Por que os cachorros lambem? Entenda os motivos por trás desse comportamento e saiba como lidar com as lambidas.
Por que os cachorros lambem?
Os cachorros são animais extremamente carinhosos e expressivos, e uma das formas mais comuns de demonstrar afeto é através das lambidas. Mas você já parou para pensar por que os cães têm esse hábito? Será que é apenas uma forma de demonstrar carinho ou existem outros motivos por trás dessa ação? Nesse texto, vamos explorar todas as possíveis razões para os lambeijos caninos e entender melhor o comportamento desses animais tão amados.
O prazer de lamber
Antes de mais nada, é importante entender que para os cachorros, lamber é uma atividade prazerosa. Assim como nós, seres humanos, temos nossas atividades favoritas, os cães também têm as suas. E a lambida é uma dessas atividades. Quando eles lambem, liberam endorfina, um hormônio que traz sensação de felicidade, bem-estar e bom humor. Por isso, é comum vermos nossos cães lambendo a si mesmos, objetos ou até mesmo outros animais. É uma forma de se sentirem bem e relaxados.
Chamado de atenção
Outra possível razão para os cachorros lamberem é para chamar a atenção. Eles são animais inteligentes e aprendem facilmente a associar as coisas. Se ao lamberem eles recebem carinho e atenção imediata, é natural que continuem repetindo esse comportamento sempre que quiserem atenção extra. Por isso, é importante ensinar ao seu cão que nem sempre as lambidas são bem-vindas, para que ele não fique dependente desse tipo de atenção.
Lambidas de submissão
Quando um cachorro lambe o queixo ou a boca de uma pessoa, pode estar demonstrando submissão. Isso é algo que eles aprendem desde filhotes, quando lambem o queixo da mãe para que ela regurgite a comida e os alimente. Ao lamber você dessa forma, o cão está reconhecendo você como uma figura de liderança, como se fosse um “pai” ou “mãe” para ele. É uma forma de mostrar respeito e submissão.
Afeto entre cachorros
Além de demonstrar afeto pelas pessoas, os cães também utilizam a lambida para se relacionar com outros cães. Na matilha, os lambeijos são uma forma de reconhecimento e afeto entre os membros. As fêmeas também costumam lamber os filhotes para limpá-los e deixar o seu cheiro neles, demonstrando que aqueles são seus filhotes. Os filhotes, por sua vez, reconhecem seus irmãos e a mãe pelo cheiro característico da lambida.
Transferência do comportamento
Ao serem domesticados, os cães levaram consigo esse comportamento de lamber para demonstrar afeto e reconhecimento pelas pessoas que consideram importantes em suas vidas. Por isso, se o seu cachorro lamber todos os membros da família, inclusive outros pets, ele está demonstrando todo o amor e carinho que sente por eles.
Lambeijos em outros animais
É comum vermos cachorros lambendo outros animais, como gatos ou até mesmo pássaros. Isso pode ser uma forma de reconhecimento e afeto, mas também pode ser uma tentativa de dominar o outro animal. Por isso, é importante estar atento e supervisionar essas interações, para garantir que todos os animais envolvidos estejam confortáveis e seguros.
Dicas para lidar com as lambidas
Apesar de ser um comportamento natural dos cães, nem sempre as lambidas são bem-vindas pelos tutores. Se você não gosta de ser lambido pelo seu cão, é importante ensiná-lo a respeitar os seus limites. Algumas dicas para lidar com as lambidas são:
- Desviar o rosto ou a mão quando o cão tentar lamber;
- Dizer “não” de forma firme quando ele lamber;
- Recompensar o cão quando ele parar de lamber;
- Oferecer brinquedos ou petiscos para distraí-lo;
- Ensinar o comando “não lamber”;
- Manter as mãos e o rosto limpos e sem cheiros atrativos para o cão;
- Supervisionar as interações do cão com outras pessoas e animais.
Curiosidades sobre as lambidas dos cachorros
Além de ser uma forma de demonstrar afeto e comunicação, as lambidas dos cachorros possuem diversas curiosidades. Vamos conhecer algumas delas?
Lambeijos que curam
Pode parecer estranho, mas a saliva dos cachorros possui propriedades curativas. Ela contém enzimas que ajudam na cicatrização e regeneração de tecidos, e também possui propriedades antibacterianas. Por isso, é comum vermos os cães lambendo seus próprios ferimentos ou os de outros animais da matilha, para ajudar na cicatrização.
Proteção contra insetos
A saliva dos cachorros também é utilizada como uma forma de proteção contra insetos. Isso porque ela contém uma substância chamada lisozima, que age como um repelente natural. Por isso, é comum vermos os cães se lambendo em regiões do corpo onde há presença de insetos, como nas orelhas e patas.
Lambidas que acalmam
Se você já teve um cachorro que costumava lamber suas mãos ou pés quando você estava muito estressado, pode ser que ele estivesse tentando te acalmar. As lambidas dos cachorros liberam endorfina, como mencionamos anteriormente, e podem ter um efeito calmante em quem está sendo lambido. É por isso que muitas pessoas sentem-se mais relaxadas após receberem um lambeijo do seu cão.
O recorde de maior lambida
Você sabia que existe um recorde mundial para a maior lambida de cachorro? O prêmio foi dado a um cão da raça São Bernardo, que mede impressionantes 43,7 cm. Isso equivale a quase metade do tamanho de um cão da mesma raça. Você consegue imaginar uma lambida tão grande assim?
Cães que não lambem
Apesar de ser um comportamento natural para a maioria dos cães, existem algumas raças que não costumam lamber. Entre elas, podemos citar os chow-chows, os basenjis e os cães da raça Shar Pei. Isso não significa que esses cães não sejam carinhosos, apenas possuem formas diferentes de demonstrar afeto.
Conclusão
Como vimos, os cachorros lambem por diversos motivos, seja para demonstrar afeto, chamar a atenção, mostrar submissão ou apenas pelo prazer de lamber. É importante entender o comportamento do seu cão e respeitar seus limites, ensinando-o a se relacionar de forma saudável com as pessoas e outros animais. E lembre-se sempre de retribuir o carinho do seu cão com muito amor e cuidado.
Deixe um comentário
Receitas relacionadas