Problemas articulares em cães: entenda, previna e trate | Petlove - YesPets - 26/05/2022
Problemas articulares em cães: quais são e como tratar?
Por YesPets -
26 de maio de 2022
Você sabia que os problemas articulares podem atingir vários tipos de cães? Com a chegada da época mais fria do ano as dores causadas por essas enfermidades tendem a aumentar, mas sabendo cuidar é possível trazer mais conforto para o seu cão e até mesmo evitar.
Suspeita que seu pet tenha algum problema articular? Então vamos entender melhor quais são as doenças articulares e como tratá-las para oferecer mais bem-estar ao seu pet.
Quais são os problemas articulares mais comuns?
Existem dois tipos de problemas articulares: os agudos e os crônicos. “Os agudos são inflamações de ação rápida e que se não forem tratadas corretamente evoluem para problemas crônicos. Os crônicos, aparecem após um tempo, são processos degenerativos, processo mais lento. Ambos causam dor, mas a dor do processo crônico perdura”, explica Marina Rodrigues, médica-veterinária da Pet.
Já entre as principais doenças articulares em cães, temos:
Artrite: inflamação aguda nas articulações;
Artrose: também conhecida como Osteoartrite e Doença Degenerativa Articular (DAD), são crônicas e degeneram as articulações;
Hérnia de disco: ocorre quando os discos – responsáveis pela absorção dos impactos da coluna – se deslocam para fora do eixo ou se desgastam;
Displasia coxofemoral: caracterizada pela degeneração da articulação do quadril dos cães. Afeta geralmente os de médio e grande porte. Possui causa genética, mas pode ser agravada com o sobrepeso, idade avançada e o piso do local onde o cão fica (que não deve ser liso).
Luxação de patela: nada mais é do que o deslocamento do joelho do pet, podendo se deslocar para a parte interna ou externa da perna. Pode ser diagnosticada com vários graus (1, 2, 3 e 4).
“A mais comum é a DAD, pois ela é uma forma crônica da artrite. Tem evolução lenta, potencializada pela velhice e representa 70% dos casos de problemas articulares nos cães”, destaca a médica-veterinária.
Todo cachorro pode ter problemas articulares?
Independente do porte, idade ou raça, qualquer cachorro pode ter problemas articulares. Claro que existem cães que são predispostos, como no caso de pets idosos, cães de porte grande, acima do peso e algumas raças.
Cães novos também podem ter problemas articulares
Sim, você não leu errado. Cachorros novos podem ter problemas articulares. Entre os principais motivos para esse problema precoce estão:
Artrite séptica, que pode ser bacteriana ou fúngica que gera inflamação nas articulações
Devido a traumas e acidentes
Artrites imunomediadas: que surgem após um processo infeccioso, gerando processos inflamatórios, como, por exemplo, após adquirir a erliquiose (doença do carrapato) e leishmaniose
Sintomas de problemas articulares em cães
Entre os principais sintomas que o cachorro com problemas articulares pode apresentar, estão:
Dificuldade em se locomover
Diminuição na amplitude dos movimentos
Dificuldade em se exercitar
Aumento da sensibilidade no local acometido
agressividade ao ser tocado na região machucada devido à dor
Estresse
“Caso o pet apresente dificuldades em se locomover, sensibilidade nos membros, manque ou apresente apatia, pode ser necessário levá-lo a uma consulta com o médico-veterinário” orienta Marina, que explica que o diagnóstico é feito por meio de exames de raio-x, exame físico e clínico.
Problemas articulares têm cura?
Infelizmente, não são todos os problemas articulares que têm cura. A cura é possível apenas nos casos infecciosos, em que é necessário usar medicamentos para eliminar o agente causador.
A médica-veterinária conta que as doenças articulares, em sua maioria, não têm cura, mas por meio de medidas preventivas, podemos estabelecer um tratamento que alivie os efeitos dela, evitando o agravamento da situação.
Porém, é importante se lembrar que regenerar a articulação não é possível. O que o médico-veterinário pode indicar é o uso de analgésicos, suplementos articulares, rações coadjuvantes, fisioterapia e acupuntura, a fim de oferecer bem-estar ao pet.
Prevenir sempre!
Existem várias formas de evitar doenças articulares em cães, formas essas que, inclusive, acontecem no dia a dia. Entre os principais pontos de atenção que o tutor deve ter, estão:
Manter o peso do pet adequado a raça e fase da vida
Fornecer uma alimentação saudável
Exercitar o pet
Levar o cão para check-ups regulares no veterinário
“Realizar check-ups periódicos com o médico-veterinário também é fundamental para diagnosticar precocemente a doença. Sabe-se que as alterações articulares não cessam, mas podem ser estabilizadas, pois uma vez degenerada, não se renovam”, alerta Marina.
Aqui no blog temos um post completo falando sobre isso, com dicas ótimas para que seu pet fique longe dos problemas nas articulações.
A importância da alimentação na saúde das articulações
Para cães com problemas nas articulações, é super importante que sua alimentação tenha condroprotetores (condroitina e glucosamina), que ajudam a amenizar os efeitos das alterações articulares.
Por essa razão, é possível que o médico-veterinário do pet com doença articular indique o uso de uma ração coadjuvante voltada para atuar nas articulações.
Aqui na Pet temos a Ração Royal Canin Joint Care que atua justamente para promover o bem-estar e saúde dos cães de grande porte com sensibilidade articular, que possam causar sinais de rigidez articular.
A Joint Care possui colágeno (condroitina e polifenóis) que apoia a cartilagem e ajuda a manter a função articular saudável. Além disso, tem calorias moderadas para auxiliar a manter seu peso ideal, evitando que o pet sobrecarregue as articulações.
Com os devidos cuidados, tanto do dia a dia quanto nutricionais, você pode ajudar seu pet a viver de maneira saudável e ativa. Não deixe de conversar com um médico-veterinário para sempre escolher o melhor tratamento para o seu pet com doenças articulares.
#artrite #artrose #joint-care #YesPets #problemas-articulares #royal-canin #saude
Deixe um comentário
Receitas relacionadas