atente-se aos sinais de desconforto do pet.
Trate os sintomas de alergias e inflamações assim que estes surgirem e esteja em dia com as visitas ao médico veterinário.
Mantenha seu pet livre do Otohematoma e de diversas outras doenças com o Plano de Saúde Pet da Pet!
Seja qual for o seu pet, previna-se do Otohematoma ou trate essa condição com o apoio do nosso plano de saúde! Conheça nossas opções de Plano de Saúde Pet!
A Pet te ajuda a encontrar os melhores médicos veterinários, clínicas e hospitais: confira o nosso Plano de Saúde Pet – já somos o maior plano de saúde para pets do Brasil! Entenda como funciona e escolha hoje mesmo um plano ideal para você, seu pet e seu bolso!

#cuidados com o pet #otohematoma #saude #tratamento para otohematoma

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up