Sexta-Feira 13 e gatos pretos: desmistificando as superstições e promovendo a adoção responsável. #gato #adoteumgatopreto #proteçãoanimal
Sexta-Feira 13 e gatos pretos
Nas épocas de Dia das Bruxas ou nas Sextas-feiras 13, os índices de denúncias de maus tratos aumentam significativamente nas ONGs de proteção animal. Por conta de superstições sem fundamento, crenças doentias e a mais pura maldade, esse dia não é muito bom para os bichinhos – principalmente gatos – que têm os pelos todos pretos. Mas, gato preto dá azar?
Não, gatos pretos não dão azar!
Muitas pessoas acreditam que os gatos pretos trazem azar, mas isso não passa de uma superstição sem qualquer base lógica. Na verdade, os gatos pretos são seres adoráveis e carinhosos, assim como qualquer outro animal de estimação. A cor do pelo não tem nenhuma relação com a sorte ou o azar, é apenas uma característica física. E, assim como qualquer outro animal, eles merecem amor e respeito.
Na Pérsia antiga, os gatos pretos eram considerados “espíritos amigos”, enviados para fazer companhia para os seres humanos. Na Idade Média, quando houve a caça às bruxas, é que o símbolo do gato preto foi associado ao mal, fazendo com que os gatos pretos fossem perseguidos pela inquisição. Muito tempo se passou depois disso, mas até hoje, algumas pessoas acreditam que os bichinhos pretos causam algum mal ou trazem azar, e acreditam ter o direito de utilizá-los em rituais de tortura.
Mas, felizmente, essa crença está cada vez mais sendo desmistificada e as pessoas estão percebendo que os gatos pretos são apenas animais adoráveis e companheiros.
Adoção de pets pretos
Infelizmente, ainda hoje, os gatos pretos ocupam o último lugar na lista de preferência dos adotantes, ficando anos e anos a espera de um humano para lhes dar o amor e carinho que tanto merecem. Isso acontece por conta da crença de que eles dão azar ou por preconceito com a cor do pelo. Mas, na verdade, os gatos pretos são tão amorosos e leais quanto qualquer outro animal de estimação.
As ONGs de amparo animal costumam fazer diversos questionários quando se trata da adoção de um pet com pelos todos pretos, uma pesquisa mais aprofundada do que o normal e, em épocas de Dia das Bruxas, Sextas-Feiras 13, estes pets não são doados. Isso porque há um medo de que eles sejam adotados por pessoas que acreditam nas superstições e possam maltratá-los ou utilizá-los em rituais de tortura.
Na internet, podemos encontrar casos de pessoas que se dizem ser adotantes e buscam gatinhos pretos para os tais rituais de tortura. Por isso, é importante que as ONGs tenham um cuidado especial na hora de realizar a adoção desses animais, garantindo que eles tenham um lar seguro e amoroso.
Como eu posso ajudar os pets pretinhos?
Nós sabemos (e muito bem), que os maus tratos não são feitos apenas com gatinhos pretos, mas sim com tantos outros animais. Se você presenciou algum caso de maus tratos ou acredita que alguém não esteja cuidando do bichinho como ele merece, denuncie! O artigo 32 da Lei Federal 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) prevê pena de 3 meses a 1 ano de detenção para quem praticar atos de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais.
Não fique de braços cruzados! A denúncia pode ser feita em delegacias ou ministério público e pode ser anônima. É importante acompanhar o andamento da denúncia até o final, para se certificar de que os órgãos competentes procederam à fiscalização e qual atitude foi tomada perante o agressor.
Gato preto dá sorte, amor e muito carinho ao humano que o adotou! E, além disso, eles também têm muitas curiosidades e características interessantes. Confira algumas delas:
Curiosidades sobre gatos pretos
- Na Inglaterra, ter um gato preto é considerado um sinal de boa sorte.
- Na Escócia, acredita-se que um gato preto cruzando seu caminho é um sinal de prosperidade.
- Na cultura japonesa, os gatos pretos são considerados protetores da saúde.
- O pelo preto é uma característica genética, assim como a cor dos olhos e do nariz.
- Os gatos pretos têm maior resistência a doenças e são mais imunes a algumas doenças de pele.
- Apesar de serem considerados menos sociáveis, os gatos pretos são tão amorosos e carentes quanto qualquer outro gato.
- Os gatos pretos são ótimos caçadores, graças à sua pelagem escura que os ajuda a se camuflar durante a noite.
- Nos Estados Unidos, o dia 17 de agosto é considerado o Dia Nacional do Gato Preto.
- Na Idade Média, acreditava-se que o pelo preto dos gatos era uma forma de disfarce para bruxas e feiticeiras.
- Os gatos pretos são menos propensos a terem câncer de pele, por terem uma maior quantidade de melanina.
Dicas para cuidar de um gato preto
Se você está pensando em adotar um gato preto ou já tem um em casa, confira algumas dicas para cuidar bem desse bichinho tão especial:
- Dê amor e carinho: assim como qualquer outro animal de estimação, os gatos pretos precisam de amor e atenção. Dedique um tempo do seu dia para brincar, acariciar e cuidar do seu bichinho.
- Mantenha uma boa alimentação: escolha uma ração de qualidade e siga as recomendações do veterinário para garantir que seu gato preto tenha uma dieta saudável.
- Leve ao veterinário regularmente: assim como qualquer outro animal, os gatos pretos também precisam de cuidados de saúde. Leve-o ao veterinário regularmente para garantir que ele esteja sempre saudável.
- Forneça um ambiente seguro: os gatos são curiosos e adoram explorar. Por isso, é importante manter a casa segura para evitar acidentes.
- Ofereça brinquedos e arranhadores: os gatos adoram se divertir e ter um lugar para afiar as unhas. Certifique-se de fornecer brinquedos e arranhadores para seu gato preto se distrair e se exercitar.
Agora que você já sabe que os gatos pretos não dão azar e são animais adoráveis e carinhosos, que tal adotar um e dar a ele um lar cheio de amor e cuidados? E se presenciar algum caso de maus tratos, não deixe de denunciar. Juntos, podemos fazer a diferença na vida desses bichinhos tão especiais! #cachorro #gato
Deixe um comentário
Receitas relacionadas