Acupuntura para animais: benefícios, esclarecimentos e contatos de uma especialista em saúde animal

Acupuntura para animais: benefícios
índice
  1. Acupuntura para animais: benefícios, esclarecimentos e contatos de uma especialista em saúde animal
    1. Por YesPets
    2. O que é a acupuntura?
    3. Existe alguma contra indicação para meu animal fazer acupuntura?
    4. Em quais situações a acupuntura para animais ajuda?
    5. Ela substitui o uso de remédios?
    6. Meu animal vai sentir dor durante a sessão?
    7. Quanto tempo demora para o tratamento fazer efeito?
    8. Quanto tempo dura uma sessão? Qual a frequência?
    9. Dicas e curiosidades
    10. Contato da especialista

Acupuntura para animais: benefícios, esclarecimentos e contatos de uma especialista em saúde animal

Por YesPets

3 de julho de 2017

Você já ouviu falar em acupuntura para animais? Essa técnica milenar oriental, que utiliza agulhas e outros instrumentos para estimular pontos específicos do corpo, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo pet como uma forma eficaz de tratamento para diversos problemas de saúde. Mas, afinal, como funciona a acupuntura em animais? Quais são os seus benefícios e como encontrar um profissional qualificado? Para responder essas e outras perguntas, conversei com a médica veterinária Dra. Verônica Baldim de Oliveira, especialista em acupuntura e fisioterapia veterinária.

O que é a acupuntura?

De acordo com a Dra. Verônica, a acupuntura é o principal método terapêutico da medicina tradicional chinesa, que visa a restauração e a manutenção da saúde por meio do equilíbrio da energia vital. Essa técnica vem sendo utilizada em animais e seres humanos há pelo menos 5 mil anos, com muito sucesso.

A sessão de acupuntura veterinária consiste no estímulo de determinados pontos do corpo dos cães, por meio da inserção de agulhas, aplicação de calor, massagens e técnicas de manipulação e eletroestimulação, ultrassom, injeção de substâncias nos pontos e uso de raio laser.

Existe alguma contra indicação para meu animal fazer acupuntura?

Não, não existe nenhuma contra indicação para um animal fazer acupuntura. Pelo contrário, essa técnica vem sendo cada vez mais indicada pelos clínicos e cirurgiões veterinários por ser uma terapia segura e eficiente.

Em quais situações a acupuntura para animais ajuda?

A acupuntura pode ser utilizada para tratar diversos problemas de saúde em animais, como doenças neuromusculares, problemas de coluna, distúrbios respiratórios, digestivos, sequelas de cinomose, problemas dermatológicos, entre outros. Além disso, é particularmente útil para analgesia em dores agudas e crônicas e tratamento de paralisias.

Ela substitui o uso de remédios?

Não, a acupuntura não substitui o uso de remédios. O animal pode ser tratado inicialmente com toda medicação necessária e jamais deve-se retirar o uso de uma medicação se ela for indicada. O uso de qualquer medicação não interfere no resultado da acupuntura.

Meu animal vai sentir dor durante a sessão?

Não, o animal não sente dor durante as sessões de acupuntura. O que pode acontecer é o animal mais agitado não aceitar o uso de agulhas, e nesse caso o profissional pode optar por outras técnicas, como o uso do laser, por exemplo, nos pontos de acupuntura.

Quanto tempo demora para o tratamento fazer efeito?

Não é possível definir um tempo de tratamento para o animal, já que cada um responde de maneira diferente. Além disso, cada animal chega ao consultório com um grau de dor e necessidade de tratamento específicos. Por isso, não é possível prever quanto tempo irá durar. O mais comum é que se faça uma manutenção para evitar que o animal sinta dor novamente.

Quanto tempo dura uma sessão? Qual a frequência?

A duração de uma sessão pode variar de acordo com a enfermidade do animal, mas em média dura em torno de 40 minutos. Quanto à frequência, inicialmente é indicado uma sessão por semana. Em casos de animais em crise de coluna, por exemplo, pode ser necessário até duas sessões semanais para aliviar a dor. À medida que o animal apresenta melhora, as sessões vão sendo reduzidas até manter uma manutenção.

Agora que já esclarecemos algumas dúvidas sobre a acupuntura em animais, é importante ressaltar que a técnica deve ser realizada por um profissional qualificado e habilitado, como a Dra. Verônica Baldim de Oliveira.

Dicas e curiosidades

Para finalizar, separei algumas dicas e curiosidades sobre a acupuntura em animais para você ficar ainda mais informado:

  • A acupuntura pode ser utilizada em animais de qualquer idade e raça;
  • Alguns animais podem apresentar resultados em poucas sessões, enquanto outros podem precisar de um tratamento mais longo;
  • A técnica pode ser utilizada como tratamento complementar a outras terapias;
  • A acupuntura é uma ótima opção para animais que não podem ser submetidos a cirurgias;
  • É importante sempre consultar um médico veterinário antes de iniciar qualquer tratamento com acupuntura em seu animal;
  • A acupuntura pode ser utilizada em animais saudáveis como forma de prevenção e manutenção da saúde;
  • Alguns animais podem sentir relaxamento e até dormir durante a sessão de acupuntura;
  • A técnica não tem efeitos colaterais e pode ser utilizada em conjunto com outras terapias;
  • Além de tratar doenças, a acupuntura também pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida de animais idosos ou com problemas crônicos;
  • A acupuntura também pode ser utilizada para tratar problemas comportamentais em animais.

Por fim, fica a dica: se o seu animal de estimação apresentar algum problema de saúde, procure um profissional qualificado para avaliar a possibilidade de realizar o tratamento com acupuntura. Essa técnica milenar pode trazer muitos benefícios e ajudar seu bichinho a ter uma vida mais saudável e feliz.

Contato da especialista

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre a acupuntura para animais, entre em contato com a Dra. Verônica Baldim de Oliveira, que atende em São Paulo, pelos telefones (11) 99539-0460 ou pelo e-mail [email protected].

Espero que este post tenha sido útil para você. Deixe nos comentários sua opinião e compartilhe com seus amigos que também são apaixonados por pets. Até a próxima!

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up