"Pug: conheça a história e características desse amável cachorrinho de origem chinesa e saiba como cuidar e alimentar corretamente"
Pug
Por Dr. Marcio Waldman -
24 de junho de 2014
Você sabia que o Pug, esse fantástico cachorrinho de nariz achatado, foi o preferido de Josephine, esposa de Napoleão Bonaparte? Por existirem relatos em escrituras datadas do ano 700 A.C. de “cães de boca curta” acredita-se que essa raça de cachorro tenha se originado na China, e no ano 1 D.C há relatos de cães de focinho curto, enrugado e pernas curtas.
Características do Pug
Variações
Por volta de 1846 na Inglaterra, haviam duas linhagens da raça, Willoughby e Morrison, sendo que cada uma desenvolveu características diferentes na pelagem e no físico. Hoje em dia, devido a cruzamentos seletivos, não há variações físicas na raça, apenas na cor da pelagem
Tamanho do Pug
A raça tem uma altura média de 30 centímetros e o peso varia de 6 a 8kg.
Pelagem do Pug
Existem duas cores disponíveis, a abricot, com todas as suas variações, e a cor preta. Na cor abricot ou bege a máscara do rosto é preta assim como as orelhas. O pelo é fino, pequeno, delicado e lanoso.
Padrão da raça cbkc
No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.
Temperamento do Pug
Carinhoso, apegado ao proprietário e eterno carente é um cão apaixonante. Gosta de ficar no colo e sempre junto ao proprietário.
Nível de atividade
Devido ao seu crânio braquiocefálico, não consegue ter longos períodos de atividade física pela dificuldade respiratória.
Atividade de guarda
O Pug não tem atividade de guarda, é um cão de pequeno porte de companhia.
Inteligência e obediência do Pug:
A raça foi classificada na colocação 57a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações do livro “A Inteligência dos Cães” graduações de 55 a 69 são postos os cães cuja capacidade de obediência e de trabalho é classificada como razoável, necessitando de até oitenta repetições para que aprendam um comando. Mesmo após terem aprendido, a obediência aparenta ainda ser fraca, e em apenas 30% dos casos, conseguem responder a uma ordem sem necessidade de repetição. Caso o treinador ou dono se afaste, o tempo de resposta e a obediência diminuem consideravelmente.
Cuidados com o seu Pug
Uma alimentação balanceada principalmente as super premium, onde os cachorros comem menos quantidade e tem um maior aproveitamento, com rações de boa qualidade com alta absorção e proteínas de alto valor biológico é o melhor que você pode oferecer ao seu cachorro. Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet. Siga as instruções de quantidade diária informada pelo fabricante para evitar acumulo de peso ou obesidade, que é muito comum na raça Pug. Passeios curtos para exercitar e desenvolver a musculatura das patas são importantes. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro! E claro, como todo cachorro de estimação gosta de ossinhos, bifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, principalmente bolinhas para brincarem. Eles adoram caminhas fofinhas para tirar uma sonequinha.
A saúde do Pug
Devido o seu nariz achatado, os pugs tem muita dificuldade em trocar calor com o meio ambiente (que é feito pela respiração geralmente ofegante) portanto eles não toleram ambientes muito quentes. Na literatura médica veterinária existem relatos de hipertermia com consequências graves ao Pug, portanto mantê-lo num ambiente agradável é muito importante. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após 5 anos de idade é recomendado acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca e etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erradamente denominado de limpeza de tártaro), assim como o oferecimento de petiscos que ajudam na limpeza dentária.
Dúvidas frequentes sobre a raça Pug
Solta muito pelo
Sim, como a maioria dos cães de pelo curto e fino, uma a duas vezes ao ano a queda se acentua e no intervalo existe uma queda pequena porém constante de pelo, escovação com rasqueadeiras ou produtos específicos contra queda de pelo como o furminator conseguimos controlar facilmente a queda de pelos. Banhos semanais com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos.
Qual o clima mais adequado para o Pug
Sem sombra de dúvida o clima frio, devido a dificuldade de trocar e perder calor com o meio ambiente devido ao seu focinho e boca achatada.
Quantos anos vive um pug?
A raça tem uma vida média de 7 a 12 anos.
O pug late muito
O Pug late muito pouco e o latido é um pouco mais rouco que a maioria dos cachorros, devido ao seu focinho muito curto. Aliás, é uma raça que ronca quando está dormindo ou quando respira muito forte, parecendo a vovó.
Vive bem em apartamento
Sim o Pug vive muito bem em apartamentos.
O Pug se dá bem com crianças
Sim, as crianças adoram o Pug e eles adoram as crianças, gostam de estar perto, de ficar no colo, de brincar. Adoram brincar de trazer bolinhas e fazem arte para chamar a atenção. Adoram brincar de pega pega.
Qual o dono ideal para o pug
O Pug se adapta a maioria das pessoas, gosta de ficar junto, algumas pessoas chegam a levar o pug em todos os lugares, existem carrinhos de bebe feitos para cachorros e o pug adora passear nele.
Como é um filhote de pug
É a maior fofura que existe, atrapalhado, brincalhão, derrete o coração de todos da familia.
Quanto custa um filhote de Pug
Encontramos no mercado filhotes entre R$ 1500,00 a R$ 4000,00.
Canis e criadores de Pug
Canil ANJOS
Canil PEROLAS
Canil DOUBLE D
Canil HOUSE STEINBRUCK
Canil BR VINTAGE
Produtos recomendados para PUG:
– Comedouros e bebedouros
– Ração Royal Canin Cães Mini Indoor Adulto
– Ração Royal Canin Mini Sensible Adulto
– Ração Royal Canin Mini Indoor Junior
– Tapetes higiênicos
– Escovas para pelos
– Furminator
Fotos e imagens do pug
Crédito fotos:
Pixabay – http://pixabay.com/pt/c%C3%A3es-pugs-bonito-juntos-natureza-82799/
Pixabay – http://pixabay.com/pt/c%C3%A3o-pet-pug-preto-deitado-terreno-123722/
Pixabay – http://pixabay.com/pt/pug-c%C3%A3o-preto-face-pastel-cabe%C3%A7a-357354/
#cachorro #pug #raça #ração
Deixe um comentário
Receitas relacionadas