"Polícia Ambiental apreende 13 pássaros e um tamanduá em ação contra tráfico de animais"
-
Polícia Ambiental apreende 13 pássaros silvestres e um tamanduá
- A importância da posse consciente de animais de estimação
- O tráfico de animais silvestres e suas consequências
- Quais animais foram apreendidos?
- O que acontece com os animais apreendidos?
- Quais as consequências para os responsáveis pela posse irregular dos animais?
- O que a Polícia Militar Ambiental orienta em relação à posse de animais silvestres?
- O que aconteceu com o tamanduá mirim?
- Curiosidades sobre o tamanduá mirim
- O que podemos fazer para combater o tráfico de animais silvestres?
- Conclusão
Polícia Ambiental apreende 13 pássaros silvestres e um tamanduá
No dia 30 de novembro de 2012, policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram uma importante ação de combate ao tráfico de animais silvestres nos municípios de Alegre e São José do Calçado, no Espírito Santo. Foram apreendidos 13 pássaros silvestres e um tamanduá mirim, que estavam sendo mantidos em cativeiro de forma irregular. Essa ação, além de combater um crime ambiental, também chama a atenção para a posse consciente de animais de estimação e para a importância da preservação da natureza.
A importância da posse consciente de animais de estimação
É importante ressaltar que a posse de animais silvestres como animais de estimação é ilegal e prejudicial tanto para os animais quanto para o meio ambiente. Muitas pessoas ainda acreditam que é inofensivo manter pássaros e outros animais em gaiolas, mas na verdade isso contribui para o tráfico de animais e para a diminuição da biodiversidade. Além disso, esses animais geralmente não recebem os cuidados adequados e acabam sofrendo de estresse, desnutrição e doenças.
O tráfico de animais silvestres e suas consequências
O tráfico de animais silvestres é um grave problema que afeta não só o Brasil, mas também outros países do mundo. Estima-se que seja o terceiro maior mercado ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. Além de ser uma atividade criminosa, o tráfico de animais causa grandes danos ao meio ambiente, como a redução das populações de espécies, o desequilíbrio ecológico e a disseminação de doenças.
Quais animais foram apreendidos?
Dentre os animais apreendidos pela Polícia Ambiental, estavam quatro trinca-ferros, um catatau, oito coleiros e um tamanduá mirim. Essas espécies são muito populares entre os criadores ilegais por serem consideradas boas para canto e por terem um valor alto no mercado clandestino. No entanto, manter esses animais em cativeiro sem autorização do Ibama é crime e pode resultar em detenção e multa.
O que acontece com os animais apreendidos?
Os pássaros silvestres apreendidos foram encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Cachoeiro de Itapemirim, onde receberão os cuidados necessários. Já o tamanduá mirim foi solto no Parque Municipal Ênio Fazolo, no município de Guaçuí, onde terá a oportunidade de viver em seu habitat natural e se reproduzir, contribuindo para a preservação da espécie.
Quais as consequências para os responsáveis pela posse irregular dos animais?
Os responsáveis pela posse irregular dos animais apreendidos deverão responder pelo crime ambiental e poderão ser detidos por um período de seis meses a um ano, além de pagar uma multa que pode chegar a R$5.000,00 por indivíduo, no caso de espécies ameaçadas de extinção. Além disso, também serão intimados a comparecer às Delegacias dos respectivos municípios.
O que a Polícia Militar Ambiental orienta em relação à posse de animais silvestres?
A Polícia Militar Ambiental orienta e incentiva as pessoas a não manterem animais silvestres em cativeiro de forma irregular. Caso desejem se desfazer desses animais, devem procurar uma sede do BPMA mais próxima para fazer a entrega espontânea, sem que sejam penalizadas por isso.
O que aconteceu com o tamanduá mirim?
O tamanduá mirim recolhido pela Polícia Ambiental não estava ameaçado de extinção, mas sua população vem decrescendo devido ao desmatamento no Espírito Santo. Após ser avaliado e constatado que estava em boas condições de saúde, o animal foi solto na mata do Parque Municipal Ênio Fazolo, onde terá a oportunidade de se reproduzir e contribuir para a preservação da espécie.
Curiosidades sobre o tamanduá mirim
- O tamanduá mirim é um mamífero que pode ser encontrado em toda a América do Sul, exceto na região dos Andes.
- Se alimenta principalmente de insetos e formigas, utilizando sua língua comprida e pegajosa para capturá-los.
- Possui um olfato muito apurado e consegue farejar o alimento a uma distância de até 10 metros.
- É um animal solitário e noturno, passando o dia escondido em tocas ou em árvores.
- Apesar de ter garras afiadas, o tamanduá mirim não é um animal agressivo e costuma fugir de situações de perigo.
O que podemos fazer para combater o tráfico de animais silvestres?
- Não compre animais silvestres ou exóticos como animais de estimação.
- Não visite zoológicos clandestinos ou que não possuam autorização do Ibama.
- Denuncie qualquer suspeita de tráfico de animais às autoridades competentes.
- Se encontrar um animal silvestre em situação de risco, entre em contato com o órgão responsável pelo resgate.
- Eduque e conscientize outras pessoas sobre a importância da preservação da natureza e do respeito aos animais silvestres.
Conclusão
A apreensão dos 13 pássaros silvestres e do tamanduá mirim pela Polícia Ambiental é um exemplo de como é importante combatermos o tráfico de animais e conscientizarmos as pessoas sobre a posse responsável de animais de estimação. Além disso, essa ação também nos faz refletir sobre a necessidade de preservarmos a natureza e respeitarmos a vida de todas as espécies, sejam elas animais ou vegetais. Façamos nossa parte para tornar o mundo um lugar melhor para todos os seres vivos.
Fonte: http://eshoje.jor.br/?p=61907
Deixe um comentário
Receitas relacionadas