"Pata do gato inchada: causas, sintomas e tratamentos para o inchaço"

Pata do gato inchada: o que pode ser?
Gato com pata inchada pode ser sinal para algum problema de saúde, variando desde uma dermatite por lambedura até tumores!

Por YesPets -
16 de maio de 2024

Notou algo diferente nas patinhas do seu felino? A pata do gato inchada pode ser sintoma de diversos problemas de saúde, por isso, é preciso ficar atento para tratar o quanto antes.
O inchaço na pata do seu gato pode ser devido a diversos problemas, como uma inflamação, tumor, trauma ou alergia, por exemplo. Por isso, confira nosso post para entender melhor sobre as causas e tratamentos. 

Como identificar se a pata do gato está inchada 
Além da aparência, existem alguns outros sinais que podem evidenciar a pata do gato inchada. Entre os sinais estão: 

Gato mancando;
Lambedura excessiva na pata;
Vermelhidão nos coxins;
Falhas na pelagem.

Esses sinais podem acompanhar o inchaço na pata do gato, por isso, ao notar o quadro, é indicado que o pet seja levado para consulta com um médico-veterinário para entender a causa do problema. 

O que pode deixar a almofada da pata do gato inchada? 
Como destacado, existem vários quadros de saúde que podem causar inchaço na pata do gato. Por isso é indicado que seja feita uma avaliação com um médico-veterinário, já que o profissional poderá realizar exames e entender a causa exata da pata inchada.
Entre alguns problemas de saúde que podem fazer com que a pata do gato fique inchada estão: 
Feridas 
Brincadeiras, brigas, quedas e impactos podem causar feridas na pata do gato e, em alguns casos, levar a um quadro de inflamação, causando inchaço. 
Picadas
Insetos, como vespas, abelhas e formigas, por exemplo, podem picar cães e gatos. O mais comum é que isso ocorra no focinho, porém, em alguns casos, a picada pode ocorrer na pata do gato, o que pode ocasionar um inchaço. 
Os sintomas da picada de inseto em gato podem variar dependendo da quantidade de picadas. Os sinais de reações alérgicas graves envolvem, além do edema, dificuldade respiratória, taquicardia (aceleração cardíaca), queda da pressão arterial, vômito, entre outros. 
Por isso, não hesite em levar o seu pet no médico-veterinário caso note que o pet foi picado por um inseto.  
Dermatite por lambedura
A lambedura em excesso nas patas pode ser um quadro comum em gatos que sofrem de ansiedade, estresse e tédio ou com alguma questão médica – como uma reação alérgica.
Com isso, o quadro pode evoluir para uma dermatite por lambedura, em que é possível que as patinhas sofram com inchaço e lesões.
Artrite 
A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações, o que pode resultar em rigidez, dores e inchaço na pata do gato. 
Entre as causas da artrite em gatos estão: desgaste natural das articulações, traumatismo, genética, bactérias e vírus. 
Luxação 
Quando uma articulação do gato se desloca, o quadro é chamado de luxação. Esse problema pode ocasionar um inchaço na pata do gato.
A luxação pode ocorrer em diferentes graus e por diversos motivos, como quedas, atropelamentos, brigas, doenças articulares, entre outros. 
Fratura 
Outro motivo que pode ocasionar inchaço na pata do seu felino é devido a fraturas, sejam elas expostas, internas ou microfraturas (osso trincado). 
Berne 
A berne em gatos, também conhecida como dermatobiose, é uma condição causada pela larva da mosca Dermatobia hominis. 
A larva usa o felino como hospedeiro e come o tecido da pele para se desenvolver, causando inchaço, dor e vermelhidão no local, além de um buraco no centro do edema, por onde o parasita respira. 
Pododermatite plasmocitária felina 
A pododermatite felina é uma rara condição inflamatória que afeta os coxins do gato (almofadas das patas) e que pode causar inchaço. 
A enfermidade pode ser causada por infecções bacterianas, fúngicas ou alérgicas, resultando em inchaço e amolecimento dos coxins. Entre os sintomas da pododermatite estão: dor, vermelhidão, hemorragia, ulceração, edema, desconforto, lambidas na área afetada e claudicação. 
Tumores
A pata do gato inchada também pode ser devido a um tumor, que pode se desenvolver no osso ou no tecido subcutâneo. 
O quadro causa, além de inchaço, bastante dor, por isso, é importante levar o pet ao médico-veterinário para o diagnóstico e tratamento. 

Pata do gato inchada: o que fazer?
Caso note que o seu gato está com a pata inchada, o melhor a se fazer é levá-lo para uma avaliação com um médico-veterinário, pois, como vimos, as causas do inchaço podem ser as mais diversas, sendo que cada causa tem seu próprio tratamento.
Cuide do seu gato com o Plano de Saúde da Pet!
Não espere seu pet ter algum problema de saúde, esteja sempre prevenido tendo um plano de saúde para gatos. O convênio pet é uma ótima forma de ajudar no tratamento de inchaço na pata do gato e muitos outros problemas! 
Atualize a carteirinha de vacinação, trate de problemas de saúde e realize diversos procedimentos na ampla rede credenciada do Plano de Saúde da Pet. Contrate já o melhor plano para o seu gato e o proteja economizando muito! 

#gatos #pata-do-gato #pata-do-gato-inchada #pata-inchada #saude

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies conforme nossa Política de Privacidade. Não aceito