"Thor, o herói canino que atuou nas buscas em Mariana e Brumadinho, é homenageado após sua morte"
Morre cão farejador que atuou nas buscas por vítimas em Mariana e Brumadinho
Thor, o cão farejador da raça Border Collie que se tornou um verdadeiro herói nas buscas por vítimas soterradas nos desastres ambientais de Mariana e Brumadinho, faleceu aos cinco anos e dois meses de vida. A notícia, divulgada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, deixou muitas pessoas tristes e comovidas com a perda de um integrante tão importante da equipe de resgate.
Thor não era apenas um cão, ele era um verdadeiro Bombeiro Militar que se dedicava com coragem e bravura a salvar vidas em situações de risco. Seu trabalho incansável e eficiente foi fundamental para ajudar nas buscas por sobreviventes e corpos nas tragédias das barragens de minério em Mariana e Brumadinho.
Ao longo de sua carreira, Thor também participou de outros resgates importantes, como o do esportista francês Gilbert Eric Welterlin no Pico dos Marins e o desabamento de um edifício em Belo Horizonte. Seu talento e habilidade como cão farejador o tornaram um dos mais importantes e reconhecidos do Brasil.
O legado de Thor e sua importância para a sociedade
A morte de Thor é uma grande perda para a família Bombeiro Militar e para toda a sociedade. Sua dedicação e coragem em situações de emergência foram fundamentais para salvar vidas e trazer alívio para as famílias das vítimas. Seu legado será sempre lembrado e sua história serve como inspiração para todos nós.
Além de Thor, outro cão farejador que atuou nas buscas por vítimas em Brumadinho também nos deixou neste ano. O Labrador Barney, que desapareceu ao saltar em um rio durante um resgate em Santa Catarina, também foi uma figura importante no trabalho de resgate de vítimas em desastres.
Como são treinados os cães farejadores
Os cães que atuam como farejadores em situações de emergência passam por um treinamento especializado desde filhotes. Eles são selecionados por suas características físicas e comportamentais, como bom olfato, agilidade e inteligência.
O treinamento desses cães é baseado em recompensas e brincadeiras. Eles aprendem a identificar e seguir o cheiro de uma pessoa em meio a diversas outras distrações, como barulhos e odores diferentes. O objetivo é ensiná-los a encontrar pessoas vivas ou corpos em áreas de difícil acesso.
Além disso, esses cães também são treinados para lidar com situações de estresse e imprevistos, como ruídos altos e resgates em locais instáveis. Eles são verdadeiros heróis caninos, prontos para agir a qualquer momento e salvar vidas.
A importância de cuidar da saúde dos cães farejadores
Assim como os bombeiros e socorristas, os cães farejadores também estão sujeitos a riscos e podem sofrer com problemas de saúde decorrentes de seu trabalho. Por isso, é fundamental que esses cães recebam acompanhamento médico veterinário frequente e tenham uma alimentação balanceada para manter sua saúde em dia.
As corporações de bombeiros também têm se preocupado cada vez mais com o bem-estar desses animais e promovem ações para garantir que eles sejam tratados da melhor forma possível. Afinal, são eles que arriscam suas vidas para salvar outras.
Curiosidades sobre cães farejadores
- Os cães farejadores podem encontrar pessoas soterradas em até 3 metros de profundidade;
- A raça mais utilizada em operações de busca e resgate é o Border Collie, como foi o caso de Thor;
- Além de localizar pessoas, os cães farejadores também são treinados para identificar drogas, explosivos e até câncer em humanos;
- O olfato de um cão é cerca de 40 vezes mais sensível do que o de um humano;
- Os cães farejadores também são utilizados em operações de busca por pessoas desaparecidas;
- Alguns cães farejadores são capazes de identificar o cheiro de uma pessoa em meio a um grupo de outras 40 pessoas;
- Um cão farejador pode trabalhar por até 10 anos, mas depois dessa idade, é necessário aposentá-lo para que possa viver tranquilamente em um lar;
- A primeira escola para cães farejadores foi fundada em 1971 na Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial;
- Os cães farejadores são muito utilizados em operações de busca e resgate em desastres naturais, como terremotos e deslizamentos de terra;
- Além de cães, outros animais também podem ser treinados para serem farejadores, como porcos e ratos.
A importância de valorizar o trabalho desses cães heróis
A morte de Thor e Barney nos lembra da importância de valorizar o trabalho desses cães farejadores e de todos os profissionais que atuam em operações de busca e resgate. Muitas vezes, eles colocam suas próprias vidas em risco para salvar outras, e por isso, merecem todo o nosso respeito e reconhecimento.
Além disso, devemos sempre lembrar que esses animais também precisam de cuidados e tratamento adequado para continuar realizando seu trabalho com excelência. Se você conhece algum cão farejador, lembre-se de agradecê-lo e valorizar seu trabalho. E se tiver a oportunidade, ofereça um carinho e um petisco para esse verdadeiro herói de quatro patas.
Deixe um comentário
Receitas relacionadas