Pneumonia em cachorro: conheça os sintomas, tratamentos e prevenção da doença Saiba como identificar e cuidar da pneumonia em cachorros, uma doença que afeta o sistema respiratório dos pets. Conheça os tipos, sintomas e formas de prevenção para manter seu
Pneumonia em cachorro: Aprenda a identificar e tratar esta enfermidade
Entenda a causa, sintomas e saiba como prevenir que seu pet seja afetado por ela.
Por Andréia Regeni -
11 de dezembro de 2023
Pneumonia em cachorro: entenda a enfermidade que pode afetar seu pet
A Pneumonia em cachorro é uma enfermidade que afeta muitos pets. A seguir, vamos conhecer mais sobre este processo que pode causar complicações diversas no sistema respiratório dos cães, entender a causa da Pneumonia Canina, como tratá-la e como prevenir seu dog deste desconforto.
O que é a Pneumonia Canina?
A Pneumonia Canina é uma enfermidade que atinge o trato respiratório do cachorro. Trata-se de um processo inflamatório que atinge os pulmões, podendo estar relacionado à ingressão de agentes infecciosos e não infecciosos, causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Relembre nosso artigo: Tudo sobre Pneumonia.
Quando estes agentes se encontram presentes no organismo, eles podem causar a inflamação dos brônquios, alvéolos pulmonares e bronquíolos, afetando assim, a capacidade respiratória do cão, causando complicações de troca gasosa, comprometendo o funcionamento do pulmão e resultando em complicações respiratórias. Em casos de cronicidade elevada, a doença pode resultar ainda em casos de bronquite crônica.
Tipos de pneumonia em cachorro
Pneumonia bacteriana
Enfermidade muito recorrente tratada por médicos veterinários, causada por bactérias presentes no ambiente; sua contração pode ser primária ou secundária.
Pneumonia fúngica
Menos recorrente dos demais tipos de pneumonia em cães, esta doença se dá através da proliferação de fungos no organismo do animal, capazes de causar graves complicações pulmonares.
Pneumonia viral
Muito semelhante à pneumonia que acomete seres humanos, ela pode enfraquecer o sistema respiratório do cão, tornando-o suscetível a infecções secundárias.
Sintomas de pneumonia em cachorro
Existem diversos sintomas clínicos que o cachorro pode apresentar ao ser acometido pela Pneumonia Canina. Gripe, resfriado e dispnéia – falta de ar, são alguns dos desconfortos primários mais comuns que o cachorro pode vir a sentir, consequência do acúmulo de secreções na região pulmonar.
Estes sintomas podem desencadear em outras complicações, como febre, perda de apetite, letargia, cansaço, náuseas, vômitos, secreção nasal, espirros e desidratação.
Pneumonia em cachorro é grave?
A maneira como a doença foi contraída pode estabelecer quais serão os sintomas sofridos pelo cachorro. Alguns deles podem ser graves, como os apresentados pela pneumonia causada por fungos, que causam maiores complicações nos pulmões. A pneumonia fúngica é disseminada através das correntes sanguíneas ou linfa dos cães, resultando em fortes tosses, inflamações nos pulmões, infecções generalizadas e maior resistência aos tratamentos oferecidos para pneumonia em cachorro.
Embora seja o tipo mais comum, a pneumonia bacteriana, que pode pode ser acometida por cães de qualquer idade, porte ou raça, provoca dispnéia, espirros, indisposição, tosse e secreção, pode apresentar desconfortos mais complexos quando diagnosticada em cachorros idosos e filhotes – estes, que estão em processo de desenvolvimento de imunidade, podem vivenciar sintomas mais graves ou de maior intensidade.
Saiba as causas da pneumonia em cães
A principal causa da Pneumonia Canina é a contração de bactérias, que se alojam nos pulmões do cachorro já acometido por uma doença respiratória primária, que torna o organismo do pet mais vulnerável, enfraquecendo seu sistema imunológico.
A idade avançada, má alimentação, ambientes pouco higienizados, más condições climáticas, gripes e resfriados também podem deixar o pet mais suscetível a contrair a pneumonia em cães.
Como tratar pneumonia em cachorro
O tratamento de pneumonia em cachorro consiste em oferecer ao animal ambiente aquecido, protegido do frio e de condições climáticas adversas, hidratação e alimentação adequadas e o uso de medicamentos e afazeres receitados pelo médico veterinário.
O cachorro ainda pode precisar de outros cuidados, como o uso de nebulizador, suporte ventilatório, entre outras medidas que irão depender do quadro clínico do pet e da evolução da enfermidade, como internação.
A prevenção é o melhor remédio: Dicas para evitar
Fornecer ao cachorro uma alimentação saudável e ambientes higienizados adequadamente, colaboram para o fortalecimento imunológico do cachorro, evitando assim, diversos tipos de enfermidades e infecções. Manter as vacinas em dia também é essencial para a prevenção de doenças.
Evitar lugares úmidos, chuvas ou garoas e ambientes com aglomeração de animais, colaboram para a melhor qualidade de vida do cachorro, evitando gripes e resfriados e a contração de possíveis vírus.
Seja para a prevenção ou tratamento da Pneumonia Canina, a Pet oferece o Plano de Saúde Pet ideal, com tudo aquilo que o seu cachorro precisa!
Seu cachorro merece o melhor: cuidado e carinho são essenciais para que seu pet tenha uma vida saudável. Dê um up na rotina médica de seu pet e conheça nossas opções de Plano de Saúde Pet!
Você sabia que a Pet te ajuda a encontrar os melhores médicos veterinários, clínicas e hospitais? Conheça o nosso Plano de Saúde Pet – já somos o maior plano de saúde para pets do Brasil! Entenda como funciona e escolha hoje mesmo um plano que caiba no seu bolso!
#pneumonia #pneumonia canina #pneumonia em cachorro
Deixe um comentário
Receitas relacionadas