Acne felina: sintomas, tratamento e como prevenir em 75 caracteres para SEO: "Previna e trate a acne felina: sintomas, cuidados e prevenção"
Acne felina: entenda quais são os sintomas e como tratar corretamente
Assim como nós, os felinos podem ter acne. Elas também incomodam os bichanos, por isso, é importante sabermos como tratar esse problema para evitar que ele se agrave.
Por YesPets -
23 de janeiro de 2024
Assim como os humanos, os gatos também podem sofrer com problemas de pele, como a acne felina. Essa é uma condição que pode causar desconforto nos pets, assim como acontece conosco na acne humana. Para evitar esse tipo de situação para o seu bichano, é importante se atentar em como evitar e resolver esse problema. Confira!
O que é a acne felina?
A acne felina é uma condição de pele que pode afetar gatos de todas as idades. Ela ocorre quando os poros ficam tampados devido ao excesso de oleosidade e gordura na pele, ocasionando feridas com pus e cravos, podendo piorar se houver proliferação de bactérias na região.
Geralmente, a acne felina se parece com uma sujeira, aparecendo na pele do gato em forma de pontinhos pretos. Ela se forma principalmente no queixo e ao redor dos lábios do felino.
Entenda o que causa a Acne Felina
A acne felina é causada pelo entupimento dos poros devido ao acúmulo de sebo na pele do gato. Essa produção natural de gordura é uma forma de proteção para evitar a perda de água e o ressecamento da pele. Entretanto, o excesso pode levar ao surgimento da acne felina.
Fatores como estresse, sistema imunológico baixo, dieta inadequada, falta de higiene na casa, predisposição genética, má saúde bucal e uso de comedouros e bebedouros de plástico também podem contribuir para o surgimento do problema.
Entenda quais são os sintomas da acne felina
Os sintomas de acne felina podem variar, mas geralmente é possível notar as seguintes características:
Cravos (pontinhos pretos no queixo e perto dos lábios);
Pústulas (bolinhas com acúmulo de pus) no queixo
Coceira na região queixo e boca;
Dor (em casos mais graves);
Feridas com crostas no queixo, nariz e lábios;
Alopecia (queda de pêlo) na região do queixo.
Após notar os sintomas, o indicado é levar seu gatinho para uma consulta com um médico-veterinário, pois quanto antes o quadro for tratado, melhor. Assim, você evita que o caso do pet se torne uma acne felina grave.
Acne felina: como é feito o diagnóstico?
Ao notar os sintomas de acne em gatos, é preciso levar o felino ao médico-veterinário para que o profissional possa analisar o caso e definir o melhor tratamento. Geralmente, o diagnóstico é simples, já que as lesões causadas pela enfermidade costumam ser bem evidentes.
Porém, ainda assim é necessário que o médico-veterinário faça uma análise do caso e da pele do bichano para entender o que causou a acne. Feito o diagnóstico completo, o profissional irá prescrever qual o melhor tratamento seguir.
Pode espremer a acne felina?
Não é recomendado que você esprema a acne do seu gato, já que isso pode piorar a inflamação e até causar lesões na pele do pet. Por isso, consulte um médico-veterinário para tratar o gatinho do modo correto.
Acne Felina: tratamento correto
Após feito o diagnóstico, o médico-veterinário irá indicar o tratamento ideal para o caso do gatinho. O procedimento é focado na limpeza da região afetada, na aplicação de pomadas e outros medicamentos para prevenir infecções e melhorar a saúde da pele e dos pelos do pet.
Se você quer saber como limpar a acne felina, saiba que o médico-veterinário irá orientar exatamente quais produtos e qual a frequência ideal para a higienização. O acompanhamento do caso é muito importante para evitar inflamações e a proliferação de mais bactérias.
Casos de acne felina grave são mais difíceis, mas quando isso acontece, é necessário realizar um tratamento com antibióticos para curar infecções e inflamações, por exemplo.
Há também algo muito importante que precisa ser feito durante o tratamento da acne felina: a mudança das tigelas do pet e sua higienização. Os comedouros e bebedouros, quando não higienizados corretamente, podem ser um local de grande proliferação de bactérias, que podem causar a acne felina. Por isso, a troca dos potinhos por opções de inox ou porcelana e a correta higienização, fazem parte do tratamento.
Como evitar acne felina em gatos
Para evitar acne felina no seu gato, não é difícil, já que medidas simples fazem toda a diferença. Por isso, confira algumas dicas:
Higienize tigelas
A prevenção começa na troca das tigelas de plástico por tigelas de inox ou cerâmica, que são materiais que acumulam menos resíduos e proliferam bem menos bactérias.
Além disso, é importante manter os potinhos sempre limpos, já que só ter comedouro e bebedouro de material seguro, não evita a acne felina. Por isso, limpe bem as tigelas com detergente neutro diariamente.
Combata o estresse
Investir em medidas de enriquecimento ambiental também é uma boa pedida, já que ao ter bem-estar, o estresse do gato é evitado e, consequentemente, menores são as chances do felino desenvolver acne felina.
Invista em uma boa ração
Ter uma boa alimentação também faz a diferença. Rações Super Premium para gatos possuem nutrientes – como ômegas 3 e 6 – que ajudam na saúde da pele e da pelagem, o que é muito positivo quando queremos que nosso gato não sofra com a acne felina.
Escove os dentes do gato
Os gatos também proliferam bactérias pela boca, o que pode agravar o quadro, caso o seu gato tenha a acne felina, principalmente na hora do banho, em que o gatinho passa sua saliva em seu rosto. Por isso a importância da escovação diária.
Previna acne felina e outros problemas: tenha plano de saúde pet da Pet!
Quer ter um acompanhamento veterinário sempre à disposição? Então, não deixe de garantir para o seu felino um plano de saúde da Pet! Caso o seu gato esteja com problemas de espinha, fica fácil resolver, já que contamos com uma ampla rede conveniada que está sempre à disposição para ajudar seu pet sempre que ele precisar.
Acesse nossa página e confira hoje mesmo como proteger o seu pet e dar uma vida ainda mais feliz e saudável a ele!
#acne #acne-felina #gato #saude
Deixe um comentário
Receitas relacionadas