"Por que os cachorros gostam de tomar sol? Descubra os benefícios e cuidados necessários"

índice
  1. Por que os cachorros gostam de tomar sol?
    1. 1. Instinto natural
    2. 2. Produção de vitamina D
    3. 3. Aumento da produção de endorfina
    4. 4. Alívio de dores musculares e articulares
    5. 5. Prevenção de problemas de pele
  2. Quais os cuidados necessários com o cachorro no sol?
    1. 1. Evite os horários mais quentes
    2. 2. Controle o tempo de exposição ao sol
    3. 3. Use protetor solar para cães
    4. 4. Cuidado com o chão quente
  3. Curiosidades sobre cachorro e sol
    1. 1. Cães podem ter queimaduras solares
    2. 2. Cães podem ter câncer de pele
    3. 3. Cães com pelo escuro podem ter problemas no calor
    4. 4. Raças com focinho curto são mais sensíveis ao calor
    5. 5. Cães podem desenvolver catarata por causa do sol
  4. O que fazer se o cachorro não gosta de tomar sol?
  5. Conclusão

Por que os cachorros gostam de tomar sol?

Os cachorros têm um instinto natural de buscar o sol, seja para se aquecer ou simplesmente para aproveitar os benefícios da luz solar. Assim como os seres humanos, os cães também precisam tomar sol para manter a saúde em dia e prevenir diversos problemas. Mas afinal, por que os cachorros gostam de tomar sol?

1. Instinto natural

Os cães possuem um instinto natural de buscar o sol, principalmente pela manhã quando os raios solares estão mais amenos. Isso acontece porque os ancestrais dos cães, os lobos, costumavam se deitar ao sol para se aquecerem e repor as energias. Esse instinto foi passado para os cães domésticos, que continuam a desfrutar dos benefícios do sol.

2. Produção de vitamina D

O sol é responsável pela produção de vitamina D, que é essencial para a absorção de cálcio e fósforo, ajudando a prevenir problemas ósseos nos cães. Sem a vitamina D, os cães podem desenvolver doenças como raquitismo e osteoporose.

3. Aumento da produção de endorfina

A luz solar também estimula a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Isso explica porque os cães ficam tão relaxados e felizes ao tomar sol.

4. Alívio de dores musculares e articulares

Os raios solares também podem aliviar dores musculares e articulares nos cães, principalmente nos idosos. Isso acontece porque o sol estimula a produção de serotonina, que ajuda a diminuir a ansiedade e a depressão, e melatonina, que melhora a qualidade do sono.

5. Prevenção de problemas de pele

O sol pode ser um aliado na prevenção de problemas de pele nos cães, como a sarna. Isso porque os raios solares podem ajudar a combater o ácaro causador da sarna. No entanto, é importante tomar cuidado com o excesso de sol, pois pode causar queimaduras e até mesmo câncer de pele nos cães.

Quais os cuidados necessários com o cachorro no sol?

Assim como os seres humanos, os cães também precisam de cuidados especiais ao tomar sol. O excesso de exposição solar pode causar problemas de saúde nos cães, por isso é importante tomar algumas precauções. Confira os principais cuidados necessários com o cachorro no sol:

1. Evite os horários mais quentes

O horário entre 10h e 16h costuma ser o mais quente do dia, por isso é importante evitar expor o seu cachorro ao sol durante esses horários. Procure dar banho de sol no seu pet pela manhã ou no final da tarde, quando os raios solares estão mais amenos.

2. Controle o tempo de exposição ao sol

Assim como nós, os cães também podem sofrer com o excesso de sol. Por isso, é importante controlar o tempo de exposição ao sol, principalmente nos dias mais quentes. Se o seu cachorro já estiver ficando muito tempo no sol, é hora de levá-lo para um lugar fresco e oferecer água fresca.

3. Use protetor solar para cães

Em áreas com menos pelos, como orelhas, barriga e focinho, é importante aplicar protetor solar específico para cães. Isso ajuda a prevenir queimaduras e até mesmo câncer de pele nos cães. Consulte o seu veterinário para saber qual o melhor produto para o seu pet.

4. Cuidado com o chão quente

Quando for passear com o seu cachorro em dias de muito sol, evite asfalto e calçadas quentes. O chão quente pode queimar as patas do seu pet e causar desconforto e até mesmo ferimentos. Opte por passear em áreas com grama ou areia, que são mais frescas.

Curiosidades sobre cachorro e sol

Abaixo, separamos algumas curiosidades sobre cachorro e sol que você provavelmente não sabia:

1. Cães podem ter queimaduras solares

Assim como nós, os cães também podem sofrer com queimaduras solares. As raças com pelos mais claros ou pelagem mais curta são mais propensas a desenvolver queimaduras, por isso é importante ter cuidado com a exposição solar.

2. Cães podem ter câncer de pele

Assim como os seres humanos, os cães também podem desenvolver câncer de pele devido à exposição excessiva ao sol. Por isso, é importante tomar os devidos cuidados e ficar atento a qualquer sinal de alteração na pele do seu pet.

3. Cães com pelo escuro podem ter problemas no calor

Apesar de os cães com pelos mais claros serem mais propensos a desenvolver queimaduras solares, os cães com pelagem escura também podem sofrer com o calor excessivo. Isso acontece porque o pelo escuro absorve mais calor, deixando o cão mais quente.

4. Raças com focinho curto são mais sensíveis ao calor

As raças com focinho curto, como os Pugs e Buldogues, são mais sensíveis ao calor, pois têm dificuldade em regular a temperatura corporal. Por isso, é importante ter cuidado redobrado com essas raças em dias quentes.

5. Cães podem desenvolver catarata por causa do sol

A exposição excessiva ao sol pode causar catarata nos cães, principalmente nos idosos. Por isso, é importante proteger o seu pet com protetor solar e evitar a exposição prolongada ao sol.

O que fazer se o cachorro não gosta de tomar sol?

Assim como existem cães que adoram tomar sol, há também aqueles que não gostam ou até mesmo têm aversão à luz solar. Se o seu cachorro não gosta de tomar sol, não é necessário forçá-lo a ficar exposto ao sol. Você pode oferecer um local fresco e sombreado para o seu pet, onde ele possa descansar e se refrescar.

Conclusão

O sol é extremamente benéfico para os cães, desde que sejam tomados os devidos cuidados. Os raios solares ajudam na produção de vitamina D, aliviam dores musculares e articulares, previnem problemas de pele e ainda aumentam a sensação de bem-estar nos cães. No entanto, é importante evitar os horários mais quentes do dia, controlar o tempo de exposição ao sol e proteger o seu pet com protetor solar específico para cães. Assim, o seu cachorro poderá desfrutar dos benefícios do sol de forma segura e saudável.

Fonte: Blog da Pet

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up