Unha de cachorro inflamada: causas, sintomas e tratamentos para Paroníquia e Oniquite em cães. Saiba como prevenir e cuidar da saúde das patinhas do seu amigo!
Unha de cachorro inflamada: entenda as possíveis doenças
Saiba tudo sobre unha de cachorro inflamada, descubra como tratar e cuide bem do seu amigo de quatro patas!
Por Andréia Regeni -
12 de dezembro de 2023
Unha de cachorro inflamada: entenda quais são as possíveis doenças que causam esta condição
Inflamações nas unhas dos cachorros podem, muitas vezes, passar despercebidas pelos tutores, mas este desconforto requer atenção e cuidados específicos. Aqui, vamos entender sobre as causas, sintomas e quais os tratamentos de processos inflamatórios como a Paroníquia e a Oniquite em cães. Anteriormente na Pet: Saiba tudo sobre distúrbios da unha.
O que pode levar à inflamação na unha do cachorro?
A inflamação na unha do cachorro é chamada de Oniquite, e pode surgir como resultado de fatores diversos, como traumas (uma batida ou queda de um objeto na região), rápido crescimento da unha (resultando em encravamento), doenças sistêmicas (como leishmaniose), doenças de pele fúngicas (como dermatofitose) e doenças imunomediadas (como a oniquite lupóide).
Já a inflamação ao redor da unha do cachorro é chamada de Paroníquia, e suas causas também provém de motivos diversos, como traumas, alergias, infecções bacterianas e doenças de pele causadas por fungos, como a Candida sp, a Malassezia sp e o Microsporum sp, além de protozoários como a Leishmania sp e causas imunomediadas,como o pênfigo e lúpus em cães.
O que é Paroníquia?
A Paroníquia é a inflamação que surge ao redor da unha do cachorro, na prega ungueal. Seus sinais podem passar despercebidos pelos tutores, porém, ela é capaz de trazer muito desconforto para o pet, como dores e dificuldade para andar.
Sintomas de Paroníquia em cachorros
Notar os sintomas da Paroníquia em cachorros pode ser um desafio. Se o pet tiver pelos volumosos ou longos, a missão é ainda mais difícil. Devemos nos atentar ao comportamento do pet, uma vez que as inflamações causam vários tipos de desconforto.
Se o cachorro estiver mancando, com dificuldade de se locomover, lambendo de maneira compulsiva a região, e, em alguns casos, com o intuito de morder quando o tutor for examinar o local, fique atento, verifique se existe alguma anomalia na região e consulte o médico veterinário.
Tratamentos para Paroníquia em cachorros
O médico veterinário e o dermatologista veterinário são os profissionais aptos para indicar o tratamento para a Paroníquia em cachorros.
Em alguns casos, é possível fazer o diagnóstico após exames e testes de observação. Em outros, é necessário a realização de exames laboratoriais, como de sangue, para compreender a origem da inflamação.
Além da higienização da região inflamada, o médico veterinário poderá prescrever medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos e antifúngicos.
A recuperação costuma ser rápida e acontecer em poucas semanas, desde que o tutor siga as instruções médicas corretamente.
O que é Oniquite?
Oniquite é a inflamação da unha do cachorro. Ela pode surgir, assim como a Paroníquia, por motivos diversos, desde traumas, encravamento da unha, até causas virais.
Sintomas de Oniquite em cachorros
Alterações da cor da(s) unha(s), aspecto opaco ou quebradiço são alguns sintomas da Oniquite, que também costuma trazer desconfortos ao cachorro, como o desencadeamento de dores, que podem impossibilitar a locomoção do cachorro, que por sua vez passa a mancar e ter dificuldade para andar.
Esteja atento ao comportamento do animal: lambidas em excesso na região e reatividade ao ser examinado podem ser sinais de que o cachorro está com dores e precisa de ajuda.
Tratamentos para Oniquite em cachorros
Os tratamentos para Oniquite devem ser feitos, assim como para Paroníquia, sob os cuidados do médico veterinário, que examinará o animal e indicará os cuidados necessários.
Atenção: Nunca corte a unha encravada do cachorro sem consentimento médico.
Saiba como evitar a inflamação na unha do cachorro
Higienize diariamente as patas e unhas do pet, principalmente após o passeio e mantenha as unhas do cachorro sempre aparadas, evitando assim que o animal entre em contato com corpos estranhos, fungos, bactérias e objetos que podem ferir a região.
Esteja sempre atento ao comportamento de seu cão. Ao notar atitudes atípicas, procure o médico veterinário. O diagnóstico precoce pode evitar o agravamento da inflamação.
Se tiver qualquer dúvida ou precisar de ajuda, leve seu pet ao médico veterinário imediatamente
Não ofereça nenhuma medicação ou tratamento para o seu cachorro por conta própria. Consulte sempre o médico veterinário de sua confiança e tire todas as suas dúvidas com ele.
Seja qual for a situação, conte com a Pet para cuidar do seu amigo de quatro patas com o Plano de Saúde Pet!
Seja em casos de emergência ou uma consulta de rotina, ter um um plano de saúde sempre nos deixa mais tranquilos e seguros. Conheça nossas opções de Plano de Saúde Pet!
A Pet te ajuda a encontrar os melhores médicos veterinários, clínicas e hospitais: confira o nosso Plano de Saúde Pet – já somos o maior plano de saúde para pets do Brasil! Entenda como funciona e escolha hoje mesmo um plano ideal para você, seu pet e seu bolso!
#oniquite #paroníquia #tratamento para unha inflamada #unha de cachorro inflamada
Deixe um comentário
Receitas relacionadas